A longa e sólida carreira de Toshihiro Nagoshi na SEGA foi discutida na última edição da revista britânica EDGE – com revelações sobre a série Yakuza e a disputa no mercado entre GameCube e Dreamcast.
“Somos similares, mas nos detalhes mais finos – tomada de decisões e timing – somos diferentes“, disse Nagoshi ao comparar SEGA e Nintendo. O produtor e designer explica que, ao trabalhar em conjunto com a Big N para desenvolver F-Zero GX para o GameCube, percebeu que a empresa não aceitou suas ideias por ser manter fiel às suas convicções.
“Mas é por isso que a Nintendo é uma marca tão sólida, mesmo após tantos anos. É por isso que eles venceram a guerra de consoles [entre Dreamcast e GameCube, lançados em 1999 e 2001 respectivamente].”
F-Zero GX foi um projeto de grande sucesso para o GameCube, desenvolvido em conjunto entre SEGA e Nintendo. Sobre o caso, Nagoshi explica que a Nintendo ficou impressionada com a qualidade gráfica atingida:
“Recebi uma ligação da Nintendo após o lançamento do game. Eles queriam ver todo o código fonte do jogo, e queriam que eu explicasse como o criamos naquela época, com aquele orçamento, detalhadamente. Eles não conseguiram entender como conseguimos fazer o game. Fomos capazes de atingir algo muito maior do que a Nintendo esperava“, revelou.
Nagoshi também admitiu como a Sega teve muito mais sucesso como desenvolvedora de games do que como fabricante de hardware: “Apesar de termos tentado fazer jogos muito difíceis para o consoles da SEGA, nunca os vendemos muito bem, mas o F-Zero vendeu mais de 1,5 milhão de cópias em todo o mundo. Percebemos que a única coisa que precisávamos admitir era que a SEGA não tinha a capacidade de vender hardware.”
O Dreamcast, último console lançado pela empresa, foi lançado em 1999 e descontinuado em 2003 na Europa e Austrália, 2004 na América do Norte, e 2007 no Japão. Estima-se que 9.5 milhões de unidades do console foram vendidas ao redor do mundo.