Faltam menos de duas semanas para o início da E3 2017, e 1 semana e 5 dias exatamente para a apresentação da Nintendo, que ocorrerá na terça feira dia 13/06 as 13:00 horário de Brasília. Essa é uma época especial para os jogadores e entusiastas do mundo gamer, podemos chamar até de um natal alternativo para nós, que ficamos ansiosos esperando o que será revelado e torcendo para que aquele jogo que tanto queríamos apareça da melhor forma possível.
Para entrar no clima então decidimos unir nossas ideias aqui no A Casa do Cogumelo, juntá-las com diversas informações, tanto reais quanto rumores, para fazermos uma análise do que esperar da E3 2017, considerando aquilo que é confirmado, o que é provável e improvável de ser visto. Ressaltamos que essas previsões se focarão exclusivamente na apresentação do dia 13, que será o Nintendo Spotlight, uma vez que o que pode aparecer durante o evento do TreeHouse nos dias seguintes varia muito e chama um pouco menos de atenção do público geral.
O Que Está Confirmado até Agora?
Até o momento sabemos que o Nintendo Spotlight, será focado exclusivamente nos jogos do Switch, e priorizará lançamentos que chegarão ainda esse ano, portanto, seja lá o que formos ouvir sobre 3DS, um eventual SNES mini, o antigo, mas sempre mencionado, programa de qualidade de vida da Big N, tudo isso ficará de fora desta apresentação.
Além disso, de confirmado ainda temos poucas coisas:
- Mario Odyssey – Esse é a estrela do show da Nintendo, a nova aventura do Mario, além de ser uma tentativa de recapturar a mágica de Super Mario 64, o game busca ser o jogo de sucesso do Switch para o período do Natal. Ele estará presente não somente no Nintendo Spotlight mas também será jogável para quem comparecer na E3 de modo similar ao que foi feito com Breath of the Wild.
- Fire Emblem Warriors – O jogo irá aparecer no Nintendo Spotlight e esperamos ver como serão os modos de jogo (se apresentará algo original como o Adventure Mode de Hyrule Warriors) e os personagens presentes.
- Splatoon 2 – Após um Direct dedicado ao game, a expectativa para o que será mostrado de Splatoon 2 é bem baixa, provavelmente será mostrado rapidamente pouca coisa só para aumentar o hype.
- Arms – Arms recebeu 2 directs e ainda terá um torneio então provavelmente será apenas uma menção também.
Para uma apresentação que promete ser o divisor de águas do Switch temos poucas coisas confirmadas, o que é muito bom pois isso abre espaço para surpresas. Claro, se tratando de E3 o fantasma da decepção sempre fica a espreita, mas vamos esperar o melhor possível. Honestamente a única coisa decepcionante nessa parte dos jogos já confirmados seria se a apresentação ficasse muito tempo focada em Arms e Splatoon. Nós estamos animados para esses jogos, o Testpunch deixou um gosto de “quero mais”, e Splatoon 2 é a continuação de um dos melhores jogos do Wii U, porém eles já tiveram seu direct e momento de brilhar, agora é a hora de esperar o lançamento e seguir em frente.
O Que é Provável de Aparecer
Nesta parte trataremos daquilo que é apontado por vários rumores, de fontes respeitáveis – então não daremos atenção para rumores que surgiram com alguém falando “meu primo trabalha na Nintendo e afirmou que teremos um novo F-Zero lançado em julho” – e também para a nossa percepção sobre o que é provável de se esperar da Nintendo esse ano. Claro, que considerando a Big N, a única certeza é que algo inesperado acontecerá, mas tentaremos chegar o mais próximo do que imaginamos ser o resultado final.
Em termos de jogos há 3 rumores que persistem desde o fim do ano passado, quando o Switch ainda se chamava NX, todos os 3 sendo postos inicialmente pelo site Europeu, Eurogamer, o qual acertou em cheio qual seria o modelo do Switch, tanto externamente como na sua arquitetura interna. São eles:
- Pokémon Stars – A terceira versão da sétima geração, esse jogo já foi garantido por tantas fontes respeitáveis que começamos a acreditar que realmente há algo aqui, considerando a expectiva da Nintendo de vender um número alto de Switchs esse ano Pokémon possivelmente fará parte da line up de 2017. Ainda há também o rumor de que ele será um jogo híbrido que
Imagem oficial da GameFreak sugere que Stars é real! será lançado para o New 3DS tal como para o Switch. Seja lá o que for mostrado estamos muito ansiosos para voltar a Alola e possivelmente revisitar antigas regiões. A única coisa que tenderia contra a Pokémon Stars é o fato de que tradicionalmente Mario e Pokémon não são lançados de maneira simultânea para um mesmo console. Mas talvez a Nintendo queira acabar com as chances de falha logo no primeiro ano do Switch.
- Mario + Rabbids RPG –Lembram-se dos Rabbids, uns coelhos esquisitos da Ubisoft originários de Rayman? Este seria um RPG combinando esses “troços” com todo o universo do Mario. Sinceramente, eu gostaria que esse rumor fosse falso, já que o Mario RPG do SNES é
uma obra prima e os Rabbid’s são bastante irritantes. Mas se trabalhado da forma correta quem sabe não fique legal? Por outro, lado a menos que esse jogo seja algo menor e com menos valor de produção e impacto, não vemos como seria possível ele lançar esse ano, afinal a única coisa mais improvável que Pokémon e Mario ao mesmo tempo, são dois jogos do encanador ao mesmo tempo. Além de tudo esse título tem gerado opiniões divididas, se por um lado dois dos nossos editores estão muito interessados nele, outros estão comum pé atrás, este que vos escreve incluso.
- Metroid – É difícil falar sobre Metroid, desde o lançamento do Wii U no qual Nintendo Land trazia um minigame de Metroid passou-se a falar que “um novo Metroid será mostrado na E3 esse ano”, e nunca isto aconteceu. Hoje em dia é quase uma piada, tal como foi com F-Zero. Por outro lado, diferente do que ocorre com F-Zero, o rumor de que Metroid voltou a aparecer com bastante força desde de o lançamento do Switch, ainda mais quando Reggie pediu para ser perguntado em 2018 para ver se já não haveria um novo Metroid confirmado.
Esse é o tipo de jogo que não vende tanto quanto Mario ou Pokémon, mas o hype criado pelos fãs é tão grande que seria um bom nome pro Switch, e pelo amor de deus todo mundo espera por um Metroid HD desde o lançamento de Corruption no Wii, 10 anos atrás.
Metroid reimaginado na Unreal Engine |
Além desses três rumores mais persistentes temos alguns outros que parecem ter consistência.
- Novo Donkey Kong Coutry – Ambos os títulos do DKC para Wii e Wii U são obras primas e estão entre os melhores jogos de plataforma já criados e o estúdio que os produziu, Retro Studios, está a 4 anos desenvolvendo um novo jogo. Porém, muitos rumores apontam que esse jogo seria o novo Metroid ou uma nova IP. Porém dois dos nossos editores aqui no site acreditam que o gorila de gravata irá dar as caras no Switch ainda nessa E3.
- Skyrim – Um dos jogos prometidos no trailer de lançamento do Switch, Skyrim ainda é muito aguardado para ser desbravado, dessa vez em modo portátil.
Mapa gigantesco, mil coisas pra fazer e portabilidade, nada poderia combinar mais - Monster Hunter XX – Monster Hunter não é um jogo tradicional de E3. Mas como o jogo foi revelado alguns dias atrás é possível que a data de lançamento ocidental dele seja oficialmente divulgada nesta E3.
- Smash Bros 4 Deluxe – Esse é um jogo que é falado desde o anúncio do Switch, e quando Mario Kart 8 Deluxe foi anunciado todos o deram como certo. Recentemente tivemos supostas imagens vazadas do jogo, embora estas tenham sido provadas falsas, a ideia ainda permanece fote. Duas coisas apontam contra ele, primeiro, o perigo que o game representa para o sucesso de ARMS e segundo, o fato de que Reggie afirmou que Smash é o tipo de jogo que se faz apenas um por console. Aqui na redação do site estamos divididos entre crer em Smash ou não.
- Pokkén Tournament Deluxe – Outro jogo de luta, outro port do Wii U. Dessa vez acrescentando os Pokémons que surgiram na versão arcade mas nunca chegaram ao Wii U. Esse rumor ganhou força após um trailer de um controle de arcade que vai ser lançado pro Switch alegar ter compatibilidade com Pokkén.
- Xenoblade Chronicles 2 – Continuando o histórico excepcional de Xenoblade nos consoles da Nintendo, esse jogo ainda consta como lançamento de 2017, mas ninguém aqui acredita que ele chegue ainda esse ano. Porém na E3 é bem provável que ele apareça.
- Pikimin 4 – De acordo com Miyamoto o jogo está pronto, mas nada mais foi falado sobre. Um dos nossos editores acredita em Pikimin, o resto de nós, desconfia.
- Algum ou alguns jogo(s) de Thirdies – Tá aí o problema maior que cerca a Nintendo desde o primeiro ano do Wii U, a falta de apoio das thirdies. Além dos já confirmados FIFA, NBA2K18, e o já mencionado Skyrim, não sabemos o que mais pode chegar ao Switch, esperamos, entretanto que a E3 traga algo a mais. Rumores apontam para Resident Evil 7, Call of Duty e Dark Souls. Resta saber se algum desses se confirmará. Ou se teremos alguma surpresa.
- Nova IP da Retro Studios – Se não for Metroid ou DKC a Retro está trabalhando em uma nova IP, e queremos vê-la na E3.
- DLC de Zelda Breath of the Wild – Essa é quase certa de aparecer, o maior sucesso do Switch, um dos jogos mais premiados de todos os tempos e provável Game of the Year, a Big N vai querer divulgar o conteúdo expandido desse jogo com o maior hype possível.
- Virtual Console e Funcionamento do serviço pago online – Nem só de lançamentos e jogos vive a E3, esse é o momento para a Nintendo divulgar os detalhes destes serviços.
- Aplicativos – Netflix, Amazon Prime, Youtube, Navegador, coisas simples mas que fazem toda a diferença ainda mais se tratando de um console portátil.
- Detalhes Sobre Parcerias – Embora talvez durante o Spotlight essa não seja a prioridade da Nintendo, é possível que ela fale sobre as parcerias com a NVidia e a Dena para ressaltar jogos de mobile e o futuro do Switch.
- Decepção – Não é E3 se não houver alguma decepção, considerando a opinião do pessoal da redação do site, a minha e dos fãs no geral é certo que parte delas não será atendida, então o fantasma do desapontamento já fica a espreita para todos nós.
Um jogo que apresentava reflexo dinâmico na água, já na época do 64 |
Pra completar ainda temos a confirmação da existência de uma continua de um das maravilhas do GameCube, Beyond Good & Evil, mas os produtores alegaram diversas vezes que ele não aparecerá na E3. A loucura do evento é tanta que ainda fica aquela expectativa para remakes que são mencionados em bastidores como Final
Fantasy VI, Golden Sun e até mesmo Chrono Trigger. É possível? Sim! Provável? De modo algum.
Evidentemente podemos sonhar com todo tipo de jogo, já que os Switch é amplamente capaz de rodar grande parte dos jogos da geração atual, entretanto precisamos estar preparados para não ficarmos chateados caso nossas expectativas e demandas não sejam saciadas nesta E3, uma vez que o festival busca atender um número gigantesco de fãs e não apenas um grupo específico.
Parte da mágica do festival são as surpresas e a excitação que anúncios inesperados ou há muito tempo esperados trazem, e essa mágica não tem preço e fazem parte do prazer de ser um Gamer. Aguardamos todos vocês aqui no site para nossa cobertura completa da apresentação da Nintendo no dia 13 de Junho a partir das 13:00.