Embora muitos acreditassem que Super Mario Odyssey iniciou como um projeto destinado ao Wii U logo após o lançamento de Super Mario 3D World em 2013, o produtor Yoshiaki Koizumi quebrou a ideia ao afirmar à Game Informer que o game “sempre foi planejado para o Nintendo Switch“.
Em específico, Koizumi explica que tal planejamento considerava usar “todas as capacidades do Switch, e queríamos fazer o máximo de uso delas com este game“.
Shinya Takahashi, diretor geral da divisão de planejamento da Big N, não ficou de fora ao dizer que a prioridade era utilizar todas as possibilidades dos Joy-Con. “Acredito que a ideia do que é o Nintendo Switch se tornou muito importante por aqui, porque utiliza ambas as funções de um console e um dispositivo portátil. Nós realmente pensamos sobre quais destas capacidades o software poderia utilizar. Super Mario Odyssey responde à todas estas capacidades da maneira que esperávamos. Queríamos lança-lo no fim do ano para aproveitar essa ideia ao máximo“, disse Takahashi.
Super Mario Odyssey atingiu sucesso absoluto após seu lançamento em 27 de Outubro de 2017 ao se tornar o game 3D da franquia com mais cópias vendidas no Japão e o segundo game mais vendido do Switch em 2017 no Reino Unido.
Super Mario Odyssey está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch.