Após um longo período sem postar na categoria “Máquina do Tempo”, voltamos a nossa programação local. Semanalmente estarei apresentando analises sobre antigos jogos lançados para consoles e portáteis da empresa Nintendo, e no post de hoje, vamos analisar um dos jogos mais queridos pelos fans da franquia Sonic the Hedgehog. Lançado em 2005 para o portátil Nintendo DS, Sonic Rush é o tema da nossa analise.
Sua Criação:
Lançado nos dias 15 de Novembro de 2005 na América do Norte e 23 de Novembro de 2005 no Japão, Sonic Rush levava o titulo do carismático ouriço azul em mais um jogo exclusivo para um console da Nintendo, dessa vez lançado para o portátil Nintendo DS.
O jogo no começo foi anunciado como “Sonic DS” na E3 de 2004, porem esse titulo foi provisório e no ano seguinte foi anunciado com o titulo original “Sonic Rush” na E3 de 2005. O jogo foi bem recebido por criticas, pela sua jogabilidade envolvente, divertida e alegre, gráficos que não decepcionaram e uma trilha sonora semelhante aos jogos clássicos da série, agradando os fans da franquia que não se arrependeram pela compra do jogo para o portátil.
Jogabilidade:
O jogo é concentrado na plataforma 2D, porem com os personagens renderizados em 3D, dando um efeito 2,5D ao jogo, o projeto da criação do formato 2,5D foi uma ideia de desenvolvedoras da Sonic Team na combinação de elementos 2D e 3D dos jogos da série, juntando todos esses elementos em um só jogo.
No jogo você pode escolher 2 personagens para as jogatinas, primeiro o personagem principal Sonic the Hedgehog e por ultimo a novata personagem até então Blaze the Cat (a personagem Blaze foi bem recebida pelos fans, sendo considerada uma das principais personagens da série nos últimos anos), o jogo consiste na jogabilidade clássica da franquia, passar por obstáculos que o game proporciona em alta velocidade, sendo dividida em zonas de 2 atos, e o ato final que você enfrenta o boss de cada zona.
O jogo tem uma boa interação com as duas telas do portátil, que representam uma parte de cada zona do game, com os personagens se movendo para cada parte das telas. O jogo também tem o clássico Special Stage, onde você busca as 7 esmeraldas do caos para completar o jogo, o Special Stage de Sonic Rush é referente a Sonic 2 pela sua área e jogabilidade na fase especial.
Enredo:
Sonic the Hedgehog e Blaze the Cat são de universos diferentes, acidentalmente Blaze cai no universo de Sonic de uma maneira não explicada, ambos se encontram por acaso com objetivos parecidos, Blaze tenta resgatar as 7 Esmeraldas do Sol (equivalentes as 7 Esmeraldas do Caos) roubadas por Dr. Eggman, enquanto Sonic busca as 7 Esmeraldas do Caos e impedir os planos de Eggman. Eggman ganha um novo aliado em seus planos malignos de dominação do universo, Eggman Nega e Dr. Eggman trabalham juntos para conquistar todas as esmeraldas do caos espalhadas pelo mundo.
No decorrer do jogo, Tails descobre que ambos dos universos de Sonic e Blaze estão se unindo de alguma forma, isso faz com que Sonic suspeite de Blaze e a segue até encontra-la, no caminho ambos encontram vários obstáculos postos por Eggman e Eggman Nega, seguindo assim a saga para salvar seus dois mundos.
Curiosidades:
Como mencionado anteriormente, o jogo recebeu diversas criticas positivas em relação aos gráficos, jogabilidade e trilha sonora, o jogo foi o 9º da posição de jogos mais vendidos do Nintendo DS em dezembro de 2006. Revistas como Nintendo Power, GameSpot e IGN compararam o jogo com os clássicos lançados para o Mega Drive, adquirindo uma pontuação de 83% no Game Rankings e 82% pelo Metacritic.
Greg Sewart em uma analise sobre o jogo, exclamou sobre a jogabilidade veloz proporcionada no game -“é tão rápido que você quase não pode dizer o que está acontecendo na maioria das vezes”- GamePro e 1UP.com tiveram a mesma opinião sobre a velocidade do game. GameSpot também fez uma critica com a musica do jogo, comparando-a com a trilha sonora de “Jet Set Radio” pela qualidade e variação de ritmos e toques, em 2008 o jogo Sonic Rush foi listado como 17º na lista da IGN dos 25 melhores jogos do Nintendo DS, como também listado pela mesma na categoria Cheers & Tears de jogos de ação para o portátil, em 2009.