O Nintendo Switch é oficialmente um console de sucesso, após seus número de vendas ultrapassarem as vendas do Playstation 4 nos EUA. Com isso mais empresas estão abertas a ideia de portar seus jogos para o híbrido da Nintendo. Uma delas é a gigante EA Games.
De acordo com o NintendoSoup, um Youtuber com o nome de Doctre81 fez uma descoberta interessante na página do LinkedIn da EA Software Engineer. O perfil – não revelado publicamente – mostra como o indivíduo tem trabalhado em trazer kits de desenvolvimento de software existentes para o Nintendo Switch. O mecanismo Frostbite da EA não é referenciado diretamente, mas o usuário prossegue declarando como eles trabalharam em SDKs que foram usados anteriormente em Battlefield V e em Anthem.
Os jogos de FIFA, estão sendo executados num mecanismo personalizado no Switch. Se esta página de perfil for precisa, ela sugere que a EA poderia trazer suporte ao mecanismo Frostbite para o Switch, e jogos como o FIFA no sistema utilizariam o mesmo mecanismo dos equivalentes do Xbox One e PS4. Isso resulta em mais jogos para o console.
Em 2017, Andrei Lazaresu, responsável pela EA, disse que a equipe optou por um motor feito sob medida no Switch, já que não queria que o novo jogo de FIFA na época fosse executado em uma versão de baixa qualidade do mecanismo Frostbite:
“Escolhemos intencionalmente fazer um mecanismo personalizado porque sentimos que, ao invés disso, tentamos executar o Frostbite e acabamos tendo que reduzir o tamanho das coisas e torná-lo apenas uma versão menor e de menor qualidade das versões do PS4 e Xbox One.”
Ao que tudo indica, após esse ocorrido, a EA está trabalhando para levar a engine Frostbite para o Switch.