Olá, caros leitores! Sejam bem-vindos a mais nova coluna do A Casa do Cogumelo, a “Vale a pena relembrar”! Entre conversas com a equipe, surgiu a ideia de que seria legal haver recomendações de jogos, não necessariamente antigos, mas que valessem a pena serem revisitados ou até mesmo jogados pela primeira vez por vocês. Como a Nintendo tem muitos títulos e franquias, fica meio difícil acompanhar tudo que é lançado e acabamos por deixar para trás alguns games que podem ser bem divertidos.
Para termos uma ideia do quão fácil é deixarmos algo interessante passar, é só nos atentarmos que em 2007, há espantosos 10 anos (é pessoal, estamos ficando velhos, ou ao menos eu estou, né?) foram lançados mais de 150 jogos para Nintendo DS de Publishers como Ubisoft, Atlus, Namco Bandai, Konami, Sega e claro, a própria Nintendo. E para darmos o pontapé inicial nesta coluna, o jogo escolhido para ser apresentado ou reapresentado, fica a critério de quem já jogou ou não, foi “Mega Man Star Force Leo/Dragon/Pegasus”.
Pincelando o Plot do Jogo
Protagonista Geo Stelar |
Mega Man Star Force conta a história de Geo Stelar, um solitário estudante da 5ª série que se vê passando por um momento conturbado, pois seu pai, um astronauta enviado em uma missão para fazer contato com uma vida alienígena previamente descoberta, foi dado como desaparecido após um incidente com a sua espaçonave, e assim permanece há 3 anos após o início do game. Devido a esse motivo, Geo se torna uma pessoa reclusa e se recusa a ir à escola, tendo suas aulas em casa, porém sua vida muda quando em uma visita de um antigo amigo de seu pai, Aaron Boreal, o jovem é presenteado com algo especial, o Visualizer, item que pertenceu a seu pai, porém, ninguém sabe qual é a real finalidade de tais óculos. A história avança quando em uma de suas visitas diárias à Vista Point para observar as estrelas, o protagonista resolve colocar o Visualizer, e é neste momento que é atingido por um raio, que posteriormente descobrimos se tratar de uma Onda Eletro Magnética, ou como é dito no game: EM Wave. É então que Geo Stelar descobre que os óculos de seu pai foram desenvolvidos para conseguir visualizar estas ondas, e é neste momento que vemos pela primeira vez Omega-Xis, um ser da espécie FM-ian, que por coincidência (ou não) era o que o pai de Geo estava pesquisando em sua missão. Ao se apresentar para Stelar, Omega-Xis pede para ser chamado apenas de Mega e explica que assim como ele chegou à Terra, outros seres conhecidos como vírus também poderiam chegar a qualquer momento, e é nesta hora que, ao se fundir com Geo Stelar e transformá-lo em um ser de ondas eletro magnéticas, é iniciado o tutorial de batalha do game.
GamePlay
O herói, Mega Man |
Mega Man Star Force Leo/Dragon/Pegasus pode ser considerado um RPG de ação, cujo o jogador toma o controle do protagonista Geo Stelar e seu companheiro Omega-Xis, que fundidos na forma de ondas eletro magnéticas se auto intitulam Mega Man. É possível evoluir aumentando o nível desta forma, melhorando os pontos de vida, equipando upgrades no Blaster do personagem e adquirindo novos Battle Cards, que podemos dizer que são uma das mecânicas essenciais para conseguir ter uma progressão satisfatória no game, pois não se enganem, apesar da aparência, o jogo tem uma dificuldade elevada e não possui o famoso Autosave, ou seja, se por ventura o jogador se esquecer de salvar a progressão do game, ação que pode ser feita a qualquer momento e em qualquer local, e vier a perder uma simples batalha, é Game Over e o jogo retorna ao último ponto salvo, ou seja, podemos perder horas e horas de progressão de história. Então é bom ficar esperto e salvar sempre que lembrar, ou melhor, o tempo todo. Nos voltando agora para as batalhas, nós temos um sistema que gira em torno dos Battle Cards, citados anteriormente. Eles são cartas que possuem a imagem de inimigos do game e por concequência, seus ataques. As habilidades podem variar de elementos, como água, fogo, eletricidade, madeira e etc. Cada elemento tem a sua vantagem e desvantagem, como Água>Fogo>Madeira>Eletricidade>Água e abrangem uma certa quantidade de quadrados da arena de luta. Na fase de batalha é possível se movimentar para a esquerda e para direita dentro de 3 quadrados, e a frente de Mega Man encontram-se mais 15 quadrados que são o campo de batalha dos inimigos, nos quais, dependendo do tipo, podem se movimentar livremente por eles. É importante dizer que existe uma mecânica de mira, que consiste em travar um inimigo para acertá-lo frente a frente, ótima pedida para golpes com cartas de espadas. Fora das batalhas, nós podemos comprar itens que recuperam os pontos de vida, diminuem a quantidade de encontros com os inimigos (como o Repel de Pokémon) e etc.
|
Curiosidades e Conclusão
Para quem não sabe, ou é novo demais para ter vivenciado a época, Mega Man Star Force é a franquia sucessora de Mega Man Battle Network, título lançado para GameBoy Advance. Essa franquia fez tanto sucesso que rendeu vários brinquedos e até mesmo uma série animada, que curiosamente chegou a passar na Rede Globo de Televisão. A saga de Geo Stelar também conseguiu este feito e também possui este histórico transmidiático, possuindo uma série animada e um Mangá. Bem, espero que tenham gostado da indicação! Mega Man Star Force Leo/Dragon/Pegasus é um game que tem uma história bem escrita, possui uma dificuldade que não chega a ser impossível mas também não é coisa pra bebê, e consegue nos divertir bastante com as batalhas e a possível mania que podemos adquirir em tentar conseguir todos os Battle Cards do jogo, ou seja, Vale a Pena Relembrar! E vocês, caros leitores, gostaram da nova coluna? Já conheciam esta franquia? Sim? Não? Tem alguma dica de jogo? Não deixem de comentar se vão dar uma chance para Geo e Omega! Continuem ligados na A Casa do Cogumelo para mais colunas como esta! Grande abraço a todos e Tchau!