O universo Star Wars tem muito mais a oferecer para os gamers além da Força e dos sabres de luz. Os jogos Rogue Squadron, Battle for Naboo, para Nintendo 64, e Rogue Leader, para GameCube, deixaram saudades das batalhas espaciais a bordo de X-Wing, Naboos Starfighters e até da Millenium Falcon, entre outras naves.
Os fãs destes jogos clássicos podem ficar tranquilos, pois a Motive Studios anunciou seu novo projeto, Star Wars: Squadrons, um novo jogo que te coloca no papel de piloto de uma X-Wing ou de um TIE Fighter em campanha de um jogador ou em multiplayer.
O jogo se passa após a Batalha de Endor e mostrará a perspectiva de “dois pilotos customizáveis”, segundo a desenvolvedora, um do Esquadrão Vanguarda, da República e outro do Esquadrão Titã, do Império. Os seus companheiros, tanto da República quanto do Império, são personagens originais mas a Motive dá dicas de que veremos alguns rostos conhecidos.
O multiplayer se focará em batalhas 5v5 onde possivelmente poderemos escolher qual nave usaremos, como X-Wing, Y-Wing, TIE Interceptor ou TIE Fighter, por exemplo. A Motive contou alguns detalhes sobre um dos modos, chamado Fleet Battles. Nele, os times começaram planejando seus ataques com o objetivo de destruir a nave-chefe do inimigo. As batalhas serão em primeira-pessoa e terão objetivos secundários. Alguns dos mapas serão novos para a série, como a lua despedaçada de Galitan e o gigante gasoso de Yavin Prime. Nos moldes de Battlefiled e Battlefront, as batalhas recompensarão os jogadores com experiência e, ao subir de level, receberão armas, motores, escudos e carcaças para as naves assim como itens de personalização do piloto, exterior da nave e cockpit.
Star Wars: Squadrons será lançado em 2 de outubro de 2020 para PlayStation 4, Xbox One e PC, pela Steam, Epic Games Store e Origin, com multiplayer cross-platform em todas as plataformas e suporte a VR no PC e PlayStation 4.