Dando sequência nas notícias relativas a entrevista de Shigeru Miyamoto para revista Famitsu, ele respondeu a uma pergunta sobre seus planos futuros e a respeito de desenvolvimento de jogos:
“Eu frequentemente tenho um pensamento de que seria bom trabalhar em projetos pequenos com um grupo de pessoas. Mas neste momento, tenho muitas coisas animadoras no meu prato, além disso… Quando o tempo certo vier, se de alguma forma eu puder descobrir uma inspiração que ainda não tenha tido, adoraria fazê-la. Hoje em dia, se eu digo ‘O que você acha de fazer isso?’ para quem está em volta, não são muito receptivos. Eu sei que terá um tempo em que vão dizer ‘Oh, hum. Interessante’. (Risos)”
Ele não chega a entrar em detalhes sobre o que poderia ser esse projeto ou as coisas animadoras que menciona. Mais a frente na entrevista Miyamoto ainda diz que seu assessor o proibiu de falar qualquer coisa sobre isso.
Miyamoto fala que a inspiração pode estar logo debaixo de seu nariz. E essa foi justamente a história da franquia Pikmin. Ela nasceu graças a seu entusiasmo por jardinagem.