Analistas estão dizendo que o Switch pode desafiar expectativas e desfrutar de um ciclo de vida prolongado. Alguns dizem que o console pode até superar os números de vendas do Wii, videogame de mesa da Nintendo com maior número de vendas da história: 101,63 milhões de unidades.
As previsões foram realizadas pelo portal Bloomberg e sugerem que o Switch pode vender 9,46 milhões de consoles e 64,73 milhões de de softwares (jogos) até o final do quarto semestre de 2019. Os softwares tiveram um crescimento de 23% em comparação com o ano passado, enquanto os números de hardware permaneceram semelhantes.
O videogame da Nintendo já está chegando no seu terceiro natal e geralmente quando os consoles atingem esta maturidade as vendas caem consideravelmente. No caso do Switch, o fato dele conseguir manter seus números, faz com que analistas acreditem que sua vida útil seja maior que o esperado.
Kazunori Ito, analista na Morningstar Investment Services em Tokyo, diz:
“Com este tempo de vida que as vendas atingem o seu pico, mas parece que o Switch pode ter um ciclo de vida maior. Com um console de mesa e portátil em um único dispositivo, a Nintendo tem uma plataforma muito eficaz de vender jogos.”
A previsão da própria Nintendo estão conservadoras, talvez seja preciso atualizá-las, caso este cenário se torne verdadeiro. A companhia prevê uma venda de 18 milhões de consoles e 125 milhões de softwares no ano fiscal vigente. Números menores que a Bloomberg sugere, 19,07 milhões de consoles e 147,43 milhões de softwares.
Ao igualar, ou até superar, os números do natal de 2018, o Switch pode estar no caminho para vendas impressionantes em seu ciclo de vida. De acordo com Masaru Sugiyama, um analista na Goldman Sachs Group Inc:
“As vendas de final de ano em 2018 são difíceis de serem superadas, mas há uma boa chance para a comparação ano-a-ano aumente.”
Os números de 2019 podem ser explicados pelos grandes lançamentos deste segundo semestre. Para falar apenas de alguns, Fire Emblem: Three Houses, Luigi’s Mansion 3 e Pokémon Sword and Shield. Só Pokémon atingiu a marca impressionante de 6 milhões de unidades vendidas em um período de uma semana.
Damian Thong, analista em Macquarie Group Ltd, explica a importância deste lançamento específico:
“É um jogo de Pokémon, então ao menos que eles desistam da franquia, é difícil imaginar os fãs não comprando. Pokémon Sword and Shield provavelmente será o maior jogo em termos de receita no ano de lançamento, provavelmente maior até que Smash Bros.”
Todas estas notícias positivas convenceram o analista Michael Pachter, da Wedbush Securities Inc, sugeriu que o console tomaria o lugar do Wii em termos de recorde de vendas:
“O Switch pode vender 20 milhões de unidades anualmente pelos próximos 3 anos, alcançando facilmente a marca de 100 milhões.”
Thong da Macquarie discorda, é um cenário otimista, especialmente com o marcado de games mudado desde o Wii, mas houve uma migração de muitos jogadores casuais para tablet e celular. Mesmo assim ele acredita que a Nintendo tem o potencial de vender milhares de consoles, apesar do Switch ter alcançado uma idade avançada no seu ciclo de vida:
“2021 pode até ser um ano maior para o lançamento de grandes títulos. Há um novo Zelda em desenvolvimento e será o tempo para uma atualização dos jogos das outras franquias.”
O que não podemos negar é que a estratégia da Nintendo vem funcionando. As vendas estão indo muito bem e ela está com uma boa base instalada, pré-requisito fundamental para o próximo ano. Se nesses dois últimos anos a concorrência foi fácil de vencer, em 2020 a companhia terá um desafio. O lançamento de uma nova geração está próxima e mais do que nunca a concorrência será um desafio a ser vencido.