Jogos por streaming estão em alta e muitos julgam como o próximo passo para a indústria de games. O Google está investindo e ainda em 2019 irá lançar seu serviço, o Google Stadia, que funcionará em diversas plataformas (TV, PC, celular, etc) e remove barreiras como limitações técnicas, download e espaço em disco.
Então o que a Nintendo pensa sobre esse cenário no mercado de videogames? Em uma entrevista publicada pelo site Fortune, o presidente da Nintendo of America, Doug Bowser disse:
“O Switch entrega muitas das promessas do streaming. Ele é um console em que você pode jogar onde, quando e com quem quiser. É claro que estamos acompanhando de perto, observando e assimilando.”
Como Doug aponta, o Switch é um console promissor, considerando a sua portabilidade. Além disso, ele já teve algumas experiências de streaming no Japão. Jogos como Assassin’s Creed Odyssey, Resident Evil 7 e Phantasy Star Online 2 possuem uma versão para o console.
Em outra entrevista durante a E3, para Time, Bowser teve uma resposta semelhante sobre a Nintendo estar atenta ao “Streaming”, mas que estava mais focada em fornecer uma experiência sem pausas para o usuário.
“Estamos de olho nesta tecnologia e compreendendo sua capacidade e como pode contribuir para experiência de jogo do usuário, nossos personagens e nosso universo.”
“No entanto, acreditamos que o Nintendo Switch também contribui para oferecer uma experiência única aos usuários. É uma plataforma única que pode ser jogada na sua televisão de casa, tirar da base e jogar no modo portátil imediatamente, sendo na mão ou apoiado na mesa, continuar jogando onde quer que você vá.”
A tecnologia streaming ainda tem muito a evoluir. O Google Stadia ainda não tem data de lançamento para o Brasil e quando sair vai exigir muito da infraestrutura local. Uma nova tecnologia sempre tem um risco associado e o Nintendo Switch consegue oferecer uma portabilidade semelhante de uma forma única, dependendo simplesmente de seu hardware.