Quando a Microsoft criou o XBox (conhecido como Xbox clássico hoje), ela veio proposta a dar algo diferente aos gamers. Se você leitor, um dia deixou de ser um Sonysta para se filiar a Microsoft, talvez hoje, avaliando seu Xbox One, possamos pesar se realmente valeu a pena o investimento.
Vamos falar sobre recuperação
O Xbox one foi lançado em 21 de Maio de 2013, isso mesmo, já vamos para o sexto ano deste console. O início dele foi conturbado, onde os consumidores não sabiam dizer se ele era um console ou um PC ligado a TV. Seu marketing dizia que ele teria muitas funções, mas os jogos… nada interessante. Isso resultou em uma queda de mercado avassaladora, o que levaria o bom videogame para a mesma “vala comum” que estão Atari Jaguar, Sega Saturn e DreamCast.
Após ver as perdas numéricas no mercado, a Microsoft decide dar uma bela tacada buscando sua recuperação. A empresa de Bill Gates disponibilizou a retro compatibilidade do Xbox one com alguns games de Xbox 360 e Classic, o que melhorou muito sua receptibilidade por conta dos gamers. Dai pra frente, as coisas só melhoraram. Mais jogos retro compatíveis, mais atualizações, melhorias no Xbox Live e uma melhor visão nos jogos AAA (deixando de lado algumas “coisas” visadas em alavancar o Kinect.)
A evolução da marca tornou-se mais visível com o lançamento do Xbox S com conectividade 4K e do “parrudão” Xbox One X. Este último citado, buscou melhorar gráficos, jogabilidade e proporcionou um controle melhor para os Progamers. O console que era o “café com leite” da 8ª geração, agora corria lado a lado com Playstation 4 e Playstation 4 Pro. Para a empresa que errou feio em sua divulgação, no início da vida do console, e agora, chegar a uma justa disputa é uma vitória e tanto.
Inovação
Mas a Microsoft fez algo ainda maior, e que realmente abalaria o mercado dos games, algo que envolveu inovação. Com isso surgiu o Play Anywhere. Vinculando sua conta Live com seu console e seu PC, você pode jogar alguns games tanto em um quanto em outro. Não é algo tão útil, mas fica interessante, com tanto que você tenha um bom PC para jogar os games de console. Caso o Gamer venda seu Xbox, ainda sim pode usufruir dos jogos da Play Anywhere em seu PC.
Porém, a maior inovação, aquela que fez os vendedores de jogos físicos e digitais tremerem foi o Game Pass. Com uma taxa mensal de aproximadamente 37 R$/mês você pode jogar qualquer jogo da lista disponibilizada. Funciona como um Netflix, você pode utilizar qualquer jogo da lista e de tempos em tempos, esta lista é atualizada. No Game Pass, existem grandes jogos e inclusive lançamentos exclusivos, lembrando que, uma vez baixado, o jogo é pra sempre seu!!!
O Xbox é um grande console que vem tentando melhorar e aprimorar a nem tão boa assim 8ª geração. Se vale a pena ter um Xbox One? Avaliando sua recuperação e suas inovações, penso que sim, em vias de fato, é uma boa escolha. Então, divirta-se com a jogatina!!!