A febre de Pokémon GO pode não estar tão quente como foi no passado, mas isso não significa que o jogo esteja abandonado pela Niantic e muito menos por seus usuários. Para manter um ambiente justo e competitivo para todos, a Niantic toma algumas medidas restritivas para os jogadores que se apoiam em práticas ilegais, que ferem os Termos de Serviço do jogo.
Para os que não seguem as regras, a Niantic dá um ban, ou seja, o jogador tem sua conta banida por atividades não autorizadas pelo aplicativo. Isso corrige o comportamento de muitos e faz com que os jogadores evitem qualquer trapaça para continuar a diversão, mas e se você for banido mesmo seguindo as regras?
Diversos jogadores compartilharam que sofreram o que é chamado de “Primeiro Strike”, uma espécie de aviso que te restringe a jogar por 7 dias, dizendo que a punição será mais severa caso o comportamento irregular continue. Acontece que essa onda de avisos parece estar sendo injusta, já que os usuários alegam estar dentro das conformidades. Felizmente o caso do tweet acima foi resolvido, já que a comoção alcançou a Niantic, que entendeu o caso isolado e o reverteu.
Um usuário no Reddit contou um pouco mais sobre sua experiência com esse “ban indevido”:
“Fui banido pela primeira vez na semana passada. Eu tentei recorrer, porém sem sucesso. Por algum motivo, eu sinto que as pessoas no suporte da Niantic não tinham interesse em me ajudar, ou eram apenas um bando de bots… Esta manhã deveria ser o fim do meu banimento e eu estava muito animado para começar a capturar Pokémon novamente. Meu banimento foi suspenso por cerca de uma hora ou mais, até que eu comecei a trabalhar e abri o aplicativo e vi que tinha OUTRO banimento.”
Com certeza medidas restritivas contra comportamentos que infringem o ideal são válidas, mas a régua parece estar desregulada… Você já foi banido sem motivo alguma vez jogando Pokémon GO?