Uma equipe principal de 50 pessoas trabalhou exclusivamente em 2007 em Metroid Prime para o Wii. Destas, 27 permaneceram no estúdio texano, a Retro Studios, além de quatro terceiros que foram contratados, de acordo com LinkedIn.
Dos 11 designers que participaram de Metroid Prime 3, cinco ainda estão na empresa, provavelmente trabalhando na sequência, Metroid Prime 4.
Entretanto, da equipe original do primeiro jogo, lançado a quase duas décadas, menos de 10 funcionários, dos mais de 40, ainda estão trabalhando na Retro, e os principais criadores seguiram em frente.
Mark Pacini, que foi o designer-chefe, e depois diretor, dos três jogos da série, saiu para fundar o Recore Armature Studio em 2008. Mesmo na Armature, ele continuou na franquia, assim como o artista-chefe Todd Keller e outros funcionários.
A Nintendo anunciou no início do ano que decidiu “reiniciar o desenvolvimento desde o começo” para o Metroid Prime 4, com o produtor Kensuke Tanabe chamando a Retro Studios para assumir o projeto, de seu desenvolvedor original não anunciado.
A Retro está atualmente contratando para Metroid Prime 4 e na sua página de oferta de empregos há disponível cargos como diretor de arte, diretor de desenvolvimento e outros.