O nosso querido personagem Mario fez sua estreia como protagonista nos consoles em 1985. O jogo foi lançado originalmente para o NES e lançou o encanador ao sucesso, tornando-se o garoto propaganda da Nintendo. O estilo clássico deste jogo de plataforma se tornou um marco histórico para todos os videogames e a franquia Super Mario cresceu de forma incrível.
Muitos jogos no estilo plataforma 2D foram lançados após isso e Mario ganhou uma enorme quantia de títulos. Os jogos de plataforma acabaram saturados com o tempo e perderam espaço para uma infinidade de variações e jogos do encanador mais famoso do mundo. Hoje nossa Máquina do Tempo vai nos levar até o game que trouxe Mario de volta para os jogos de plataforma: New Super Mario Bros.
Nintendo só faz jogo do Mario?
New Super Mario Bros foi lançado no ano de 2006, exatamente 21 anos depois do primeiro jogo da franquia. Além disso, ele trazia de volta Mario como um personagem principal, algo que não acontecia desde 1992, em Super Mario Land 2: 6 Golden Coins. A Nintendo havia informado que o jogo teria sua jogabilidade apresentada em duas dimensões, mas criando a modelagem em 3D, o que criou o estilo de visão que é chamado de 2.5D.
O jogo foi revelado durante a E3 de 2004, mas sua experimentação para os jogadores só veio durante a feira do ano seguinte. Com bastante tempo de produção, os programadores tiveram bastante liberdade para a criação dos designs. Diferentemente dos outros jogos de plataforma 2D do Mario, agora a equipe de produção poderia trabalhar com mais detalhes nas animações dos personagens, inimigos e também dos objetos. Além disso, a câmera do jogo dá zooms para frente ou para trás, focando onde é necessário de acordo com o momento da ação do game, tornando o visual muito mais interativo.
As limitações que existiam na produção dos jogos anteriores devido restrição da tecnologia daquela época, agora eram superadas por novas mecânicas de jogabilidade que foram aperfeiçoadas no novo portátil. Outras inovações aconteceram no jogo, como a inclusão dos novos power-ups: o Casco Azul, o Mega Cogumelo e o Mini Cogumelo.
Casco Azul: o jogador recebe um casco que irá proteger Mario dos inimigos. Ele também pode correr e se atirar no chão, girando numa velocidade alta e eliminando todos os inimigos.
Mega Cogumelo: fará com que Mario fique gigante e se torne imune a qualquer inimigo. Com apenas um golpe ele pode derrotar todos, menos os chefões.
Mini Cogumelo: Mario fica minúsculo e adquire a capacidade de andar sobre a água. Ele consegue pular muito alto e entrar em canos pequenos.
Os novos power-ups de New Super Mario Bros.
Inicialmente, os produtores do jogo não iriam usar dublagem, mantendo a tradição da franquia Super Mario Bros. Mas, com o passar do tempo, eles decidiram que a melhor opção seria inserir dublagens para melhorar o produto final. Com isso, New Super Mario Bros. foi o primeiro jogo em 2D da série a usar o recurso de dublagem. Para as vozes, o dublador oficial de Mario e Luigi, Charles Martinet foi chamado novamente. Nicole Mills, Scott Burns e Dolores Rogers completavam a equipe, fazendo as vozes da Princesa Peach, Bowser e do Bowser Jr., respectivamente.
A trilha sonora é original e foi composta por Asuka Ōta e Hajime Wakai, sob a direção do compositor do primeiro Super Mario Bros., Kōji Kondō. A música impõe o ritmo da jogabilidade. É possível perceber que os inimigos pulam e dançam de acordo com o som, o que também ajuda os jogadores a ler os movimentos e prever o melhor momento para usar os saltos e chegar à uma área de acesso mais difícil.
Salve a Princesa, salve o mundo
Qual é o enredo de Super Mario Bros? Isso mesmo, resgatar a princesa Peach. Nenhum brinde para quem acertou essa, pois é muito fácil e não seria no retorno do encanador ao mundo 2D que iria mudar. Mario e a Princesa Peach estão caminhando juntos, com o castelo da princesa ao fundo (o design é muito semelhante ao de Super Mario 64).
De repente, uma nuvem negra começa a se formar em volta do castelo e vários raios atingem as janelas e o telhado dele. Mario sai correndo para verificar o que está acontecendo no lar da Princesa, e com isso não acaba percebendo que Bowser Jr. aparece e sequestra a Peach. Quando se dá conta do que aconteceu, o encanador parte rapidamente atrás dos dois. Ele agora deverá trilhar o caminho por oito mundos diferentes e resgatar a princesa.
Ao longo desses oito mundos, o encanador enfrenta diversos inimigos e passa por castelos com chefões diferentes. Eventualmente, ele consegue alcançar os dois e enfrentar Bowser Jr, mas o vilão sempre consegue dar um jeito de escapar com a princesa. Ao final do primeiro mundo, o filho do Bowser se esconde no castelo do seu pai. No castelo, o próprio eterno rival do Mario está aguardando em uma ponte suspensa sobre um abismo de lava. No melhor estilo do Super Mario Bros. original, o bigodudo ativa um botão que se encontra às costas do Bowser e o derruba na lava. Bowser acaba derretido e toda sua carne é destroçada, deixando apenas um esqueleto bizarro.
Após isso, Mario continua sua perseguição para resgatar Peach. Ele atravessa os mundos restantes e chega ao Reino Koopa. No reino, o Bowser Jr. tenta reviver seu pai, mas não consegue fazer isso de forma completa. Ele acaba criando um ser vivo feito só dos esqueletos do Bowser, que ficou conhecido como Dry Bowser. Mario consegue derrotar o esqueleto da mesma forma que derrotou sua forma original, jogando em um abismo.
Bowser Jr. foge para um castelo ainda maior e joga os ossos do pai em um caldeirão. Com uma nova magia, ele consegue reviver Bowser completamente e em uma forma ainda mais poderosa. Pai e filho se juntam para atacar Mario, mas o herói consegue jogar os dois em um abismo profundo. Na última cena do jogo, Mario resgata a Princesa Peach e recebe um beijo na bochecha. Existe uma cena após os créditos, mostrando Bowser Jr. arrastando bowser desmaiado no chão. Bowser vira para tela e solta seu rugido.
Tudo mudou, mas nada mudou
Em New Super Mario Bros, é possível jogar tanto com Mario, quanto com seu irmão Luigi. Os gráficos renderizados em 3D poligonal criam planos de fundos dimensionais, fazendo um efeito de 2.5D. Seguindo a linha tradicional dos jogos de plataforma do Mario, o jogador atravessa os mundos coletando moedas, pulando sobre os inimigos e quebrando blocos para liberar passagem ou conseguir power-ups.
Diversos elementos que foram acrescentados nos jogos tridimensionais da franquia voltaram a aparecer aqui. Movimentos como o salto e esmagamento (também conhecido carinhosamente como “bundada”), salto triplo e os saltos na paredes foram inseridos no sistema de plataforma. Além disso, podemos ver alguns inimigos recorrentes, como Petey Piranha (Super Mario Sunshine) e diversos novos surgem neste game.
Ao longo de oito mundos diferentes, o jogador atravessa um total de oitenta fases. Na tela inferior do Nintendo DS aparece o mapa de todos os mundos disponíveis. Dentro das fases, a tela exibe informações como: localização e distância até o final, número de vidas, Star Coins coletadas e item guardado. Existem três Star Coins que estão escondidas nas fases. Ao coletar todas, o jogador poderá liberar segredos, além disso, o jogador ganha acesso a casa de Toad, onde pode receber vidas ou itens. O objetivo de cada fase é chegar até a bandeira final e se o jogador chegar com os dois números finais do tempo de fase iguais (exceto 00), irá tocar a música original de Super Mario World e fogos de artifício serão disparados.
No final de cada mundo, o jogador irá encontrar um boss diferente. Para ajudar a combater os chefões e inimigos comuns, o jogador poderá usar mais três power-ups além dos 3 novos. Estão de volta o Super Mushroom (faz o Mario crescer), Fire Flower (permite que o personagem atire bolas de fogo) e Starman (faz com que o jogador fique invencível por um período de tempo). O jogador pode armazenar um power up extra, algo que foi herdado diretamente de Super Mario World.
Curioso sobre os mundos? Vamos apresentá-los um pouco:
Mundo 1: Formado basicamente de grama. É muito similar aos outros mundos iniciais, sem muitas diferenciações de cenário e transições. O chefão final deste mundo é próprio Bowser. Existe uma saída secreta que libera um canhão, fazendo com que o jogador seja lançado diretamente para o mundo 5.
Mundo 2: Este mundo é completamente desértico, muito parecido com o segundo mundo de Super Mario Bros 3. O boss deste mundo é Mummipokey, um cactos com bandagens de múmia. Se ele for derrotado na forma “mini”, é liberado acesso para o mundo 4. Este mundo também tem um canhão secreto que lança o jogador para o mundo 5.
Mundo 3: Este mundo é localizado em uma ilha, englobada por um oceano. A maioria das fases estão localizadas na praia, mas existem várias que são as temidas “fases da água”. O chefão deste mundo é Cheeskiper, um peixe Cheep Cheep roxo e imenso. Aqui também aparece a primeira Casa Fantasma do jogo. O canhão secreto leva até o mundo 6.
Mundo 4: É um mundo da selva, composto basicamente por plantas tropicais e pântanos venenosos. Esse mundo só pode ser acessado caso o jogador derrote Mummipokey na forma “mini”. O chefão do mundo é Mega Goomba e o canhão leva até o mundo 7.
Mundo 5: Um mundo de gelo. Tudo está tomado por neve e os lagos estão congelados. O chefão é a planta carnívora Petey Piranha. Se o boss for derrotado na forma “mini”, o acesso ao mundo 7 é liberado. O canhão secreto aparece pela última vez aqui e leva até o mundo 8.
Mundo 6: O mundo aqui é uma montanha rochosa e seu boss é Monty Tank. Ele é uma topeira que controla um tanque e atira Bullet Bills para todos os lados.
Mundo 7: O mundo no céu. Só pode ser acessado se Petey Piranha for derrotado na forma “mini” ou pulando no canhão do mundo 4. O chefão é Lakithunder, um Lakitu que controla uma nuvem tempestuosa cheio de raios.
Mundo 8: Uma floresta negra, tomada por escuridão que se torna um mundo vulcânico na segunda parte. Tem duas torres, um castelo e o castelo do Bowser. Os chefões são Dry Bowser e depois Bowser Jr. Aliado com a forma gigante de Bowser.
Star Coins everywhere
- Se o jogador derrotar o ultimo chefão tendo coletado todas as Star Coins do game, nenhuma das imagens nos créditos finais irá mostrar a palavra “NEW”;
- Esse é o único New Super Mario Bros. que não possui um nono mundo;
- Neste game, o rugido de Bowser é feito por efeitos sonoros de computador;
- Somente em New Super Mario Bros. para o Nintendo DS, os Koopalings não aparecem;
- Foi o último game da série Mario que usa o mesmo som de quando o Mario entra no cano e quando toma dano;
- Depois disso, os jogos começaram a usar uma variação do som de entrada em canos de Super Mario World, para representar o dano sofrido. O som entrada em cano foi mantido o do original Super Mario Bros.
- Aqui, o som ao coletar moedas é muito semelhante aos jogos do Mario do NES, enquanto as seqüências tem um som mais semelhante com Super Mario World.
- É possível jogar com Luigi no modo single player. Na tela de seleção, o jogador deve pressionar e segurar L + R + A;
- O chefão Dry Bowser faz sua estréia nesse jogo;
- É possível derrotar Dry Bowser com Shell Mario;
- O jogo possui os mesmos minigames de Super Mario 64 DS e acrescenta alguns mais;
- Existem nove chefões diferentes. Excluindo Bowser, Bowser Jr. e Petey Piranha, todos fizeram sua estréia neste game;
- Para liberar o modo multiplayer é necessário coletar todas as Star Coins;
- Caso você ache o jogo muito fácil, é possível destravar o Challenge Mode, com uma sequência de botões.
Dry Bowser sendo derrotado pelo Shell Mario
Bem vindo de volta, Mario
A volta de Mario aos jogos de plataforma se saiu muito bem. No Japão, o jogo vendeu 480 mil unidades no dia do lançamento e 900 mil cópias em quatro dias. Nos Estados Unidos, vendeu 500 mil cópias nos primeiros 35 dias e um milhão de cópias 20 semenas depois do lançamento. Mundialmente, no total foram vendidos mais de 5 milhões de cópias até 2008 e mais de dezoito milhões até março de 2009. Além do sucesso comercial, a crítica especializada não guardou elogios e o jogo teve uma média 9 de avaliação.
Depois deste longo período sem um Mario no estilo clássico, recebemos New Super Mario Bros. Quando um jogo de plataforma do encanador é anunciado, todos sabemos que alguma coisa boa está por vir. Com o avanço da tecnologia, nos questionamos como o jogo pode ser melhorado e o que deve ser feito?
New Super Mario Bros é a resposta para essa pergunta. O jogo traz um gráfico muito bonito para o Nintendo DS. O novo efeito visual mostrou um charme nos cenários e os personagens que até então o jogador só conhecia em sua imaginação. Aliado a isso, a trilha sonora está belíssima como sempre e a interação dos inimigos com a música é algo fantástico e surpreendente. Novas habilidades foram inseridas para o Mario e com a interação que elas proporcionam as fases, a experiência de jogo melhorou muito.
Neste jogo, o jogador vivencia muitos momentos marcantes dos jogos clássicos, que voltam à tona com boas homenagens e referências. Além disso, implementa novas propriedades que fazem os olhos brilhar e que deixa um legado para os próximos jogos. O que falta neste jogo é um pouco daquele bom e velho “padrão Nintendo de dificuldade”. O game é simples e não cria muitos problemas para o jogador, mesmo com o modo desafio. Apesar disso, o gameplay e a diversão não ficam prejudicadas, pois toda a qualidade do jogo supera isso. É um excelente passatempo que garantirá a diversão do jogador por quanto tempo ele quiser.