Olá caros leitores, preparados para mais uma viagem na nossa
Máquina do Tempo? Dessa vez nosso
destino terá uma quantidade bem grande de nostalgia envolvida durante a viagem,
então preparem seus feelings e venham
conosco para o lendário game de Super Mario World !
creio eu fez parte da infância de muitas pessoas e que também provavelmente foi
o primeiro game registrado no currículo gamer de muitos de vocês, o jogo foi
lançado em 1990 juntamente com o SNES no Japão e só em 1991 veio para a
América.
Senta que lá vem história…
Bowser e sua prole |
A história de Super Mario World se passa logo após os
eventos de Super Mario Bros 3, Mario, Peach e Luigi decidem tirar férias nas
terras dos dinossauros porém o embuste do Bowser aparece pra estragar as férias
do pessoal e sequestra a princesa mais uma vez, não satisfeito Bowser ainda
gera um grande caos nas terras dos dinossauros juntamente com seus 7 filhos, os Koppalings,
(nessa época os Koppalings eram considerados filhos do Bowser) eles aprisionam
os habitantes em ovos e dominam algumas áreas do lugar, cabendo a Mario e Luigi
salvarem o dia mais uma vez.
simpático dinossauro que nos conta todo o ocorrido que acabei de mencionar
acima, Yoshi decide se aliar a Mario e Luigi para conseguir salvar seus amigos
das garras de Bowser e seus filhos, o dinossaurinho nos ajuda servindo de
montaria, com ele é possível engolir alguns inimigos, cuspir bolas de fogo,
voar, e criar pequenos terremotos, porém todas essas habilidades dependem do
tipo de Koopa troopa (tartaruga) que Yoshi engoli.
Yoshi! |
temos acesso a todas as áreas que são ligadas por caminhos diferentes, algumas
dessas áreas estão ocultas no início cabendo ao jogador(a) descobrir todos os seus segredos, existem também
fases com pontos vermelhos que indicam que ali existem mais de uma saída
possível, toda a Terra dos Dinossauros é composta por 7 áreas mais 2 secretas
que serão descritas logo abaixo:
O ponto de partida! |
primeiro contato com Yoshi, nosso ponto
de partida é a casa do mesmo, a ilha
possui algumas colinas e de início é possível escolher seguir por
dois caminhos
diferentes, um que leva até o palácio dos blocos amarelos e outro que te leva
para o castelo de Iggy Koopa que vai testar seu equilíbrio sob uma plataforma
que não para de se mover.
Donut Plains. |
Donut Plains é liberada, o lugar tem esse nome por se assemelhar muito com uma
rosquinha Donut, nesse lugar temos acesso a uma pena que faz com que Mario e
Luigi ao toca-la ganhem uma capa que lhes concedem a habilidade de voarem pelas
fases, além disso é a partir daqui que são introduzidas as fases de pontos
vermelhos que possuem mais de uma saída, e também somos apresentados as casas
fantasmas que também escondem vários mistérios, o chefe dessa região é Morton
Koopa Jr que pode ser um terror para quem tem claustrofobia .
A música tema desse lugar é incrível! |
mais legais e mais bonitas de todo o jogo, Vanilla Dome se passa dentro de uma
montanha onde se pode seguir por dois caminhos, um que te levará para o castelo
de Lemmy Koopa e outra trilha secreta que te levará para a primeira fortaleza
do jogo no exterior da montanha, onde você irá enfrentar os Reznors que são um
bando dinossauros nada amigáveis que atiram bolas de fogo sobre uma roda de
madeira, detalhe dessa fortaleza é que ela é uma das fases mais peculiares do
jogo por nos apresentar um castelo totalmente inundado!
deixa de esconder alguns segredos também, se passa em sua
maioria sobre duas
pontes que ligam Vanilla Dome com a Cookie Mountain, é aqui que enfrentamos
Ludwig Von Koopa que de todos os outros Koopalings é o que possui um método
único para ter atacar.
É fácil se confundir aqui. |
Forest of Illusion: Podemos dizer que esse lugar é a Lost
Woods do universo Mario, por apresentar caminhos que não dão a lugar algum e
uma vegetação composta por densas árvores que te olham com um amigável sorriso
falso, aqui é onde a segunda fortaleza do jogo se encontra e também onde fica o quinto
castelo a ser superado, enfrentamos Roy Koopa que usa os mesmos métodos de
ataque de Morton porém um pouco mais hard core.
Eu ficaria de boas numa ilha de chocolate. |
consiste em uma região com várias montanhas feitas de chocolate, este lugar
também possui caminhos que não dão a lugar algum e também esconde alguns
segredos, a terceira fortaleza do jogo está localizada aqui e também é toda
feita de chocolate, o chefe desse lugar, ou melhor a chefe, é a única
integrante feminina dos
Koopalings sendo Wendy O. Koopa, ela usa os mesmos
métodos de ataque de Lemmy, se escondendo nos canos e tentando te confundir com
bonecos falsos, porém Wendy é um pouco mais rápida e tem o auxilio de duas
bolas de fogo para te avacalhar.
Vai encarar? |
Valley of Bowser: Esse é o último lugar no qual temos de ir
para zerarmos a campanha principal, no entanto antes de entrarmos aqui temos de
passar por um misterioso navio afundado que se encontra logo após a conclusão
de Chocolate Island, um detalhe curioso é que esse navio afundado é aquele
mesmo utilizado por Bowser e pelos Koppalings para infernizar a vida de Mario
em Super MarioBros 3, após passarmos pelo navio temos acesso ao tenebroso vale
de Bowser, aqui as fases são um pouco mais difíceis e é o lugar onde mais se
tem chefes para enfrentar, sendo os Reznors na última fortaleza do jogo, e
Larry Koppa no sétimo castelo, Larry irá te atacar no mesmo estilo de Iggy
porém ele terá o auxilio de várias bolas de fogo para ajudá-lo.
A batalha final! |
O castelo de Bowser possui uma grande estrutura no mapa e
por dentro é dividido em 8 seções onde o jogador(a) precisa escolher duas para
atravessar, além disso o castelo conta com um trecho que se passa em total escuridão
onde se é necessário contar com o auxilio de uma pequena lâmpada. A batalha
contra Bowser é simples mas em determinado momento exige um pouco de habilidade
por parte do jogador, a luta consiste em arremessar mecha-koopas contra a
cabeça do tirano a fim de derrota-lo, após a batalha a princesa finalmente é
salva e a paz na Dinossaur land é restaurada.
Bora montar a estrela! |
Mundos Especiais
Star Road: A estrada estelar é um dos mundos secretos
escondidos dentro do jogo, ela pode ser acessada a partir da Donut Plains por
meio de um portal de estrela, aliás existem vários desses portais espalhados
por todo o mapa, porém eles estão escondidos, a estrada estrelar se encontra sob
as nuvens e consiste em uma montanha que possui um formato de estrela com uma
fase em cada ponta, aqui somos apresentados aos filhotes de dinossauros e eles
possuem habilidades diferentes dependendo da cor que possuem, porem para que
seja possível monta-los o jogador(a) terá de alimenta-los com alguns inimigos
para que eles cresçam.
Admita você perdeu muitas vidas aqui. |
especial que só pode ser acessada quando o jogador(a) consegue decifrar o
segredo escondido na Star Road, aqui as fases possuem um nível de dificuldade
bem maior em comparação com o resto do jogo, todas elas irão testar suas
habilidades ao máximo sem nenhum tipo de piedade (Tubular que o diga) o curioso
aqui é que as 8 fases possuem nomes de gírias dos anos 80 sendo elas: Gnarly, Tubular,
Way Cool, Awesome, Groovy, Mondo, Outrageous e Funky. Após completar todos
esses desafios o jogador(a) volta para a Yoshi Island, porém todo o padrão de
cores do mapa é alterado com alguns inimigos sofrendo modificações.
Concluindo a Special Zone os koopas ficam a cara do Mario! |
Forte nostalgia
época em que foi lançado e que até hoje é lembrado com muito carinho por várias
pessoas, já que ele marcou a infância de muitos de nós, até mesmo pessoas que
jogaram o jogo quando crianças mas que não jogam mais vídeo games se lembram
dessa aventura de Mario com muita nostalgia, afinal de contas não podemos nos
esquecer das brigas que tínhamos com os irmãos ou amigos pra ver quem seria o
player dois, dos momentos em que conseguíamos descobrir algum segredo pelo qual
não estávamos esperando, ou da felicidade que foi quando você conseguiu passar
da Tubular depois da milésima tentativa, enfim Super Mario World nos apresenta
uma essência tão pura e ao mesmo tempo tão misteriosa que consegue nos prender
por horas a fio desbravando todo aquele mapa, não sei quanto a vocês mas mesmo
depois de eu ter conseguido achar todas as 96 saídas eu ainda ficava com aquela
sensação de que o jogo estava escondendo alguma coisa e talvez isso fez com que
eu o jogasse por várias vezes.
Enfim tudo o que posso dizer é que Super Mario
World é um game único (e o meu primeiro carimbo no passaporte gamer) e atemporal
pois até hoje existem muitas pessoas que o jogam e que o apresentam para as
novas gerações para que desde cedo elas possam ter um bom gosto para os games.
Vale lembrar também que recentemente foi lançado o SNES Mini e Super Mario
World é um dos jogos que vem inclusos no console sendo uma flechada de
nostalgia em nossos corações.