David Wise e Grant Kirkhope são dois compositors da Rare que trabalharam em grandes clássicos que marcaram história, como GoldenEye 007, Banjo-Kazooie, Battletoads e, mais notavelmente, a série Donkey Kong Country.
Em conversa com a US Gamer eles revelaram que, mesmo com a limitação de espaço, trabalhar com o áudio de qualidade inferior aos CDs no Nintendo 64 tinha suas vantagens:
“Como o N64 usava MIDI, nós podíamos ter trilhas responsivas que reagiam à jogabilidade dos ambientes. Mesmo que nossos concorrentes pudessem usar um CD, eles tinham uma trilha fixa e escopo limitado para músicas reativas.”
Nos consoles de CD, técnicas parecidas poderiam utilizar o hardware para atingir resultados semelhantes, mas a tendência na época era explorar ao máximo a qualidade de som lendo as músicas diretamente do CD. Já no N64, o único caminho era trabalhar com o hardware de som do console.
A responsabilidade de estar trabalhando em um jogo para a Nintendo também pesou sobre qualidade das música, segundo Kirkhope:
“Você tinha que dar o seu melhor escrevendo uma boa melodia e conjunto de acordes, já que na maioria das vezes era o melhor que se poderia fazer. A Rare era uma grande fã da Nintendo, então eu era lembrado constantemente de como as trilhas da Nintendo eram boas.”
David Wise também comenta sobre uma visita muito especial durante o desenvolvimento de Donkey Kong Country:
“Miyamoto-san visitou a Rare enquanto desenvolvíamos o primeiro Donkey Kong Country. Foi bem surreal demonstrar as músicas que eu havia criado enquanto Miyamoto-san estava no estúdio, ouvindo.”
O trabalho mais recente de David Wise, juntamente com Grant Kirkhope , foi uma volta às origens, com Yooka-Laylee and the Imposible Lair, jogo que foi fortemente inspirada por Banjo-Kazooie e Donkey Kong.