Nesta manhã, foi publicado um artigo de Phil Spencer no blog oficial da Xbox anunciando a compra da ZeniMax Media, empresa-mãe de vários nomes consagrados na indústria, como Bethesda, id Software, Arkane, entre outros e que são responsáveis por The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Doom, Dishonored, Prey, Quake e, o ainda não lançado, Starfield.
A compra soma US$7.5 bilhões aumenta o número de “times de estúdios criativos” da Microsoft desenvolvendo jogos para PC e Xbox para 23 e foi motivada pelo alinhamento que as empresas têm sobre o futuro dos games e histórico de parceria, com a Bethesda publicando seu primeiro jogo de console no Xbox original (The Elder Scrolls III: Morrowind) e sendo um apoiador da Xbox Game Pass. Os jogadores logo poderão sentir mudanças causadas pela aquisição, com a adição dos jogos da Bethesda ao Xbox Game Pass, inclusive com Starfield sendo disponibilizado no serviço no dia de seu lançamento.
De forma inusitada, agora a Microsoft está desenvolvendo 2 jogos que terão exclusividade temporária para PlayStation, Deathloop, da Arkane Studios, e GhostWire: Tokyo, da Tango Gameworks.
Paralelamente, Pete Hines, vice-presidente senior de marketing global da Bethesda, divulgou no site da empresa uma carta sobre a aquisição, afirmando que a Bethesda continua sendo a Bethesda, que continuarão trabalhando nos mesmos jogos e que serão publicados por eles mesmos, como ocorreu com os vários outros estúdios adquiridos pela Microsoft.
Uma das consequências da compra é a união da Bethesda, que tem publicado os jogos Fallout desde sua repaginação, com Fallout 3, e a Obsidian Entertainment, responsável por um dos Fallouts mais aclamados pelos fãs, Fallout: New Vegas.