A Valve anunciou seu próximo produto! Não será Half Life 3, nem Left 4 Dead 3, muito menos Portal 3… Mas a notícia com certeza está tendo um grande impacto. O novo lançamento da criadora de Half Life é o Steam Deck, um PC portátil com um formato muito familiar para os donos de Nintendo Switch.
O portátil virá com a SteamOS, um sistema operacional baseado em Linux e pretende disponibilizar toda a biblioteca da Steam de forma portátil com a utilização do Proton, um sistema de compatibilidade que torna possível jogar jogos para Windows em Linux sem a necessidade de desenvolvimento de ports. As sessões de jogo também serão similares à do Switch, com uma bateria que dura de 2 a 8 horas, dependendo de quão exigente for o software utilizado.
Com uma APU personalizada baseada na arquitetura Zen 2 e com uma GPU RDNA 2, o desempenho do Steam Deck deve ser comparável aos consoles da geração passada (PlayStation 4 e Xbox One). Alguns portais já tiveram acesso ao hardware e afirmaram jogar jogos como Control e Jedi: Fallen Order sem problemas com os gráficos no “High”.
O display de LCD tem 7 polegadas e uma resolução de 1280×800 e 60Hz, um pouco maior que a do Switch. Existe, também, a possibilidade de se utilizar o portátil como um desktop, por meio da dock que será vendida separadamente, tornando a experiência muito similar a de um PC convencional. Esta similaridade é ainda mais evidenciada pois o Steam Deck terá um sistema aberto, ou seja, será possível apagar o seu sistema nativo e instalar o Windows, por exemplo, e instalar quaisquer programas que se deseje, como o Xbox App, do Game Pass, e a Epic Games Store, por exemplo.
O console/PC virá em 3 versões cujas diferenças básicas são a quantidade de memória interna, expansível por meio de microSD:
- US399 – 64GB eMMC
- US$529 – 256GB NVMe SSD
- US$649 – 512 GB NVMe SSD
Infelizmente, o Steam Deck ainda não está disponível para compra ou reserva no Brasil, mas a possibilidade ainda existe, com mais informações em breve.