Sabemos que o Nintendo Switch, o console mais recente da Nintendo é um console hibrido, ou seja, tanto um portátil quanto um console de mesa.
Com o intuito de trazer todo o poderio gráfico de um console de mesa à um portátil, e claro, poder jogar como console de mesa em sua TV normalmente, em outubro de 2016 , a Nintendo apresentou ao mundo o Nintendo Switch.
Muita gente ficou animada e preocupada ao mesmo tempo. Afinal, ele seria capaz de competir com os monstros do mercado como Xbox One e Playstation 4 em termos de “potencia” ?
Voltando um pouco no tempo..
A Nintendo sempre foi dominante nos mercados de consoles portáteis, vide Nintendo DS que vendeu cerca de 158 milhões de unidades ao redor do mundo enquanto seu concorrente direto, o Playstation Portable (PSP) vendeu certa de 77 milhões (mesmo tendo um hardware superior).
Jogos de extrema qualidade que poucas empresas como a Nintendo sabem fazer, mais o grande apoio das third parties como Square Enix, Capcom , Ubisoft, Sega, dentre outras, fizeram do portátil um marco na história da empresa.
O Monstro de vendas Nintendo Wii provou que mais do que qualquer outro console que diversão vai além de hardwares potentes.
O console de mesa da Big N, vendeu mais de 100 milhões de unidades ao redor do mundo. Bem mais que seus concorrentes Xbox 360 e Playstation 3 (cerca de 84 milhões e 75 milhões respectivamente).
Jogos como Super Mario Galaxy mostravam que a Nintendo não estava para brincadeira.
Nintendo Switch, console de mesa mais fraco, porém, o portátil mais poderoso de todos os tempos!
Com o sucesso de seu atual console portátil, o Nintendo 3DS e praticamente um abandono por parte da Sony ao Playstation Vita (concorrente direto do Nintendo 3DS), a Nintendo tornou-se dominante no mercado de consoles portáteis.
Com isso, a Nintendo viu uma maneira de abranger esses dois públicos de maneira bem simples, unificar a experiência de um console portátil à um console de mesa com o Nintendo Switch.
Em termos claros, o Nintendo Switch é um console poderoso, mas não tão poderoso quanto um Xbox One Ou Plasytation 4. Ele é capaz de rodar todos os jogos de Xbox e Playstation 4 contanto que seja totalmente otimizado para ele. Jogos como Doom mostram o poder do console e não devem em nada as versões de Xbox One e Playstation 4.
Se olharmos o Switch como um portátil com possibilidade de se jogar como console e não um console que pode ser jogado como portátil, veremos o console de uma maneira completamente nova.
O Video acima mostra a experiência real de Doom do jeito que foi concebido tanto no Playstation 4 e Xbox One. A experiência no game é a mesma, com um porém, o Switch é único capaz de rodar ele na palma da sua mão, aonde você estiver.
Não existe outro console que te permita jogar jogos desse “calibre” na palma da sua mão.
A proposta do Nintendo Switch tem se mostrado um verdadeiro sucesso. Em menos de 1 ano, o console já superou as vendas de 5 anos do seu antecessor (Nintendo Wii U) passando de 14 milhões de unidades vendidas.
Curiosidades:
Somente no Japão, o console já vendeu 4 milhões de unidades. O Playstation 4, líder de mercado no país já vendeu 6 milhões desde seu lançamento no final de 2013.
Jogos como The Legend of Zelda Breath of the Wild e Mario Odyssey arrancaram as maiores notas nos “reviews” mundiais, ambos os jogos concorreram como jogos do ano, o famoso Game of The Year (GOTY) com The Legend of Zelda Breath of The Wild , saindo o premio de melhor jogo do ano (concorrendo com jogos de Playstation 4 e Xbox One/PC). Com isso, vemos que o Switch tem se tornado um console único, com possibilidades que nenhum de seus concorrentes são capazes de fazer. Podemos dizer que o Nintendo Switch tem se tornado cada vez mais um grande console e alcançando todos os tipos de público.
Tenho certeza que se você comprar um Nintendo Switch vai pensar 2 vezes antes de comprar aquele JRPG no seu Playstation 4 ou Xbox One, quando no Switch se pode jogar em qualquer lugar com a mesma qualidade gráfica.
E você? Concorda que o Switch pode até não ser o console mais poderoso mas é sem duvidas único pelas suas possibilidades e o mais poderoso portátil da atualidade?
Deixem aí nos comentários.