Vamos para a nossa segunda edição da Coluna Pokedex, e dessa vez iremos falar sobre a linha evolucionária do Pokémon de fogo mais popular de todos e possivelmente um dos mais icônicos de toda a franquia, obviamente Charmander, Charmeleon e Charizard.
004 – Charmander – Fire
O Charmander é um dos iniciais mais populares da franquia por algumas razões, ele é adorável, ele está pegando fogo, sua evolução final é muito legal. Mas ele tem um apelo negativo, pelo menos em Red e Blue, que é o primeiro ginásio. Caso Charmander tenha sido escolhido a luta contra o Brock em Pewter City pode se tornar muito mais complicada do que deveria ser. A inspiração para ele parece ter vindo do mito que envolve as salamandras serem espíritos de fogo, ideia comumente apresentada em jogos de RPG e outras mídias na qual exista a presença de magia.
A linha evolucionária do Charmander encapsula bem essa ideia tornando-o basicamente, e literalmente, um lagarto de fogo. A popularidade do Charmander nunca precisou ser auxiliada pelo anime, afinal ele é a pré evolução do mascote da versão Red, a única das 3 versões originais a ser lançada em todo o mundo, já que no ocidente tivemos Red e Blue e no oriente Red e Green (Com blue sendo lançada mais tarde como uma versão melhorada, antes mesmo de Yellow). Dito isso sua participação no anime foi estelar, aparecendo pela primeira vez no episódio 10 Charmander, o Pokémon Perdido, no qual havia sido abandonado pelo seu treinador original por ser considerado fraco, após muito relutar ele finalmente se junta ao time de Ash, e desse episódio até o momento no qual ele evolui Charmander foi um membro muito atuante. Em Pokémon Origins ele foi o pokémon de escolha de Red e teve uma batalha muito brutal contra o Squirtle de Blue (Green no ocidente). Além dessas participações principais ele foi mostrado como o primeiro Pokémon de Giovanni, um dos Pokémons do rival de Ash Ritchie e em algumas outras ocasiões esporádicas.
Já em Pokémon Adventures, foi Blue que ficou com o Charmander, uma vez que Red acabou ficando com o Bulbasaur, e Green roubou a Squirtle. E curiosamente essa é uma das raras ocasiões na qual a primeira evolução tem menos destaque que a evolução do meio, e pelo menos na forma de Charmander, o Pokémon de Blue é bem esquecível. Em relação ao competitivo não há muito que falar, Charmander é um pokémon que ainda evolui duas vezes, possui um tipo frágil defensivamente e não aprende muitos ataques bons, ou seja, mesmo na Little Cup ele não se sai bem. Por fim o nome dele é a junção de Char (ato que incinerar) com Salamander, deixando clara a ideia do “lagarto de fogo”.
005 – Charmeleon – Fire
Charmeleon é a evolução do Charmander, e definitivamente não é uma das evoluções do meio mais interessantes, enquanto visivelmente mais forte, maior, mais angular e com o ponta na cabeça que ficaria ainda mais proeminente como a sua próxima evolução, o Charmeleon não adiciona muito para a linha evolucionária. Para começar a sua cor fica drasticamente mais escura, e na evolução seguinte retorna ao laranja claro, embora nas artes originais do Ken Sugimori, toda a linha evolucionária fosse mais escura. Por outro lado eu, por alguma razão adoro o Charmeleon, pra começar o nome que ao invés de salamander fazer uma referência a Camaleão (o que não faz o menor sentido), é muito legal (em especial após jogar Resident Evil 2 e 4 nos quais o protagonista se chama Leon).
Talvez se a cor dele fosse mais clara e seu papel no anime fosse mais interessante houvessem mais fãs que gostassem do Charmeleon. Por falar em anime a sua participação é relativamente memorável, mas talvez não pelas melhores razões, assim que o Charmander de Ash evolui em Charmeleon, no episódio 042 A Marcha dos Exeggutor, ele muda drasticamente de personalidade, toda a docilidade e respeito pelos outros que ele tinha antes de evoluir somem, e isso levanta um questionamento sobre o processo de evolução, pois em nenhuma outra mídia e em especial nos jogos fala-se sobre mudança de personalidade, e no anime nem mesmo quando um Paras evolui para um Parasect – neste caso sim deveria haver a mudança de personalidade considerando a zumbificação do Parasect – acontece alguma mudança.
Mas para piorar Charmeleon não era apenas um Pokémon arrogante e
!!!!! |
desobediente, durante toda sua participação no anime, durante esse estágio foi o qual ele teve mais derrotas, e nunca conseguiu ganhar de ninguém, perdendo até mesmo para um Parasect no qual ele teria vantagem total pelo tipo. Felizmente ele evoluiu rapidamente e no seu último estágio sim ele foi incrível.
Já no mangá temos uma situação quase inversa, o Charmeleon de Blue conseguiu ser mais
forte do que o Ivysaur do Red, e isso não é pouca coisa, derrotando diversos adversários e inclusive partindo um Arbok no meio, em seguida derrotando um Golbat e ainda incinerando um Psyduck zumbi. Definitivamente o Charmeleon de Blue não estava para brincadeiras, e a única razão dele não ter sido ainda mais incrível é porque uma hora ele precisaria evoluir, mas mesmo assim, para um Charmeleon não dá pra ser melhor do que isso.
006 – Charizard – Fire/Flying
“Ah meu deus!!!! O Charmeleon virou um dragão de fogo!!!” Disse o jovem treinador despreparado par aa dura realidade, embora o Charizard seja claramente um dragão no sentido visual e de embasamento para sua criação o seu tipo secundário é Voador, e talvez a única razão para você não pensar isso jogando Red e Blue pela primeira vez é pelo simples fato de que provavelmente no momento em que ele evolui nenhum Pokémon do tipo dragão foi encontrado. Provavelmente quando foi criado a Game Freak pretendia que ele fosse um Dragão, mas possivelmente para evitar o desbalanceamento de poder colocando um inicial sendo parte do tipo mais poderoso da época, isso tenha sido mudado.
Existiam rumores na época que dependendo de como ou quando você o evoluisse ele ganharia o tipo Dragão, mas obviamente eram todos falsos. Dito isso, um pokémon Fogo/Voador é muito legal também, pelo menos antes da introdução de Stealth Rock, e visualmente o Charizard é impecável; a cor retornou ao laranja vívido que havia no Charmander, as asas complementam muito bem o visual e ele parece ameaçador e ainda assim muito legal, é fácil de ver porque a maioria dos fãs considera ele o melhor inicial, não só da primeira geração, e um dos Pokémons mais icônicos da franquia. E uma coisa é certa a Game Freak tem plena consciência disso, afinal ela ratificou tudo que era possível para tornar o Charizard ainda mais incrível, pra começar o shiny passou por duas
Berinjela alada! |
mudanças, algo muito raro, passando de um roxo suspeito, que eu não consigo deixar de ver como uma berinjela com asas, para um preto esverdeado até chegar a cor preta que todos nós conhecemos e amamos.
E para completar deu a ele duas mega evoluções, uma correspondente a cada jogo da sexta geração – X e Y. Charizard no anime é uma das figuras centrais da primeira temporada, e ainda hoje aparece de forma recorrente, muito mais do que qualquer outro membro que tenha deixado a equipe de Ash. Sua primeira aparição foi no episódio 46 O Ataque dos Pokémons Pré-Históricos, quando ele evoluiu para enfrentar o Aerodactyl.
Na verdade esse episódio tem uma premissa bem interessante, mas ele é um tanto quanto medíocre, porém no momento que o Charizard evolui tudo muda de figura, e ele bate tanto no Aerodactyl que chega a dar pena. O seu comportamento continuou igual a quando era o Charmeleon, mas com o Charizard era diferente, porque quando ele batalhava era pra ganhar, e pode ser difícil de compreender hoje em dia já que o anime tem uma centena de batalhas legais, mas a luta do Charizard contra o Magmar foi épica, muito acima dos padrões da época. O nosso querido “dragão” de fogo ainda deu as caras no terceiro filme da série, cuspindo chamas no Entei e que momento foi ver aquilo quando criança. No mangá a situação é similar, o Charizard de blue é uma figura recorrente e na sua última aparição mostrou que é capaz de utilizar a mega evolução (Y).
No anime Origins ele foi o Pokémon de escolha de Red e teve duas lutas inesquecíveis, contra o Blastoise de Blue e o Mewtwo na Caverna de Cerulean. No competitivo o Charizard nunca foi um desastre, mas também nunca atingiu um patamar muito elevado, e depois do surgimento do movimento Stealth Rock, a situação dele parecia irrecuperável, mas a Game Freak colocou o lagarto de fogo no topo com as mega evoluções
006 – Mega Charizard Y – Fire/Flying
Essa é a Mega Forma Y do Charizard, nesta não há mudança de tipo, mas a habilidade Drought é adquirida fazendo com que o sol fique forte assim que ele entra em campo, e isso é muito bom já que ele aprende Solar Beam, e pode facilmente matar um Pokémon de Grama que não tenha uma defesa especial muito elevada.
Em termos de aparência, honestamente, eu não acho que seja possível achar falhas nesse design, ele definitivamente é incrível, o formato das asas, os espinhos na cabeça as pequenas asas no braço e até o detalhe na cauda, tudo é incrivelmente harmonioso, e caso algum dia a franquia decida colocar uma terceira evolução natural (sem mega stones), eu consideraria esta aparência uma evolução natural do Charizard. Para o competitivo ambas as formas do Charizard são muito competentes, embora recentemente a Y tem se mostrado superior e um pouco mais utilizada, uma vez que Drought junto com Solar Beam (e os ataques de fogo mais fortes) e uma velocidade razoável é uma combinação explosiva.
Pra completar como Charizard pode assumir duas formas que funcionam de forma drasticamente diferente, é complicado lidar com ele pois durante a seleção é impossível determinar qual será a mega que vai ser enfrentada. Tanto no mangá como no anime ele, como a maioria das megas, apareceu mostrou seu poder e sumiu, mas como as megas ainda são recentes e a saga XY em Pokémon Adventures ainda está aproximadamente na metade, certamente veremos mais do Mega Charizard Y.
006 – Mega Charizard X – Fire/Dragon
Isso mesmo, após quase 20 anos desde sua introdução Charizard finalmente se tornou um Dragão, oficialmente falando. A mega evolução X é praticamente o oposto da versão Y em termos visuais, mecânicas de jogo e apelo para os fãs.
A verdade é que a Game Freak parece ter feito essa versão aglomerando o desejo de todos os fãs – Tipo Dragão, cor preta, excelente no competitivo, fim do pavor de Stealth Rock entre outras coisas – um luxo que nem o outro Pokémon a receber duas mega evoluções teve.
Se por um lado não há nada de errado em atender o desejo dos fãs, ao meu ver parece injusto com quem preferia os outros iniciais e a versão X, em oposição a Y, parece bastante forçada.
Na arte do Ken Sugimori, como vocês podem ver o desenho fica muito natural e as chamas são incríveis, o mesmo pode ser dito sobre a versão do anime Pokémon Origins, mas nos modelos usados nos jogos o fogo fica parecendo como algo sólido preso a boca do Charizard o que é bastante estranho as vezes. Já em Pokémon Origins, “UAU” não há mais o que ser dito em relação a luta do Charizard contra o Mewtwo. Incrível. Em termos do competitivo o Charizard X parecia ser absurdamente melhor que o Y de início, mas com o passar dos anos a versão Y se tornou muito mais versátil e acabou se tornando mais frequente nos torneios VGC e até mesmo no Smogon.
Bom é isso galera, como sempre espero que tenham gostado. Na próxima falaremos sobre o Squirtle e suas evoluções! Até lá!