A franquia Star Fox completou no mês de fevereiro 22 anos. Desde então, seis jogos foram lançados para as plataformas da Nintendo. Dois deles são para portáteis, sendo um remake do jogo de Star Fox 64. Durante esse período, muitas modificações ocorreram, tanto no gráfico do jogo, quanto em sua jogabilidade e o enredo tornou-se cada vez mais intenso e profundo. Hoje, nossa Máquina do Tempo vai nos levar para o último jogo da franquia lançado em um console de mesa: Star Fox Assault.
Crítica de pouca fé
Como vimos semana passada, a Rare encerrou sua parceria com a Nintendo, lançando
Star Fox Adventures. Para aproveitar mais o GameCube, a empresa decidiu fechar com a Namco e fazer um novo Star Fox. O primeiro anúncio do jogo foi feito em 2002, e a pretensão era de que ele fosse lançado no ano seguinte, feita pelos mesmos desenvolvedores que trabalharam em Ace Combat 2. Após a confirmação do novo Star Fox, novas informações sobre ele só foram mostradas a E3 de 2003, em Los Angeles. Nela foi mostrado um vídeo com cenas de como seria a visão em primeira pessoa de Fox. De acordo com a revista mensal EGM, o vídeo chegou a ser vaiado pelos fãs e a própria revista considerou um jogo “Notavelmente inexpressivo”.
O título inicial que estava sendo usado durante o desenvolvimento era Star Fox Armada, mas com o tempo ele adquiriu o nome que foi usado oficialmente, substituindo Armada por Assault. Inicialmente, o jogo era pra ser focado como mulitiplayer e as batalhas no chão teriam um esquema de controle semelhante ao modo “on-foot” de Star Fox 64. Durante a E3 de 2004, a Eletronic Gaming Monthly (EGM), escreveu uma pequena prévia, colocando que o jogo aparentava “muito melhor do que há um ano”. Star Fox Assault teve seu lançamento confirmado para novembro de 2004, mas acabou atrasando e foi lançado no inicio de 2005.
Star Fox Assault usa uma engine que foi feita pela empresa japonesa CRI Middleware. Yoshie Arakawa e Yoshinori Kanemoto utilizaram a orquestra de Nova Tokyo para gravar as músicas e os efeitos sonoros. A maioria dos sons são partes dos temas usados em Star Fox 64, que foram criados por Koji Kondo e Hajime Waka.
Novos vilões e novos amigos
Assim como os jogos anteriores, Star Fox Assault é localizado no Sistema Lylat. Todos os planetas (menos Aparoid Homeworld) estão presentes neste jogo, inclusive Sauria de Star Fox Adventures. Desta vez Venom, planeta em que fica o vilão Andross, não aparece no game. Mais uma vez, a equipe de mercenários Star Fox esta completa, com Falco retorando após seu período de afastamento e Krystal se juntou em definitivo a equipe. Peppy se aposentou dos voos na Arwing e fica, junto com ROB, coordenando a equipe de dentro da Great Fox.
A aventura começa um ano após a destruição de Andross. O sobrinho do vilão, Andrew Oikonny assumiu a liderança do exército e começou uma rebelião contra Cornerian. O exército da capital está sendo derrotado pelos inimigos quando aparece a equipe Star Fox para ajudar. Eles conseguem derrotar boa parte dos inimigos e partem à caça de Andrew, que tenta se esconder em Fortuna. Após ser descoberto, ele transforma sua nave em uma imitação da forma final de Andross, mas muito mais fraco. Ele acaba perdendo a batalha e sua nave é destruída por uma estranha criatura que se assemelha a um inseto. A criatura ataca Fox, mas o herói consegue elimina-la e pega um chip (core memory) que faz parte da memória do núcleo, para pesquisa, isso tudo antes que uma infinidade de insetos idênticos o atacasse.
A famosa equipe Star Fox jogando seu próprio game no Gamecube
Já de volta a Great Fox, o pai de Slippy, Beltino Toad, revela que as criaturas diferentes que os atacaram são chamadas de Aparoid. Essas criaturas tem um poder incrível e são capazes de destruir Cornerian inteira com um pequeno esforço. Eles detectam um sinal de socorro sendo enviado de Katina e suspeitam que isso possa ter envolvimento com os Aparoids. A raposa desce até o planeta para investigar e descobre que foi pego em uma armadilha dentro de uma base dos insetos. Peppy teleporta o tanque Landmaster para ajudar Fox a destruir os inimigos. Depois de derrotar o boss, ele consegue recuperar outra “core memory”. Mas para a surpresa de todos, Pigma rouba a peça e revela que foi ele quem enviou o sinal. O porco acredita que ficará rico se conseguir vender o item roubado.
A equipe consegue rastrear Pigma até a Zona Espacial Sargasso, um esconderijo de bandidos que é liderado por Wolf O’Donnell, líder da famigerada equipe Star Wolf. Depois de invadir a base, eles descobrem que Pigma não está naquele local e quando vão sair de lá, os vilões da Star Wolf aparecem. Panther Caroso se revela como novo membro da equipe e começa uma batalha contra os Star Fox. Após serem derrotados, Wolf conta para Fox que Pigma não faz mais parte da equipe deles e o novo membro Panther tenta flertar com Krystal, revelando que eles poderiam encontrar o porco no planeta Fichina.
Eles partem rapidamente para este planeta e descobrem que Pigma desativou o sistema de controle climático do lugar, fazendo tudo se tornar um deserto de neve. Eles conseguem derrotar os Aparoids do local e re-estabilizar o controle climático (com Fox de pé na asa da Arwing de Falco, diga-se de passagem). Eles finalmente encontram Pigma, mas descobrem que ele foi tomado pelos Aparoids e que eles estão controlando todas as ações do porco. O inimigo é totalmente assimilado pelos insetos e se torna uma gigantesca estação espacial, com grandes tentáculos de metal que ele utiliza como armas. Fox consegue destruir Pigma por completo e recupera o “core memory”, que contém as informações que levarão a equipe Star Fox até o covil dos Aparoids.
Antes de partir para Aparoid Homeworld, Krystal recebe um sinal de socorro vindo de Sauria. O planeta está tomado pelos Aparoids e em vias de ser completamente dizimado. Fox e Krystal pousam no planeta e destroem todas as ameaças antes que os dinossauros fossem extintos. Eles tem um reencontro com o Príncipe Tricky, que agora é um adolescente EarthWalker e está comandando o planeta. De volta à Great Fox, o General Pepper informa que enquanto a equipe Star Fox estava defendendo Sauria, a cidade Corneria está sofrendo um ataque em grande escala dos Aparoids. Fox desce até o planeta para resolver o problema, mas a quantidade de inimigos é imensa e logo ele se vê cercado e sua morte é iminente.
Quando o fim parecia próximo, acontece o inesperado. A equipe Star Wolf aparece para salvar o dia. O líder Wolf faz uma manobra arriscada e Fox sobe na asa da nave dele. A raposa pergunta o motivo de eles estarem ajudando e o lobo afirma que quando chegar a hora da morte de Fox, será apenas pelas mãos dele. Eles são forçados a lutar contra o General Pepper, cuja nave foi tomada por Aparoids e a está controlando. Eles conseguem destruir a nave e antes que ela caia, matando Pepper, o velho Peppy aparece em sua aposentada Arwing e salva o general, colocando a nave na frente para suavizar o impacto. Depois dessa batalha, o pai de Slippy descobre uma forma de derrotar todos os Aparoids. Eles são vulneráveis a “apoptosis”, e por isso, Beltino cria um programa que obriga todos os insetos robôs a se autodestruírem. Mas antes que o sapo consiga terminar o programa, uma série de mísseis é lançada pelos inimigos para destruir o Orbital Gate, uma espécie de portão que é usado para teleportar até outros planetas. Star Fox e Star Wolf se unem novamente para defender o portão e derrubar os inimigos.
Quando a equipe Star Fox consegue chegar até o covil dos Aparoids, já com o programa finalizado, eles percebem que existe um escudo que os impede de infiltrar dentro da base. Eles conseguem destruir uma grande quantidade de Aparoids e o primeiro escudo, mas quando isso acontece, um novo escudo, mais rápido e forte começa a se formar. Enquanto isso a Great Fox está sendo amplamente atacada pelos Aparoids, que estão quase tomando ela completamente. Peppy e ROB direcionam a nave até o escudo e conseguem manter ele aberto por um tempo. Peppy diz para eles o deixarem para trás e destruir o inimigo de uma vez por todas. Os Star Fox atravessa pelo pequeno espaço antes dele fechar e são seguidos também pelos Star Wolf. O escudo se fecha por completo, destruindo a nave Great Fox, levando Peppy e ROB consigo.
A nova formação da equipe Star Wolf
Sem tempo para luto, as duas equipes entram no núcleo do planeta e partem para destruir a rainha Aparoid e derrotar o inimigo de uma vez por todas. Antes de chegar ao último boss, eles são atacados por um número incontável de Aparoids. Wolf, Leon e Panther decidem distrair os inimigos pra permitir que Fox, Falco, Slippy e Krystal possam alcançar a rainha e derrota-la. Quando eles chegam no local em que a Rainha Aparoid está, ela usa as vozes de Peppy, General Pepper e até mesmo a voz de James Mccloud, pai de Fox, para tentar convencer a equipe a se unir aos Aparoids. Ignorando completamente, eles atacam a rainha até o momento em que Fox possa atirar o programa nela (no melhor estilo Estrela da Morte). Fox consegue acertar o programa e todos os Aparoids são forçados a se autodestruírem, acabando com todos os vilões e salvando o Sistema Lylat.
Depois de escapar do núcleo de Aparoids Homeworld, eles descobrem que ROB e Peppy estão vivos, pois conseguiram usar uma nave de emergência antes que a Great Fox explodisse. O nosso herói afirma que existe uma grande possibilidade de que os integrantes da equipe Star Wolf também tenham escapado. O jogo acaba com Fox agradecendo todos a sua equipe pelos esforços nesta incrível jornada.
Infinitas possibilidades?
Existem três tipos de jogabilidade diferente em Star Fox Assault. O jogador pode utilizar a nave Arwing, dirigir o tanque Landmaster ou completar missões a pé. Diferentemente de seus antecessores, Star Fox e Star Fox 64, esse jogo possui uma narrativa totalmente linear, sem aquela conhecida escolha de planetas. As missões em que a Arwing é utilizada se assemelham aos dois primeiros jogos da franquia Star Fox. O jogador controla a nave no espaço ou próximo ao chão, e dispara os raios de energia para derrotar os inimigos. As bombas “B” também estão presentes nesse jogo, criando uma grande explosão e levando vários Aparoids ao mesmo tempo. Em alguns momentos, a nave segue um curso obrigatório, sem a definição do jogador. Em outros, existe a liberdade para voar conforme o desejo do jogador, mas apenas em uma área de pequeno espaço. Como nos outros jogos, ocasionalmente os companheiros de Fox solicitam ajuda quando são perseguidos pelos inimigos. Em algumas missões é possível sair e entrar novamente na Arwing livremente, de acordo com a vontade do jogador. Os velhos anéis que ajudam a recuperar energia também estão presentes neste game.
Jogando no Landmaster, existe total liberdade de movimento na missão. É possível atirar nos inimigos com o canhão ou simplesmente passar por cima deles. O veículo também possui dois tanques propulsores que usa por um breve momento para se elevar do chão e alcançar níveis superiores. O alcance do canhão pode ser utilizado para salvar os companheiros no céu, quando for necessário. Nas missões em que Fox está a pé, o jogo se torna um 3D em terceira pessoa, no estilo atirar e correr. A primeira arma é um simples Blaster, uma arma que atira raios de energia. Além disso, podem ser adquiridas diversas armas durante essas missões, mas elas têm um número limitado de munição. Quando Fox sobe na asa da Arwing ou da nave de Wolf, ele utiliza um canhão de plasma para destruir os inimigos. Existem diversas armas que podem ser utilizadas, como rifles Sniper, canhões e metralhadoras. Granadas também estão presentes nos momentos que Fox está a pé.
O jogo também possui um modo multiplayer que possibilita até quatro jogadores simultaneamente. Esse modo começa bastante limitado, com poucos jogadores, armas, itens e mapas disponíveis. A medida que mais partidas são disputadas e algumas pontuações são alcançadas no jogo, mais coisas começam a ser liberadas. É possível jogar a pé ou com os outros veículos, incluindo as naves da equipe Star Wolf. Os personagens jogaveis são toda a equipe Star Fox, inclusive Peppy e o vilão Wolf.
Existem vários mapas para jogar no modo multiplayer. Alguns deles são do modo single-player, outros são “Mapas simples”, que parecem ser feitos de blocos e muitos mapas novos, feitos somente para esse modo de jogo. É possível jogar alguns modos específicos dentro do multiplayer, como deathmatch ou capture the flag, e também fazer com que apenas uma arma possa ser usada. As armas do multiplayer são tiradas diretamente do modo single player, mas também existem armas que podem ser liberadas especialmente. As armas são Demon Sniper e Demon Launcher (conhecidas como “armas de perdedores”) e têm a habilidade de matar com apenas um tiro. Também existem itens especiais, como jet packs para os jogadores que estão a pé e armaduras que deixam o jogador invisível por um longo período de tempo.
Jornada nas Estrelas com a Raposa
- Os Aparoids são uma referência aos Borg, uma raça da série Star Trek, que tem o mesmo desejo de destruir tudo;
- Os jogadores que conquistarem medalhas de prata em todos as missões liberam um game que é um port do NES, chamado Xevious;
- Na versão japonesa, os jogos liberados são Battle City e Star Luster;
- Na versão inglesa, Krystal é dublada por Alesia Glidewell, mesma atriz que fizeram a captura para criar a protagonista de Portal 1 e 2;
- Nos EUA, a voz de Wolf é feita por Grant Goodeve, mesmo dublador do engenheiro em Team Fortress 2;
- Quando Star Fox Assault foi anunciado pela Nintendo e Namco, vários rumores diziam que o jogo iria sair também para os Arcades, algo que nunca se confirmou;
- O site oficial do jogo (antes de ser tirado do ar) apresentou os nomes das espécies dos diversos personagens.
Superou expectativas
O novo jogo da série Star Fox ganhou um misto de boas avaliações e algumas reclamações. As notas elaboradas pela crítica especializada ficaram com média 7, o que é qualificado como bom. A maioria das críticas negativas foram focadas no controle, sendo considerado um tanto quanto “desleixado”. A IGN declarou na época que o design do game era muito “simplista”, mas elogiou a novidade de poder sair e entrar no Landmaster e na Arwing.
O especialista Kevin Gifford afirmou que o jogo não é tão direcionado para os jogadores que pertenciam ao “Clube do Mario” e sim para aqueles jogadores considerados “hardcore”. A EGM declarou que Star Fox Assault trás sentimentos épicos, e que a trilha sonora é uma grande contribuinte para isto. O jogo se tornou um sucesso comercial, adorado pelos fãs. Ele acabou sendo incluído no “Nintendo’s Player’s Choice”, lista de melhores vendas e escolhas dos fãs, que também contam com Star Fox 64 e Star Fox Adventures.
Depois de 22 anos de série, muitas coisas mudaram em Star Fox. Vimos aqueles poligonos voadores se transformarem em naves espaciais e os nossos personagens queridos saírem das Arwing e começaram a batalhar com armas no chão. Star Fox Assault trouxe uma atualização dos primeiros jogos da franquia. Colocou um enredo envolvente, com muitas reviravoltas e que faz o jogador querer chegar até o final o mais rápido possível. Os desenhos e as animações tem um toque clássico de mangá, lembrando os bons tempos de animes antigos com temas espaciais. Como em todos os jogos, existem coisas que podem melhorar, como missões menos repetitivas, por exemplo. Talvez Star Fox Assault não seja o jogo definitivo de Star Fox (uma mescla dele com Adventures seria perfeito), mas com certeza podemos perceber que a franquia chegou no caminho certo da evolução e a esperança de que Star Fox para Wii U seja melhor ainda.