“It’s Me, Mario”. Quando você ouve essa frase com certeza já sabe quem é que está falando. O personagem da Nintendo que estreou em um jogo do Donkey Kong, com o nome de JumpMan, virou o mascote da empresa e conquistou o mundo. Hoje ele é um dos personagens de games mais famosos, ganhou inúmeras séries e jogos em todos os consoles da Nintendo. A nossa máquina do tempo vai nos levar hoje para o ano de 1990, quando foi lançado Super Mario World.
Lançado para ser o sucessor dos clássicos da série Super Mario Bros. do Nintendinho, Super Mario World vinha com a difícil missão de superar o recorde de jogo mais vendido da história do primeiro jogo da série, com cerca de 40 milhões de cópias vendidas. A Nintendo manteve o esquema de marketing do antecessor, onde você comprava o console e vinha a fita junto. O jogo foi um completo sucesso e praticamente definiu a “plataforma” e esse gênero de game, sendo considerado o “título definitivo de plataforma” para muitos.
A história é aquele clássico rapto da princesa Toadstool pelo famigerado Bowser. Para salvar a princesa, Mario e Luigi desbravam a Ilha dos Dinossauros, enfrentando os lacaios do rei dos Koopas. São no total sete mundos diferentes e dois secretos, existindo diversos caminhos para chegar até o final do jogo. Super Mario World pode ser jogado por até dois players, um com o Mario e outro com o Luigi, jogando em turnos e não simultaneamente. O jogo trouxe diversas características dos seus antecessores, mas foi bastante inovador ao mesmo tempo. Agora o mapa é em território único, com paisagens diferentes e também foi incluso um personagem novo para ajudar os heróis, o nosso amigo Yoshi.
O dinossauro mais querido da história dos video-games se juntou aos novos companheiros, ajudando como montaria, comendo os inimigos e servindo como defesa, ele fez tanto sucesso que estrelou sozinho vários jogos depois. Os poderes do Yoshi se alternam, dependendo da cor do casco inimigo que ele come. Cascos verdes são lançados como um projétil, o azul faz com que ele crie asas por tempo limitado, o vermelho lança três bolas de fogo e o amarelo faz com que ele dê uma batida poderosa no chão. Existem quatro variações de Yoshi: o verde, o azul, o vermelho e o amarelo. O verde é o normal, que só terá os poderes comendo os cascos das cores específicas, enquanto os outros têm o poder referente às suas respectivas cores. Além do grande amigo, existem power-ups que o ajudam durante as fases.Os clássicos cogumelos, a estrela e a flor foram mantidas, mas a forma de Tanooki do Mario mudou para apenas uma capa que o ajuda a “cair com estilo”. Existe também um balão que faz com que o Mario possa flutuar por um tempo e que pequenas asas que levam o Yoshi para o céu depois faça com que ele fique azul.
Existe uma infinidade de inimigos em Super Mario World. Eles variam em cada região, mas os koopas estarão em praticamente todos os lugares. Estas tartarugas farão de tudo para te derrotar, mas basta uma pisada em suas cabeças para acabar com elas. Os cascos podem ser utilizados como arma para derrotar os outros inimigos. Outro inimigo clássico é o Goomba, uma espécie de cogumelo marrom com pernas. As fases de Super Mario World são condizentes com o terreno em que se encontram o mapa, podendo variar de montanhas de chocolate, planícies verdes, e até as terríveis fases d’água, que com certeza deram muita dor de cabeça e são as mais “odiadas” até hoje. Durante a trajetória do mapa, existem sete fortalezas guardadas pelos lacaios principais do Bowser. Cada boss deve ser acertado três vezes na cabeça, para destruir a fortaleza e poder continuar com a jornada e chegar ao último e temível castelo. As casas fantasmas também foram fases que marcaram demais o jogo. Cheia de mistérios e labirintos que faziam você se perder e acabar morrendo por causa do tempo, esses lugares sinistros estavam cheios de fantasmas malucos que só o atacavam quando você estivesse de costas para eles.
Super Mario World se destacou consideravelmente por seus gráficos excelentes e pela trilha sonora fantástica. O detalhamento dos personagens e também dos cenários foi algo incrível para a era dos 16 bits. Cada região transformava o cenário e a trilha sonora o acompanhava, criando grande imersão em todo o jogo. A jogabilidade era simples, porém eficaz, mas gerou muitas críticas na época, pois isso fez com que a dificuldade do game diminuísse muito. Sem sombra de dúvidas, o jogo foi um sucesso imediato. Todos queriam jogar e zerar o game incansavelmente. O jogo vendeu 20 milhões de cópias, tornando-se o jogo mais vendido do SNES. Por toda sua história, qualidade e diversão, Super Mario World se tornou um jogo eterno. Este ano ele completará 25 anos, mas não importa a idade que tenha, sempre valerá apena jogá-lo novamente.