Olá Gamers, é hora de recordar…
No final da era 8 Bits e por quase toda a vida dos 16 Bits, jogos de corrida com uma “pegada” similar foram lançados aos montes, Out Run, Mario Kart, Top Gear e muitos outros; estes, são games em que o player vê a corrida por trás do carro, sendo assim, denominado um jogo de corrida 2D, em que para muitos programadores, este estilo é um pesadelo, já que, segundo alguns, programar jogos com esta especificação são mais difíceis do que um 3D. Neste estilo 2D, quem da as impressões da corrida é o cenário e não o carro, por conta disso, velocidade, curvas e profundidade são pontos de vista realizados pelo cenário que deve ser bem programado, colorido e detalhado para que o jogo não fique a quem do desejado.
Falaremos hoje sobre um jogo muito amado pelos brasileiros, que acabou não fazendo tanto sucesso nos EUA quanto aqui, falaremos neste texto sobre Top Gear 2, um maravilhoso game que marcou minha vida e a vida de toda uma geração de players. Top Gera 2 foi lançado em Agosto de 1993, para Super Nintendo pela Kemco, porém, o game foi produzido pela Gremlin Interactive, para nós brasileiros, o game é maravilhoso, mas fora daqui, foi apenas mais um do estilo.
O jogo possui uma série de singularidades, mas uma bem interessante são os nomes dos corredores controlados pela CPU, todos eles são baseados nos nomes dos desenvolvedores do game, um belo segredo, porém, de muita valia para o programador.
Dados técnicos
A jogabilidade do game é precisa, tanto que qualquer movimento errado resulta em perdas de posições, a sensação de velocidade é ótima, especialmente quando ligamos o turbo, o modo como aprimoramos nosso carro com rodas, motores, cambio e muitas coisas fazem a jogatina ficar ainda melhor.
O áudio, e especialmente a trilha sonora são marcantes e nostálgicos, todo mundo se lembra da fabulosa música deste game, os sons da corrida também são ótimos, com muitos detalhes que fazem o jogador adentrar na corrida de corpo e alma.
A arte gráfica é simples, sem pontos memoráveis, muito similar a inúmeros outros games, porém, as pistas noturnas são belíssimas, com luminosidade impressionante, e quando a boa qualidade é misturada ao dinamismo da corrida, tudo chama mais a atenção.
Vale a pena recordar?
Top Gear 2 esta alicerçado no coração de qualquer gamer dos anos 90, seja por sua qualidade, nostalgia, ou simplesmente pelos dizeres dos pilotos a cada ação realizada na corrida. Talvez Top Gear não seja o melhor em seu estilo, mas com toda a certeza teve seu destaque. O game pode ser apreciado no Super Nintendo, Mega Drive e Amiga, e se você tem alguma maneira de jogar, aconselho muito que conheça este belo game e embarque em sua Máquina do Tempo.