Olá Gamers,
Em busca de novidades no mercado gamer, as produtoras sempre lançam um novo estilo de jogo ou sub gêneros visando inovações, lucros, giro de capital e coisas do tipo. Assim como tantos outros, os MOBAs são frutos disso.
Do que se trata?
A sigla MOBA tem por significado Arena de Batalha para Vários Jogadores (Multiplayer Online Battle Arena), este estilo de jogo mistura elementos de games RPG e Ação, resultando assim em jogos competitivos e dinâmicos.
O gênero MOBA ou ARTS (Action Real-Time Strategy) não deve ser confundido com RPGs Online, visto que, em um RPG os jogadores estão em controle de um personagem, em um mundo aberto, dentro de um jogo sem fim.
O MOBA basea-se em batalhas entre times 5 vs 5 ou 3 vs 3 na maioria das vezes, o player pode escolher 1 personagem de seu game e participar da Batalha na Arena, buscando derrubar torres inimigas e aniquilar os personagens do time rival.
O herói controlado pelo jogador ataca os inimigos usando habilidades específicas, para ganhar experiência e dinheiro matando unidades inimigas, alcançando determinada experiência e assim, ele consegue progredir para o próximo nível, melhorando seus atributos e habilidades. O dinheiro serve para comprar itens consumíveis ou que melhoram as habilidades. Matar jogadores do time adversário costuma ser bem recompensador com experiência e dinheiro, assim como morrer para um jogador adversário também pode ser custoso ao time, quando morre o jogador tem que esperar um determinado tempo até reviver novamente na sua base.
Os cenários geralmente possuem caminhos abertos que ligam as bases inimigas chamados lanes ou faixas, os cenários costumam ter 2 ou 3 faixas, cenários com duas faixas costumam colocar times de até 3 jogadores, cenários com três faixas costumam colocar times com até 5 jogadores, as faixas costumam ser chamadas de topo (top), meio (mid) e baixo (bot), é nas faixas que ficam as torres de defesa dos times e por onde se movimentam as tropas controladas por computador.
A área do cenário que fica fora das faixas é chamada de jungle ou selva, na selva costumam ficar buffs (que aumentam os atributos do jogador por um tempo) e os chefes que podem ser derrotados para conseguir itens ou fazer com que eles lutem ao lado do time do jogador.
Início
Em 2009 foi lançado Demigod, da produtora Gas Powered Games, o primeiro MOBA independente de outros games, já que, todos seus antecessores eram mutações de outros jogos.
Nos primórdios deste estilo, nos deparamos no ano de 1989 com Herzog Zwei, um jogo de estratégia em tempo real do Mega Drive. Future Cop: LAPD, lançado em 1998 também é considerado um precursor do gênero, este deu origem indireta a Aeon of Strife, que é um game baseado em Star Craft II, este, foi a mola propulsora para a criação do Defense of the Ancients, ou DotA como é conhecido, um mapa modificado do jogo Warcraft III, onde se tornou extremamente popular na comunidade de Warcraft sendo referência no quesito MOBA, recebendo várias atualizações.
Os atuais
Este gênero gamer cresceu muito nos últimos 10 anos, e com isso, MOBA de todos os estilos, para todos os tipo de plataforma surgem, mas alguns, ganham supremo destaque:
League of Legends (PC)
Em LoL, os jogadores assumem o papel de “invocadores”, controlando campeões com habilidades únicas e que lutam com seu time contra outros invocadores ou campeões controlados pelo computador. No modo mais popular do jogo, o objetivo de cada time é destruir o nexus da equipe adversária, uma construção localizada na base que é protegida por outras estruturas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo.
League of Legends foi bem recebido desde o seu lançamento e sua popularidade cresceu ao decorrer dos anos. Em julho de 2012, foi o jogo para computador mais jogado na América do Norte e Europa em termos de número de horas jogadas. Até janeiro de 2014, mais de 67 milhões de pessoas jogavam League of Legends por mês, 27 milhões por dia e mais de 7,5 milhões durante o horário de pico.
DOTA 2 (PC)
O jogo é baseado em partidas on e off-line, em cada uma delas o objetivo é derrotar a equipe adversária e, para isso, é, indispensavelmente destruir o “Ancient”, que, por sua vez, se localiza no centro da base inimiga. Cada base é defendida por torres e ondas de unidades que percorrem os caminhos principais do mapa que levam à suas bases.
Cada jogador controla um personagem, chamado de “herói”, sendo que, atualmente, à 115 heróis disponíveis, com o possível lançamento de mais, com o qual participa dos combates que, geralmente, acontecem ao longo de três trilhas, ou na floresta. Os heróis iniciam no nível 1, podendo chegar até o nível 25 e avançando de nível conforme ganham pontos de experiência. A cada nível avançado, os heróis recebem 1 ponto para ser usado para melhorar suas habilidades especiais ou acrescentar talentos, em níveis específicos. Então, quanto maior o nível do herói, melhor são seus talentos e maior será a potência ou utilidade de suas habilidades.
Smite (PC e consoles 8ª Geração)
Os jogadores, aqui, controlam figuras mitológicas, este é um MOBA, porém não com uma visão panorâmica, mas sim, com uma visão em terceira pessoa, tornando assim, a jogatina ser mais imersiva e buscando um estilo diferente de jogadores que não se adaptaram a outros MOBA.
Claro, não podemos nos esquecer de tantos outros MOBAs, como Arena of Valor, Heros of the Storm. Alguns para Mobile, visto que o estilo combina bem com os celulares e tablets e essa globalização do gênero, tem feito com que mais e mais gamers passem a amar este modo de jogo e busquem seus favoritos, tanto porque, boa partes deles é Free to Play, tendo apenas micro transações internas que não mudam a experiencia de jogabilidade.
Visto o crescimento dos MOBAs, estaria o mercado gamer já saturado com este gênero ou ainda existe muito mais por vir?