Junto do incrível produto que é o Nintendo Switch, nasce um problema na sombra desse sucesso: o drift nos Joy-Cons. Basicamente um comportamento de “puxar” o analógico para algum lado sem que ele seja estimulado pelo próprio jogador.
Os diversos consumidores afetados por este problema movimentaram vários casos jurídicos, inclusive um coletivo nos Estados Unidos, onde o próprio presidente da Nintendo se desculpa e diz não poder falar mais por ser algo que está nos olhos da Justiça.
Parece que agora é a vez de uma movimentação judicial acontecer na França. De acordo com a Organização Francesa dos Consumidores (que lá tem a sigla de UFC-Que Choisir), eles apontam que a Nintendo apenas está remediando a falha com manutenção, sem necessariamente alterar a composição do que é a causa do problema.
Confira um trecho traduzido por nós aqui da Casa do Cogumelo:
“Enquanto a Nintendo têm ciência do problema de mau funcionamento, a gigante japonesa optou por não modificar os componentes responsáveis pela falha, que ocorre frequentemente com os jogadores e limita a vida útil destes produtos e cria uma inércia no fabricante que já foi informado do problema… Estas são características que indicam que a Nintendo está envolvida na prática de obsolescência planejada.
Sendo assim, o UFC-Que Choisir entrou com uma ação e pede para que a Nintendo reveja a fabricação de seus controles para evitar o inevitável aparecimento desta falha”
A falha ser reconhecida pela empresa e já ter manutenção gratuita já é o suficiente para te satisfazer como consumidor ou você apoia os consumidores franceses que alegam que a Nintendo faz prática de obsolescência planejada, similar ao que a Apple foi acusada fazer com seus sistemas operacionais?