Com a saída de atividades oficiais da Nintendo no Brasil ocorrendo em 2015, tudo que vem da empresa agora é consumido por exportação, sem mais um distribuidor oficial participando da equação.
Por mais que a empresa nunca tenha dito ter planos de voltar, alguns flertes com as terras tupiniquins aconteceram com a presença da empresa com booths em eventos e também a recente parceria com as Lojas Americanas para distribuir gift cards dos jogos e também a eShop brasileira disponível hoje, mesmo que só através da web e não incluindo todos os jogos.
A chama da reaproximação volta a queimar, pois durante a Brazil’s Independent Games Festival (BIG) que ocorreu essa semana, a Nintendo anunciou que irá distribuir kits de desenvolvimento de maneira oficial aqui no Brasil e que desenvolvedores já podem ter acesso a esses kits em território nacional.
Na ocasião que ocorreu no último dia 24, Scott Hawkins, que é o responsável pelo licenciamento com desenvolvedores disse que essa reaproximação só não ocorreu anteriormente por não ter essa certificação para seguir em frente com as conversas com os desenvolvedores nacionais.
Os kits que virão são basicamente 3, sendo eles:
- S-Dev: formato mais potente para testar outras funcionalidades da plataforma;
- E-Dev: formato mais padrão que pode ser encontrado no varejo;
- H-Dev: focado em um formato pensado mais no Nintendo Switch Lite.
Além de se mostrar contente em finalmente poder compartilhar essa aproximação com o mercado brasileiro, Hawkins comenta que “Todos eles [os kits] agora podem ser requisitados oficialmente conosco e certificados para o Brasil”.
Para publicar um jogo, basta entrar em contato com alguma empresa que seja parceira da Nintendo ou abrir uma requisição diretamente do site de desenvolvedores da Nintendo. Ao entrar com o pedido, você pode receber uma mensagem de Aceite, Rejeitado ou um pedido para mais informações. Segundo Hawkings, é ideal que estejam ou trabalhando integralmente no jogo, ou que ele já esteja completo.
Ainda segundo ele, foi enfatizado o pedido de incluir de maneira clara quais os diferenciais o jogo explora e quais funcionalidades ele aborda, justamente para ter um foco maior em jogabilidades exclusivas para o Switch.