Se você é fã dos vídeo games clássicos, com toda certeza conhece o Nintendinho, Super Nintendo, Game Cube e muitos outros consoles retrôs. E se você gosta disso, vai ficar muito feliz com essa notícia, pois o primeiro Museu do Videogame Itinerante, criado há cinco anos pelo jornalista e curador, Cleidson Lima, acaba de ser reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus vai passar este ano em várias cidades de todos os estados do Brasil e também fora do Brasil! As datas e locais ainda serão definidos.
A coleção antes era restrita somente a Campo Grande (MS), agora, por meio de várias parcerias e patrocínios de shoppings, instituições e empresas privadas, já estão previstas exposições em Fortaleza, Belém, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e várias outras cidades. O melhor é que essas exposições vão ser gratuitas.
No Museu do Videogame Itinerante, os visitantes vão encontrar mais de 200 consoles de todas as gerações, que foram lançados nos últimos 42 anos. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, o Atari Pong que foi o primeiro console doméstico da Atari, Fairchild Channel F que foi o primeiro console a usar cartuchos de jogos, Telejogo Philco Ford, primeiro videogame fabricado no Brasil, o Virtual Boy que foi o primeiro a rodar jogos 3D, o R.O.B, um robozinho que foi lançado junto com o NES e muitos outros consoles.
Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer os consoles antigos e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames.