Durante o evento de revelação do Nintendo Switch que ocorreu no dia 13/01, o presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, anunciou que o Switch terá um serviço online pago, quebrando o histórico da Nintendo de ser o único console sem nenhum tipo de assinatura para jogar online. Kimishima também disse que o serviço será uma melhoria em comparação com os serviços anteriormente oferecidos.
“Com o Nintendo Switch, você com certeza poderá jogar multiplayer online”, disse Kimishima. “E quando você utilizar o aplicativo para dispositivo smart que conecta com o Nintendo Switch, você poderá convidar os amigos para jogar online, definir compromissos para jogos e conversar com os amigos enquanto aproveita as partidas online dos jogos compatíveis, tudo isso de seu dispositivo smart.”
“Os usuários poderão testar o serviço online do Nintendo Switch de graça durante o período de testes após o lançamento do console. Depois, o serviço será pago, começando no Outono de 2017.”
O site da nintendo já está com as informações e detalhes sobre o serviço no site:
- Lobby online e chat por voz:
- Download de jogo mensal:
- Ofertas exclusivas:
Desde o primeiro anúncio do console novo da Nintendo, já era uma promessa que teríamos um serviço online baseado em assinatura, devido a uma parceria com a gigante japonesa de jogos para mobile DeNA.
Até o momento ainda não tivemos confirmação dos valores para assinatura desse serviço. Vale lembrar que os consoles PS4 e Xbox One já contam com um sistema semelhante, com valores para 12 meses de R$129,99 e R$179,00 respectivamente. Ambos serviços dão aos usuários jogos gratuitos mensalmente para os assinantes, entretanto a diferença com o Switch é que o jogo que será disponibilizado será de consoles anteriores (NES ou SNES) e estará disponível para jogar apenas durante um mês.
Diante das características e benefícios apresentados, contamos com um valor que seja inferior aos outros consoles dessa geração. Por outro lado, é muito interessante ver a Nintendo investir nesse assunto que sempre foi bem defasado em seus consoles. Podemos encarar também, junto aos vídeos promocionais de Splatoon 2, que esse é um forte indício de que a Nintendo começará a apoiar os jogos online competitivos, que tem crescido e sido tendência desde 2010.
Nintendo Switch tem data de lançamento para 3 de março de 2017, então até lá ainda poderemos ver muitas novidades para este assunto.