Com o grande sucesso que repercutiu com o jogo Super Mario 64 (N64), a Nintendo decide lançar um remake desse sucesso que revolucionou tanto seu gênero na época de lançamento, para seu novo portátil até então o Nintendo DS. Super Mario 64 DS foi lançado para o portátil dentre os anos de 2004/2005 com sucessíveis mudanças em torno de sua história e jogabilidade (comparado ao Super Mario 64 original), dentre essas e outras analises conferimos a seguir.
Sua Criação:
Lançado nos dias 21 de Novembro de 2004 na América do Norte, 2 de Dezembro de 2004 no Japão, 11 de Março de 2005 na Europa e 24 de Fevereiro de 2005 na Austrália, o game seguia com o titulo da Franquia Super Mario para o portátil Nintendo DS, que começava a ganhar força. O jogo como se percebe é um remake de Super Mario 64 lançado para o Nintendo 64 em 1996, sendo considerado um jogo revolucionário para sua plataforma na época por muitos veículos de comunicação, onde apresentava pela primeira vez a saga de Super Mario para salvar a Princesa Peach das garras do terrível Bowser, em um mundo inteiramente modelado em 3D.
O jogo seguia com o titulo original para o N64, porem com diversas mudanças em torno de sua jogabilidade e enredo, tendo os personagens Wario, Yoshi e Luigi como jogáveis (sendo que na versão original, apenas o Mario podia ser jogável durante todo o jogo). E ressaltando que Luigi finalmente foi escalado para participar do game, após a maldade que os desenvolvedores fizeram de não coloca-lo na história do jogo original (pobre Luigi).
Jogabilidade:
Começamos falando sobre os novos personagens acrescentados no remake como Wario e Luigi, esses personagens não participaram do jogo original lançado para o Nintendo 64, como também não havia mais jogadores a serem jogáveis em Super Mario 64 com exceção do protagonista Mario, já nesse remake percebemos mudanças em torno dessa questão.
Mudanças no começo da cena, no game original Mario chega ao castelo para comer um bolo que a Princesa Peach havia lhe oferecido, já na versão para o Nintendo DS o convite é o mesmo, porém Mario não chega sozinho ao castelo, é acompanhado por Wario e Luigi. Porém nenhum desses personagens começa a jogatina no game, quem começa a aventura é Yoshi que se apresenta dormindo no castelo.
Para quem já detonou 100% o jogo Super Mario 64 (N64), sabe todas as artimanhas, “macetes” e etc, para conseguir conquistar todas as 120 Power Stars espalhadas pelo game, nesse remake perceberá que o jogo não é completamente igual a versão original. Começando pelas 30 novas Power Stars que foram acrescentadas no jogo, como também novas fases curtas e inéditas foram adicionadas. E para conquistar todos esses recursos adicionados nesse novo universo criado em Super Mario 64 DS, você contará com a habilidade diversificada dos quatro Players jogáveis no game (Mario, Luigi, Wario e Yoshi), sendo utilizados simultaneamente durante cada fase no jogo.
A parte gráfica do jogo também foi melhorada se comparada ao jogo original, tendo mais polígonos em personagem e objetos sendo remodelados com mais precisão e melhor desempenho, tendo mais recursos que na década de 90. Porem nem tudo é perfeito, o game apresenta erros na parte gráfica mesmo sendo quase despercebidos se não analisarmos o jogo inteiro, como em pisos e paredes pode notar quadriculados nas texturas que não tiveram em Super Mario 64 (N64). Mesmo o jogo não tendo um visual 3D dos melhores (se compararmos com Super Mario 64 e outros jogos lançados para consoles dentre aqueles anos), apresenta uma estética até Sólida e Funcional para o portátil Nintendo DS.