Gunpei Yokoi trabalhou como designer na Nintendo por mais de trinta anos antes de deixar a empresa em 1996. Muitos acreditavam que o fracasso do Virtual Boy foi o fator que desencadeou sua saída da Big N, mas uma reportagem de 1996 recentemente republicada pela Livedoor esclarece os fatos e revela que Yokoi deixou a empresa para se tornar independente.
“Depois de mais de trinta anos, deixei a Nintendo. Após me formar na universidade, fiquei na Nintendo o tempo todo trabalhando em brinquedos, mas com 55 anos, pensei em trabalhar em um emprego que me permitisse ainda mais liberdade com minhas ideias“, explicou Yokoi.
O designer também revelou que, logo após sair da Nintendo, o jornal japonês Nikkei fez uma grande reportagem que indicava o fracasso de vendas do Virtual Boy como a justificativa de sua saída, mas a verdade é que Yokoi buscava independência criativa: “Um dia antes de me aposentar [da Nintendo], o Nikkei fez uma grande matéria sobre mim. Na realidade, eu não renunciei para ‘assumir a responsabilidade pelo fracasso do Virtual Boy’, eu queria me tornar independente.”
Gunpei Yokoi, designer original do Game Boy e produtor da franquia Metroid, faleceu em um acidente automobilístico em 1997 e, infelizmente, o mundo nunca teve a oportunidade de conhecer a independência criativa do designer.