O Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS) está programando a abertura primeira clínica especializada do país projetada para tratar pacientes jovens que sofrem de dependência de videogames. Desde a última terça-feira (8), os médicos podem encaminhar pacientes para tratamento.
Os serviços terão como objetivo ajudar crianças e jovens de 13 a 25 anos que sofrem de problemas de saúde relacionados ao vício em jogos. O tratamento começará no próximo mês, com os pacientes sendo capazes de comparecer a uma consulta física no Centro Nacional de Dependências Comportamentais em Londres ou online (via Skype).
Dra. Henrietta Bowden-Jones, diretora do novo Centro para Transtorno da Internet e Jogos do NHS e porta-voz do Royal College of Psychiatrists sobre vícios comportamentais, falou sobre o novo serviço ao The Guardian:
“O transtorno de jogo é uma condição de saúde mental que pode ter um efeito extremamente debilitante na vida das pessoas, tanto para os pacientes quanto para suas famílias, que podem ficar totalmente desamparados devido ao vício de seus entes queridos.
O distúrbio do jogo não é uma doença mental para ser tomada de ânimo leve. Estamos falando de casos em que alguém pode passar até 12 horas por dia jogando jogos de computador e pode acabar se tornando socialmente isolado e perder o emprego como resultado. ”
Ainda na última terça-feira, foi relatado que uma família está preparando uma ação coletiva contra a Epic Games, desenvolvedora do Fortnite , dizendo que a empresa “arruinou a vida de seus filho”. Em janeiro, a Organização Mundial da Saúde classificou o vício em jogos como uma condição de saúde mental pela primeira vez.