Podcast: Download
Depois de um bom tempo fora de cena e para a alegria de muitos, o robô azul mais querido dos games esta de volta. Mega Man 11 esta disponível (Multi) com gráficos mais modernos em 2.5D, algumas novidades mas sem perder a essência. Um prato cheio pra quem aguardava o retorno e uma porta de entrada para quem ainda não conhece. Aproveitando o lançamento e como amante da série, vou deixar meu top 5 jogos do Mega Man (somente franquia original).
5 – Mega Man 9 (WII, PS3, Xbox 360 – 2008)
Uma homenagem as capas “maravilhosas” ocidentais dos Mega Man da 1º geração
Essa não é a primeira vez que Mega Man retorna de um longo recesso, depois de mais de 10 anos sem um novo jogo da franquia principal, Mega Man 9 foi lançado para os serviços online dos consoles, optou por voltar as origens e retornar ao modelo clássico de 8 bits. Dessa vez Dr. Light quem esta sendo incriminado!? E cabe a nós esclarecermos o mal entendido.
Os desenvolvedores foram tão fiéis, que até a dificuldade do jogo lembrou os velhos tempos, o que desanimou alguns a jogar, mas é evidente que o jogo focou nos fãs mais hardcore, sem muitas novidades notáveis exceto a introdução da primeira robô chefão feminina: Splash Woman.
Admirem a beleza em cada pixel da Splash Woman
Apesar de ser mais do mesmo era isso que os fãs queriam e para muitos o jogo rivaliza com o popular Mega Man 2 que é considerado o queridinho da geração 8 bits.
4 – Mega Man 3 (NES – 1990)
Não é a pior das capas clássicas mas ainda sim…
O primeiro jogo dos 6 da primeira geração de Mega Man que tive contato e o que mais me marcou desses. Já havia jogado diversos outros títulos no SNES e PS1, incluindo da série derivada Mega Man X que é preferida por muitos (inclusive por mim), então foi um choque jogar um título tão “ultrapassado”, porém fui surpreendido, Mega Man 3 me divertiu tanto quanto os outros mais modernos.
No jogo temos que acabar mais uma vez com os planos maléficos do Dr. Willy e nessa edição que somos introduzidos a 2 personagens marcantes da série: o cachorro robô multifunções Rush, que nos auxilia durante a jornada, e Protoman, rival de Mega Man que posteriormente se torna aliado.
O desafio aqui era maior: menos vidas, menos checkpoints, não dava para carregar o tiro, só havia o pulo e o slide como manobras para desviar, e era necessário precisão em seu uso para vencer os cenários e os chefes, mas nada impossível, no final a sensação de vencer o jogo é gratificante.
3 – Rockman & Forte (SNES – 1998)
Com o SNES dando seus últimos suspiros, a CAPCOM decide encerrar com chave de ouro, presenteando o console com o spinoff Rockman & Forte (Megaman & Bass no ocidente), lançado somente no Japão – relançado para o GBA no ocidente em 2003. O jogo extraiu o máximo do console, com gráficos bem definidos e trilha sonora refinada, inclusive a semelhança com Megaman 8 (lançado para PS1 e Saturn que tinham o dobro de potencial do SNES) é notável, principalmente nos sprites.
A maior novidade era a opção de escolher entre Megaman e Bass que trazem jogabilidades diferentes. No jogo um robô chamado King rouba os planos e robôs de Dr. Willy para uso próprio e por conta disso enfrentamos inimigos e chefes de toda a série de Mega Man 1-8. Uma carta de amor e despedida para o SNES que acolheu diversos títulos da CAPCOM.
2 – Mega Man 7 (SNES – 1995)
Único titulo da série original para o SNES (desconsiderando o spinoff). Quem antes jogou a primeira geração de Mega Man deve ter ficado maravilhado com esse jogo, gráficos mais bonitos e coloridos, trilha sonora de maior qualidade, chefes com um arsenal maior e mais inteligentes, é a evolução natural dos 6 primeiros jogos, mas é de se esperar considerando as diferenças do NES para o SNES.
Com dificuldade moderada e o Dr. Willy considerado por muitos como o mais difícil de todos os jogos, não é a toa que esse é o único jogo onde Mega Man considera dar um fim no vilão de uma vez por todas. Eventualmente eu me pego re-jogando esse clássico.
Como elevar sua paciência ao limite
1 – Mega Man 8 (PS1, Saturn – 1996)
Se Mega Man 7 é a evolução natural da primeira geração, Mega Man 8 é a sua evolução pelos mesmos motivos. As novidades são cenas em anime e dublagem, e se no antecessor temos cenários mais bonitos e coloridos, aqui alem disso, temos mais animações tanto no cenário quanto nos inimigos o que torna o jogo mais vivo.
Não é tao desafiante como de costume o que não agradou alguns, um desafio a parte é conseguir os parafusos que estão escondidos nas fases e da para troca-los com a Roll por upgrades. Mesmo com um desafio menor, na minha opinião todo o resto compensa e deveriam ter saído outros jogos nesse molde.
Se você não conhece a série e não esta atrás de um desafio muito intenso, recomendo imensamente que comece por esse jogo.
Menção honrosa: Mega Man Unlimited (PC – 2013)
Projetado por Philippe Poulin ou MegaPhilX, Mega Man Unlimited se trata de um fã game nos moldes de Mega Man 3 e esta disponibilizado gratuitamente na internet. Todo conteúdo foi criado do zero em C++ ao longo de 5 anos, desde as fases, inimigos, chefes, habilidades e até mesmo a trilha sonora.
Na boa olha a qualidade disso
Quando eu jogo um Mega Man novo, minha maior curiosidade é conhecer os 8 chefes, afinal acho essa a parte mais divertida do jogo, não me preocupo tanto com a história, porem até aqui fizeram um bom trabalho. Hipoteticamente o jogo se passa após os eventos de Mega Man 9 e tenta aproximar mais as linhas do tempo das séries Mega Man e Mega Man X onde um vírus misterioso esta fazendo com que os robôs fiquem malignos (semelhante ao vírus Maverick de Mega Man X). Alegando inocência Dr. Willy oferece ajuda ao Dr. Light para tentarem resolver a situação e durante um ataque surpresa acaba sendo sequestrado por um robô misterioso, e assim nosso herói vai atrás do sequestrador.
Algumas novidades foram adicionadas em atualizações posteriores como carregar o tiro, um novo personagem jogável, um décimo chefe (já havia um nono chefe secreto), novos modos e um nível de dificuldade fácil devido a alguns reclamarem de sua dificuldade. A fórmula da geração 8-bits foi elevada ao seu ápice e o jogo recebeu diversas criticas positivas, ficou tão bom que deveria ser oficial.
Lembrando que esse Top 5 é minha opinião pessoal, até a próxima gamers!