Olá Gamers, vamos conversar…
Os famigerados e tão amados por nós, jogos eletrônicos, tem proporções muito maiores do que simplesmente passar tempo; aplicações provenientes da medicina, tem sido amplamente estudados e testados para uma série de aspectos diferentes, mas no quesito educação, os games já tem conquistado um bom território e rompido diversas barreiras; e esta aplicação específica possui o nome de Serious Games.
Do que se trata?
Com uma diversa gama de atuação na educação e em treinamentos, abrangendo temas amplos (defesa civil, educação, exploração científica, serviços de saúde, gestão de emergência, defesa, negócios, turismo, planejamento urbano, engenharia, religião e política), os Serious Games, utilizam jogos interativos ou com uma aplicação buscando a imersão para incentivar, disseminar e aplicar muitos tipos diferentes de conhecimentos, com aquele velho conceito de “aprender brincando”.
O Passado
O conceito utilizado para propósitos educativos tem sua origem ainda antes da grande “revolução tecnológica” em que vivemos; o primeiro Serious Game foi o Army Battlezone, um projeto desenvolvido pela empresa Atari nos anos 80, este jogo foi feito com o intuito de treinar militares em situação de batalha. Ao longo dos anos e à medida que os computadores para uso pessoal ganharam popularidade e desenvolvimento, os Serious Game são desenvolvidos e aplicados para fins cada vez maiores e mais complexos para amplas variedades de áreas, podendo variar entre educação, treinamento profissional, saúde, publicidade, políticas públicas e muitos outros.
Classificação
Os Serious Games, possuem uma série de grupos e subgrupos, cada um destes, por sua vez possui características e funções definidas:
- Advergame; nome dado a estratégia de comunicação mercadológica (ferramenta do marketing) que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista;
- Edutainment; estilo que tipicamente tenta instruir ou socializar sua audiência passando-se lições por meio de formas familiares de entretenimento;
- Aprendizagem; games que possuem objetivo de aprendizado. Geralmente eles são criados para equilibrar o assunto com a jogabilidade e a habilidade do jogador de reter e aplicar parte do assunto no mundo real;
- Notícias; jogos jornalísticos que reportam eventos recentes ou enviam comentários editoriais sobre algum evento. Um dos exemplos é o jogo September 12th;
- Simulação; jogos que simulam atividades da vida real, com objetivo de representar a realidade o mais exata possível;
- Jogos persuasivos; esses jogos são usados como tecnologia de persuasão;
- Dinâmica organizacional; jogos que ensinam e refletem sobre questões de dinâmica organizacional, em três níveis: comportamento individual, dinâmica de grupo e rede, e dinâmica cultural;
- Jogos para saúde; são jogos para treinamento médico, educação de saúde, terapia
psicológica, ou jogos que usam reabilitação física ou cognitiva; - Jogos de arte; jogos usados para expressar ideias artísticas ou arte produzida por meio de jogos eletrônicos.
- Militainment; jogos bancados por militares ou que replicam operações militares com muita precisão;
- Edumarket; Serious Games que combinam vários aspectos, por
exemplo, Food Force combina notícia, persuasão e educação.
Mercado
Com o desenvolvimento da tecnologia e com a melhor e maior aplicação diária para Gadgets pessoais, o mercado Mobile para os Serious Game tem crescido muito, visto que, mesmo com suas inúmeras dificuldades, este tipo de jogo é perfeito para quem esta na fila de um banco, na praça ou na escola, sempre visando a facilidade de acessibilidade para tais conteúdos, já que, a aplicação em PCs, tem suas exclusividades e definições específicas.
Muitas empresas Indies tem entrado “de cabeça” neste estilo, especialmente aquelas voltadas para área da educação ou cursos de desenvolvimento tecnológico, porém, venho por meio deste texto, destacar um parceiro da Casa, André D’Anna, da empresa Indie, The Game Creacult, esta empresa esteve na BGS 2019 e cedeu uma série de entrevistas, inclusive, lá, foi apresentado seu novo Serious Game, Creacult, disponível para dispositivos Android.