Super Smash Bros. é uma das franquias mais populares e rentáveis da Nintendo e um dos games de luta mais famosos do mundo, um dos motivos para seu sucesso é o modo competitivo do game. Apesar disso, o jogo não tem um público tão grande como por exemplo Fortnite e Overwatch no cena competitiva. A razão disso é simples, a falta de suporte da própria Nintendo.
Juan “HungryBox” DeBeidma, foi entrevistado pelo site Nintendo Life e falou sobre a falta de incentivo da Nintendo:
Eu sei que isso provavelmente é um tiro no escuro, mas vou tentar de qualquer maneira porque há muita gente assistindo. Eu realmente gostaria que, se alguém da Nintendo corporativo estivesse vendo isso agora, se alguém estivesse vendo a quantidade de emoção que esses aparelhos podem obter e tudo o que acompanha: apenas dê uma chance a Melee. Mesmo que seja apenas Ultimate, apóie a cena Ultimate, apóie a cena Smash em geral.
Você tem pessoas, dia após dia, transmitindo conteúdo, competindo, indo a torneios, e fazemos tudo isso de base. Temos essa cúpula porque eles arrecadaram dinheiro, e isso é ótimo, mas a Nintendo, eu preciso dizer, eu amo vocês, mas você é o único que não coloca recursos em cena. Veja a Capcom; olhe para essa celebração. Veja todos os outros jogos, veja Fortnite.
Masahiro Sakurai, criador da franquia afirmou não gostar do espírito dos eSports:
A filosofia por trás deles (eSports) não está de acordo com a filosofia da Nintendo, pois alguns desses jogadores estão jogando pelo prêmio em dinheiro […] chega a um ponto em que eles estão jogando pelo jogo, e eu sinto esse tipo de direção não coincide com a visão da Nintendo sobre o que os jogos devem ser.
Esse ponto de vista é confirmado pelo presidente da Nintendo Shuntaro Furukawa:
Games que os jogadores competem no palco por prêmios em dinheiro enquanto o público assiste, demonstram um dos encantos maravilhosos dos videogames. Não nos oponhamos a isso. Para que nossos jogos possam ser apreciados amplamente por qualquer pessoa, independentemente da experiência, sexo ou idade, queremos poder participar de uma ampla variedade de eventos diferentes. Nossa força, o que nos diferencia de outras empresas, é essa visão de mundo diferente, não uma quantidade de prêmios em dinheiro.
E você, acha que a Nintendo deveria investir mais na cena competitiva?