Na primeira parte deste tema, ressaltei algumas franquias da Nintendo dos gêneros Fantasia e Ficção Científica que poderiam gerar bons frutos no cinema, seja em formas de filmes blockbusters ou em animações. Nessa segunda parte, pretendo explorar algumas franquias menos conhecidas, ou mesmo abandonadas, seguindo o mesmo padrão. Sabe como é, a criatividade e as ideias não pararam de surgir. E como eu preciso trabalhar, é bom colocá-las pra fora de uma vez.
Ah, e um adendo: não se espantem se por acaso eu utilizar franquias que já apareceram em Super Smash Bros. Apesar da própria Nintendo não investir muito nelas, só a homenagem feita no glorioso game já vale a homenagem.
Cartoon, Cartoons (Entendedores entenderão)
Uma das coisas que nós, “olds qualquer coisa”, reclamamos com frequência – às vezes com razão, e às vezes não – é quanto há perda de qualidade naquilo que assistimos e jogamos. É comum falarmos como as coisas “eram mais legais no nosso tempo”, e ter aquela mistura de nostalgia e saudosismo nos inúmeros exemplos citados em comparação ao que existe atualmente no mercado. E com os desenhos animados não é diferente: da mesma forma que nossos pais achavam esquisito peças como “A Vaca & O Frango”, muitos de nós acham um tanto estranhas animações como “Apenas um Show”. Eu pelo menos acho pra caramba.
Então, agora você lembra? |
E se você leu o outro artigo dessa série, sabe aonde quero chegar ao falar de tudo isso. A Nintendo tem várias séries em potencial a serem exploradas com suas franquias no mundo dos cartoons e das animações (o já citado Pikmin é um exemplo disso). Alguns games se inspiraram em animações de sucesso inclusive: quem não percebeu que a risadinha do Duck Hunt – trazido à tona novamente com Super Smash Bros. – não é bem parecida com a do Mutley?
Engraçado e um pouco assustador ao mesmo tempo. |
Só para não me estender muito, vamos a alguns exemplos de aplicações das franquias da Nintendo nas animações rotineiras.
Mr. Game & Watch e sua completa abstração
Aquela série de joguinhos portáteis serviram a um propósito único na Big N, e hoje estão fadados ao museu ou a documentários sobre a Nintendo. Mas e se fossem reaproveitados como animações curtas, experimentais?
Não sei por que, mas ele me lembra muito Spy vs. Spy |
O grande diferencial do Mr. Game & Watch é justamente sua bidimensionalidade. Com ideias simples, inspiradas na narrativa prática das tiras de jornal ou mesmo dos curtas metragens da Pixar, dariam algumas prerrogativas interessantes na grade de programação, ou mesmo dentro dos próprios games da Nintendo.
Ice Climbers, Kid Icarus e a aventura simples
Sabemos que o gênero aventura é um dos grandes atrativos infantis. Avatar: A Lenda de Aang está aí para não me deixar mentir. Com uma narrativa sem rodeios e uma premissa de fácil assimilação, é possível trazer uma experiência gratificante o suficiente para o público infantil e também adulto.
Acredito que tanto Ice Climbers, como Kid Icarus serviriam a esse propósito. Enquanto o primeiro seria algo na linha de animações da Hanna Barbera, com episódios casuais e centrados em ideias similares (como a defesa da vila, por exemplo). O segundo poderia ter uma trama um pouco mais elaborada, explorando o heroísmo de Pit e a proteção quase materna de Palutena com seu povo. E seria (veja bem, seria) um belo competidor a série de The Legend of Zelda.
Agora adicione um bom roteiro e é sucesso na certa! |
Earthbound, Punch-Out e o completo Nonsense
E chegamos ao completo desprendimento de ideias, que é justamente o que povo gosta! Vivemos duas décadas divertidas de desenhos malucos, com alguma mensagem em segundo plano que apenas quem se interessava muito pela animação poderia perceber. E estas duas séries poderiam oferecer esses parâmetros muito bem.
Earthbound possui uma trama única sobre amizade e ritos de passagem do tempo. Por cima desta mensagem, estão inúmeras referências e casos únicos de completa loucura e humor! Esqueça aquela propaganda distorcida que a própria Nintendo fez para divulgar o game nos anos 90, e pense no nível de piadas (da cultura pop até a geração de gamers atuais) que a série poderia fazer em meio a sua trama bem construída.
Admito, sou um fã de Boxe! |
Já Punch-Out teria como o único fator próximo a realidade, o seu ringue de boxe. Quem jogou os games da franquia – incluindo o mais recente para Wii – sabe que os adversários de Little Mac estão longe de serem normais. E pegando o melhor do desprendimento dos animes, bem como uma singela homenagem ao desenho “Mucha Lucha”, imagine a quantidade de golpes insanos poderiam surgir na eterna disputa de Mac pelo cinturão mundial.
Ufa, agora acho que terminei. Se você tem mais ideias não deixe de comentar por aqui. Até a próxima.