A nossa máquina do tempo vai ser ativada para apenas 4 anos atrás, pois foi em novembro de 2011 que Rayman Origins foi lançado para o Wii. O jogo trás de volta o personagem Rayman como protagonista, algo que não acontecia desde Rayman 3 para o GameCube. Sendo deixado de lado, ele acabou se tornando apenas um secundário na série de jogos dos Rabbids. Anunciado na E3 de 2010, Rayman Origins estava planejado para ser lançado em vários capítulos ao longo dos anos e a história iria contar como Rayman e seu melhor amigo Globox deixaram de ser dois estabanados e viraram os heróis de Rayman 2: The Great Scape. Essa ideia foi descartada e o game foi lançado como uma sequencia normal da série, com o nome Origins sendo utilizado para relembrar as raízes dos outros jogos.
Hoje em dia, a tendência mundial para os jogos está focada nos gêneros de tiro, ação, tudo principalmente em primeira ou terceira pessoa. Contrariando isso, a Nintendo ressuscitou os jogos de plataforma 2D em consoles de mesa, com o jogo New Super Mario Bros Wii, em 2009. Anos depois, a Ubisoft decidiu entrar na onda e comemorar seus 15 anos com o jogo do mascote mais antigo da empresa, Rayman.
Rayman, Globox e seus amigos estão dormindo a sono solto na “Snooring Tree”. Mas seus roncos e barulhos acabam incomodando uma velha senhora que vive na “Land of the Livid Dead”. Como vingança ela envia o exército de criaturas malignas e também de Darktoons através do mundo para capturar Electoons que o habitam. Além disso, eles também capturam a ninfa Betilla e as suas irmãs. Agora Rayman precisa recuperar os Electoons para ter acesso a diversos mapas do jogo e salvar as ninfas para readquirir seus poderes.
O game não se foca muito na história, pois aqui o que realmente importa são a diversão e a qualidade da jogabilidade. Rayman Origins é um jogo de plataforma side-scrolling, exatamente com o mesmo estilo do primeiro game da série. Nele, você pode jogar com até mais três amigos, tendo vários personagens para liberar, dependendo da quantidade de Electoons salvos. Você anda pelos mais variados cenários, com gráficos de excelente qualidade, enfrentando vários inimigos e obstáculos diferentes. Cada ninfa que você salva concede um poder diferente para ajuda-lo na sua aventura. Ao longo do jogo você adquiri habilidades como escalar paredes, nadar e flutuar por um tempo. Em certas fases Rayman reencontra o amigo mosquito do primeiro jogo, usando ele como montaria e atirando nos inimigos. Para cada mundo existe um boss diferente que deve ser eliminado para liberar o acesso a novas fases. Durante o jogo também existe a perseguição pelos dez dentes de rubi, que permitem ao jogador entrar na “Land of the Livid Dead” e enfrentar inimigos ainda mais perigosos.
Rayman Origins possui um gráfico impressionante para um jogo plataforma. O detalhe cartunesco faz com que o jogo fique mais bonito e vivo. A possibilidade de jogar com os amigos e além disso, acerta-los com “friend fire” tornam o jogo muito mais empolgante e divertido. Ele foi muito bem recebido pelos fãs que sentiam saudade do personagem e também pela crítica, sendo eleito pela Gamespot como melhor jogo de plataforma em 2011. Mantendo as características que o tornam um excelente jogo, ele recebeu uma sequencia para Wii U que também vale apena conferir, é diversão garantida.
Arthur Soares
Criador do A Casa do Cogumelo, Game Designer e Criador da Madpix Game Studio. Formado em Artes Visuais e Pós-Graduado em Game Design. Quatro vezes melhor do Mundo em Mario Kart 7 e apaixonado pela franquia Mario.
Share This