Olá pessoal, estamos indo pra nossa terceira coluna Pokédex e hoje daremos adeus aos iniciais, pelo por um tempo, falando sobre um dos iniciais de água mais famosos da franquia, o Squirtle e suas evoluções. Sem mais delongas vamos lá!
007 – Squirtle – Water
Se existe algo em que todos os iniciais de Kanto tem em comum é a perfeição com que os olhos deles foram desenhados, uma mistura do traço de Toriyama (Autor de Dragon Ball) com um pouco mais de brilho e pronto, temos uma criatura que é legal e ao mesmo tempo algum bonitinho com apelo para crianças. Mas não é somente de olhos que vive o Squirtle, na verdade ele é um dos Pokémons mais simples que existe, seu esquema de cor e a própria ideia exalam simplicidade. Se por um lado Bulbassaur é uma “planta dinossauro”, e o Charmander um “lagarto de fogo” a Squirtle é uma tartaruga – que no geral são animais que passam grande parte da vida em um ambiente aquático – e a partir daí é fácil de associá-la com o elemento água, mas não
entendam errado, a simplicidade é justamente o que torna o Squirtle tão incrível.
Apesar de tudo isso há algo no visual dele que foge do comum, a sua cauda curvada, e honestamente ela é muito legal, e até mesmo nos sprites de Red e Blue ela já era muito bem detalhada e de fácil compreensão, essa
Um dos melhores sprites de Red e Blue |
cauda fica ainda mais legal na próxima evolução e infelizmente “desaparece” no último estágio.
Um ponto interessante do primeiro estágio de todos os iniciais da primeira geração é que quase ninguém consegue decidir definitivamente qual é o melhor e acaba tendo carinho pelos 3, diferente das suas evoluções que todos acabam preferindo uma à outra; isso deixa bem evidente o quão consistente é o design delas, e mesmo sem o fator nostalgia eu não consigo parar para apontar um defeito no Bulbassaur, Charmander ou Squirtle.
No anime, com certeza todos que assistiram na década de 90 e início dos anos 2000 lembram do episódio de introdução – Ai Vem o Esquadrão Squirtle – que foi muito memorável em especial pelos óculos escuros que o Squirtle líder usava sendo justamente esse que começou a fazer parte da euipe do Ash.
Os óculos apareceram vez ou outra no anime e eles mudam muito a aparência da Squirtle que tem olhos bem grandes e são postos quando a coisa fica “muito séria”; definitivamente caso esse episódio fosse recente esses óculos teriam virado um meme. Bastante tempo depois o Squirtle deixou a equipe de Ash para reviver o esquadrão Squirtle, mas dessa vez como bombeiros. Tal como Bulbassaur a May capturou um Squirtle na saga Advance e o Tierno em XYZ, mas a exemplo do inicial de planta este também não chegava aos pés do Squirtle do Ash.
Já em Pokémon Origins, como mencionado na Pokédex do Charmander eles tiveram uma luta atipicamente brutal com direitos a mordidas e gritos de dor. Squirtle ainda teve a honra de participar como lutador em Super Smash Bros. Brawl como um dos Pokémons do Trainer, sendo o mais leve e rápido deles, infelizmente, tal como Ivysaur ele foi cortado em Super Smash Bros. 4, mas quem sabe um dia não vejamos seu retorno. No mangá, Pokémon Adventures, a Green possuia um Squirtle, mas na sua primeira aparição ele já estava no estágio seguinte de evolução, e definitivamente a nossa tartaruga d’água foi jogada para escanteio no mangá. Por fim o nome Squirtle é uma mistura de Squirt (esguichar) com Turtle (tartaruga), sendo assim uma combinação bem banal e simples mas que tem uma ótima sonoridade.
Squadrão Squirtle na sua glória! |
008 – Wartortle – Water
Antes de qualquer coisa é importante dizer que o Wartortle é o inicial, da primeira geração, que eu mais gosto, porém dito isso…parece que a Gamefreak fez tudo que podia para prejudicá-lo ou até mesmo esquecê-lo. Diferente do Ivysaur, que apareceu em Smash e teve um episódio de destaque interessante e grande atuação no mangá, e do Charmeleon que tanto no mangá como no anime apareceu como uma figura importante, o Wartortle nunca conseguiu nada de bom em nenhuma das mídias. Pra começar uma das suas principais aparições é no episódio 60 da primeira temporada chamado Desmaios na Praia de Blastoise, e começa com um Wartortle vindo pedir ajuda de Ash e seus amigos.
Após a Pokédex falar que o Wartortle é um Pokémon muito inteligente e que a sua cauda e “orelhas” mostram isso Ash vira na cara de pau e fala “ele não parece muito inteligente”, e honestamente ele estava certo, no geral o anime retrata muito bem os Pokémons, mas aquele Wartortle em específico parecia incrivelmente estúpido. Outras aparições aconteceram, May e Tierno tiveram Wartortles mas com certeza se você acompanha o anime sabe que eles foram extremamente mal aproveitados.
Visualmente falando pra mim o Wartortle é incrível, ele é a evolução perfeita do Squirtle e nada me tira da cabeça de que ele e sua pré evolução são uma referência (ou pelo menos inspirados) pelos Koopa Troopa e Paratroopas (as tartarugas de Super Mario) na qual a primeira era uma tartaruga comum e a segunda tinha duas asas, tais como as “asas” na cabeça do Wartortle. Novamente temos uma cor mais escurecida, a exemplo do Charmeleon, para a evolução do meio, mas ela até que combina bem com os detalhes mais claros do design do Wartortle. Porém a parte mais lamentável dele é que simplesmente nada indica a transformação para Blastoise e pelo contrário, todos os detalhes que fazem ele legal são perdidos ao evoluir.
Existe um rumor, que provavelmente tem um fundo de verdade, de que a evolução desta linha evolucionária foi modificada pois o “Blastoise original” tinha um visual muito suave e até mesmo feminino – vale ressaltar que isso era no meio da década de 90 e um jogo voltado para o público jovem masculino Japonês então ainda se vivia na mentalidade de que meninos gostam de coisas gigantes, musculosas e fortes.
Sinceramente 80% dos detalhes sobre o Wartortle eu só me lembrei pesquisando para escrever essa matéria e isso mostra o quão apagado, em especial para um Pokémon inicial da primeira geração, ele é. O nome Wartortle é bem simples vindo de War (Guerra) ou Warrior (guerreiro) junto com Tortoise ou Turtle, ambas denominações para tartaruga, novamente um nome bem simples mas que desta vez não fala muito sobre ou até mesmo combina com o Pokémon.
009 – Blastoise – Water
Blastoise está entre um dos pokémons favoritos de muita gente, uma tartaruga com aparência feroz um sorriso cínico e dois canhões nas costas! De fato isso é imensamente legal, aliás todo o design de Blastoise é muito bacana, mas pra mim ele possui um problema fundamental, que é o fato de como ele se desvirtua do caminho que Squirtle e Wartortle vinham seguindo.
Cadê as “asas/orelhas” e cauda branca demostrando que viveu muitos anos e se tornou sábio, e porque a pele voltou a ser clara, e da onde diabos vieram estes canhões? O Blastoise pode ser bacana mas definitivamente “inteligente” não é a primeira palavra que vem em mente olhando pra ele e certamente nada no Wartortle indica esta forma que ele viria a tomar.
Ainda em termos de design o Blastoise tem um detalhe interessante o de ser é um dos poucos pokémons da primeira geração a ter objetos inorgânicos saindo de seu corpo, e talvez caso ele fosse introduzido recentemente não seria difícil de imaginar que ele recebesse o tipo metálico para acompanhar seu tipo original. Blastoise tem uma participação no episódio mencionado acima, além de aparecer no Poképark como um robô gigante, e no primeiro filme; todas participações completamente esquecíveis, mas tudo isso seria redimido por uma luta em Pokémon Origins contra o Charizard de Red e UAU, não é preciso dizer mais nada sobre essa luta e caso você não tenha
Uma oportunidade não aproveitada! |
assistido faça um favor a si mesmo e vá ver.
No mangá, a Wartortle de Green evolui rapidamente e vira um Blastoise que não chega a ser um grande combatente como o Saur de Red e o Charizard de Blue mas ele tem uma habilidade muito legal que combina bem com o jeito ladino da Green que é a capacidade de voar através da propulsão dos seus canhões! Embora se fosse nos jogos um Blastoise com Fly definitivamente seria ilegal. Por falar nos jogos a Game Freak foi bem desleixada com ele, na forma normal e na mega a água de seus ataques sai da sua boca e não dos canhões como visto no anime, e olha que eles se deram ao trabalho de fazer a animação do canhão se mexendo. Realmente não dá pra entender o que eles estavam pensando.
No mundo do competitivo o Blastoise nunca foi incrível, pelo contrário, havia muitos outros Pokémons de água capazes de fazer um serviço melhor que o dele e quando comparado aos seus pares iniciais ele tinha estratégias bem mais limitadas. Durante os anos ele conseguiu cavar um papel em times de chuva durante a era de ouro dos times climáticos – durante a quarta e quinta geraçao – em especial como um Rapid Spinner (para remover Spikes e Stealth Rock do campo) já que a chuva o favorecia e a sua defesa o auxiliava a sobreviver fazendo esse serviço. Como todos os iniciais a mega evolução deu a ele uma sobre vida no topo do mundo competitivo.
O nome do Blastoise também é bem simples, vem de Blast (rajada) com Tortoise (denominativo para tartarugas) e diferentemente do Wartortle esse nome tem tudo a ver com a sua aparência, porém diferente da família do Charmander e do Bulbassaur há uma grande mudança da sonoridade dos nomes na linha evolucionária do Blastoise. Só para complementar o Blastoise parece ter alguma inspiração retirada do King Koopa Bowser (O vilão de Super Mario) completando assim a linha evolucionária Troopa, Paratroopa e King Koopa.
009 – Mega Blastoise – Water
Assim que foi anunciada a Mega Evolução do Blastoise eu vi muitos fãs se mostrando críticos e cínicos a ela. Até mesmo pessoas que adoravam o Blastoise, e eu sinceramente, não entendo o porque disso. Para quem nunca gostou do Blastoise eu não acho que essa mega evolução vá fazer alguém mudar de opinião, mas para os fãs eu não entendo como ela pode ser ruim já que, tal como com o Mega Charizard Y, a nova aparência parece uma evolução conceitual perfeita.
Mas do que adicionar canhões o posicionamento deles ficou muito bacana e para quem viu no anime o especial das Mega Evoluções sabe o quão legal ela fica em movimento. No mangá a Blastoise de Green chegou nesse estágio durante a saga, ainda recente, de Omega Ruby e Alpha Saphire, e como sempre, Pokémon Adventures mostrou como um conceito bacana em ação pode ser muito funcional com a Mega Blastoise, chamada de Blasty aliás, atirando água por todos os seus canhões em uma luta pra lá de incrível com o líder da Team Magma Maxie.
Em termos competitivos o Mega Blastoise possui a habilidade Mega Launcher que aumenta o dano de movimentos de Aura e Pulse em 50%, é uma habilidade interessante mas a perda de Rain Dish é sentida e mesmo com os status muito melhorados um adversário com Toxic e uma boa Special Defense elimina esta Mega sem a menor dificuldade. Essa mega evolução embora não seja ruim, infelizmente está muito abaixo do patamar de outras tantas, inclusive dos outros iniciais de Kanto, tornando seu uso, apesar de viável, bem raro.
3 Canhões, atira água pela boca -_- |
Bom Galera e com isso nós concluímos a nossa terceira coluna Pokédex, espero que vocês gostem e nos vemos novamente em 15 dias. Abaixo segue o link para os dois posts anteriores.
Família Bulbasaur
Família Charmander