Milhares de jogos fizeram sucesso e com isso receberam diversas continuações, seguindo uma linha contínua do enredo. Em certos momentos, a vida útil desse enredo acaba se esgotando, mas para que a série de games continue, as linhas do tempo são alteradas, criando outras sagas. Hoje a nossa Máquina do Tempo vai nos transportar para aquele jogo que teve a missão de continuar uma excelente franquia e não deixou nada a desejar: Mega Man X.
Um novo começo
Mega Man X foi desenvolvido pela produtora japonesa Capcom, assim como os outros jogos da franquia. A equipe que criou os dez jogos da saga clássica também foi escolhida para trabalhar nesta nova saga. O desafio principal da equipe era ramificar o enredo dos clássicos, mas mantendo os fundamentos principais do enredo e da jogabilidade. Ao contrário dos outros jogos, desta vez o líder Keiji Inafune ficou responsável pelos personagens coadjuvantes, enquanto Hayato Kaji deveria criar o protagonista.
Kaji teve dificuldades para compor o novo personagem, pois não estava acostumado com a liberdade gráfica que o Super Nintendo proporcionava a ele. Ambos trabalhavam simultaneamente nas diferentes partes da armadura do personagem X. O jogo foi criado durante uma época em que os games de RPG estavam na moda. Para o criador Inafune, o jogo sempre foi uma representação clássica dos jogos de ação, com o jogador adquirindo as habilidades dos inimigos derrotados. As partes da armadura vieram como ajuda para afirmar essa ideia.
O personagem Zero foi criado por Inafune, com a ideia original de ser o de Mega Man X. Ele queria criar algo totalmente diferente do que os jogadores estavam acostumados, um personagem com o design que não se assemelhasse ao velho Mega Man. Contudo, preocupado com a recepção negativa dos fãs, ele foi transformado em um personagem secundário do game. Seguindo a ideia de criar novos designs, a equipe de desenvolvimento decidiu fazer um mundo mais drástico que a saga clássica. O novo mundo e o vilão do jogo deveriam adotar esse estilo mais “hardcore” que o próprio Zero carregava. Com a perspectiva de que ninguém conseguia realmente odiar o Dr. Willy, o novo vilão Sigma foi escrito para ser um personagem que já foi bom, mas algum erro o tornou completamente diabólico.
O novo game alterou a tradição que ditava sobre os chefões de final de fase. Antes eles eram ciborgues humanoides e agora foram substituídos por animais com alguns aspectos de humanos. Os oitos chefes foram criados com muito cuidado para serem diferentes em todos os aspectos, inclusive no tamanho e nas cores. A trilha sonora foi composta pela grupo fixo (House Band) da Capcom, a Alph Lyla. Inicialmente Setsuo Yamamoto estava compondo sozinho as músicas do jogo, mas na finalização ele recebeu ajuda de diversos compositores e ajudou a banda em várias músicas.
Morra como herói ou…
Os acontecimentos de Mega Man X se passam em um ano não especificado durante o século 22 (21XX). Isso é, aproximadamente, cem anos após a saga original de Mega Man. Um arqueologista chamado Dr. Cain descobriu as ruínas de uma antiga fábrica de robôs. Este local já havia sido operado pelo lendário designer de robôs, Dr. Light. Entre as ruínas, o Dr. Cain encontrou uma capsula que continha um robô com um nível muito elevado de inteligência e emoções humanas. Além disso, ele possui algo jamais visto em qualquer lugar do mundo, livre arbítrio. A intenção do Dr. Light era de criar um ser que tivesse responsabilidade, boa natureza e compreensão dos aspectos mais controversos da moralidade humana. Esse robô foi enterrado enquanto ele fazia um diagnóstico secular. Durante os meses seguintes, Dr. Cain ficou estudando esse robô, que foi nomeado como Mega Man X, ou somente X. Ele decidiu duplicar X e depois de alguns meses conseguiu fazer a primeira réplica androide, também conhecido como Reploid.
Os Reploids são robôs que podem pensar, sentir, aprender e crescer exatamente como um humano. Depois de um ano, os Reploids estavam padronizados e produzidos em massa. Entretanto, com o conceito de livre-arbítrio inserido nos Reploids, aconteceu o inevitável: muito deles se tornarem criminosos. Esses androides foram denominados pelos cidadãos que seguem as leis como Mavericks. O clamor público contra os incidentes causados pelos Mavericks se tornou imenso e as autoridades não poderiam continuar fingindo que nada estava acontecendo. Em conjunto com o governo, o Dr. Cain ajudou a criar uma força de operações para combater os crimes, chamada Maverick Hunters. Eles caçavam os bandidos, os capturavam e desativavam qualquer Reploid que pudesse prejudicar os humanos. Além disso, eles ajudavam com a recuperação dos desastres e outras tarefas que pudessem ajudar contra os danos causados pelos Mavericks. Para liderar esse grupo, Dr. Cain escolheu um Reploid muito avançado que seria imune a qualquer defeito que os Mavericks possam causar.
O robô, nomeado como Sigma, liderou os Hunters por um tempo, mas acabou se tornando um Maverick, assim como grande parte do seu grupo. Sigma tomou conta de uma pequena ilha, expulsando todos os humanos. Ele começou a declarar que todos os humanos eram inferiores e muito limitados em comparação ao potencial dos Reploids. Para resolver isso, ele decidiu que todos os humanos deveriam ser extintos. Sentindo-se culpado por ajudar a criar uma raça tão perigosa, X se junta com o outro único Hunter que restava, Zero. Juntos eles decidem parar Sigma a qualquer custo.
Os oito chefões de Mega Man X
Durante um ataque dos Mavericks à rodovia principal, X encontrou Vile, um Reploid mercenário que trabalha para Sigma e que pilota um tanque mecânico chamado “Ride Armor”. Sem conseguir derrotar Vile, X é salvo no último momento por Zero, forçando o inimigo a fugir. Zero afirma que X pode ajudar a destruir Sigma e salvar o mundo, mas primeiro ele precisa se fortalecer. X parte até a localização dos oito Mavericks mais fortes que estão sob o comando de Sigma.
Depois de derrotar todos, ele chega até a fortaleza de Sigma, juntamente com Zero. Atravessando o complexo, X descobre que Zero tinha sido capturado por Vile. Outra batalha acontece, com o final muito semelhante ao anterior, mas Zero consegue se soltar de onde ele estava preso, se gruda em Vile e se autodestrói. Com a explosão, ele consegue destruir a Ride Armor, mas acaba destruindo o próprio corpo. Encorajado com o sacrifício de Zero, X se fortalece e consegue derrotar Vile. Zero afirma novamente que X pode derrotar o mal e diz para ele destruir Sigma. Depois disso, ele sucumbe ao dano que ele mesmo causou. Mais determinado que nunca, X encontra o caminho até Sgima, consegue destruir o líder dos Mavericks e escapa da fortaleza na ilha. Assim que retorna a sua base, X reflete sobre todos os acontecimentos que levaram até aquele momento. Após os créditos, uma mensagem de Sigma revela que X destruiu apenas um corpo temporário e que o espírito de Sigma continua vivo. Sigma afirma que ele irá conseguir um corpo novo e mais forte que o outro e assim que conseguir isso, irá ver X novamente.
Mais do mesmo, melhorado
Assim como na série original do Nintendinho, o game Mega Man X consiste em um jogo de plataforma 2D, focado no estilo “run-and-gun”. Os princípios básicos também estão presentes, mas com um número de opções maior. Controlando o protagonista X, o jogador inicia em uma fase introdutória. Após isso, ele tem a liberdade de escolher entre oito fases diferentes, cada qual com um tema e um boss diferente. Os temas e também os inimigos irão depender da natureza do chefão, como fogo ou gelo, por exemplo. Após vencer um dos chefões, o protagonista recebe o poder do inimigo derrotado. Cada arma tem um poder diferente que ataca a fraqueza de cada inimigo específico.
Seguindo o estilo de plataforma, X tem que enfrentar os inimigos ao longo da fase e passar por vários obstáculos. O nível de energia de X é representado por uma grande capsula com pequenos níveis e podem ser restaurados com tanques de energia. Em certas fases, existem corações escondidos, que servem para aumentar o nível máximo de energia de X. Além dos corações, tanques de energia também podem ser encontrados e utilizados quando o jogador sentir necessidade. Existem outros locais secretos que possuem cabines com mensagens do Dr. Light que também podem ser encontradas. Ao entrar nessas cabines, X recebe uma melhoria em sua armadura, ganhando novas habilidades.
As habilidades básicas de X consistem em pular e atirar com o seu canhão de plasma. Com os acréscimos providos pelas partes da armadura, ele pode dar um “dash”, quebrar algumas paredes com sua cabeça e carregar o tiro, aumentando o nível do disparo. As armas especiais recebidas pelos chefões também tem um segundo disparo que é efetuado ao carregar o tiro. Os gráficos seguem o padrão de qualidade do Super Nintendo. A variação de cores é excelente e os fundos de cada fase refletem muito bem o que o jogador está presenciando no momento. Os efeitos sonoros, bem como a trilha do jogo estão muito bem dispostas e tornam o jogo bastante fluído, juntamente com a jogabilidade.
Dá Hadouken, Mega Man
- Mega Man tem o nome de Rock Man no Japão e poderia ter sido nomeado como Mighty Kid ou Knuckle Kid;
- Estava previsto para o jogo Mega Man X receber o nome de Super Mega Man;
- Não existe comprovação da Capcom, mas Vile tem ampla semelhança com o mercenário Boba Fett de Star Wars;
- Na versão beta do jogo, o estágio inicial seria durante o dia;
- Existem passwords para se utilizar no jogo, caso necessário ir até determinada fase;
- Ainda na fase beta, Sting Chamaleon seria um inimigo comum;
- O nome do míssil Homing Torpedo foi fixado em Mega Man X;
- Na boxart do jogo, Launch Octopus tem a cor roxa e não vermelha, como no game;
- Ao usar Boomerang Cutter no boss Flame Mammoth, sua tromba será cortada;
- Se a fase do Chill Penguin for completada antes da fase do Flame Mammoth, esta terá sua lava congelada em alguns pontos;
- Se completar a fase do Storm Eagle antes da fase do Spark Mandrill, o gerador desta será destruído, desligando o sistema elétrico;
- Se derrotar Launch Octopus antes de Sting Chameleon, uma parte da fase dele ficará inundada;
- É possível liberar o golpe Hadouken da série Street Fighter, também produzida pela Capcom.
X usando Hadouken após completar sua armadura
Aquele gostinho de quero mais
Mega Man X recebeu a difícil missão de prosseguir com uma das mais aclamadas sagas dos video-games. Desde o seu lançamento, ele foium sucesso comercial e de crítica, recebendo uma média 9 de todas as críticas especializadas. Os elogios não ficarão só concentrados na qualidade gráfica do jogo, mas também na evolução da jogabilidade em relação às duas sagas. O game vendeu 1.6 milhões de unidades, se tornando o 41º mais vendido da história da Capcom.
O jogo conseguiu representar, e muito bem, toda a franquia do Mega Man. Com os aspectos gráficos melhorados e bem aproveitados no SNES, o jogo criou um clima cyberpunk que ferve no imaginário de muitas pessoas até hoje. As músicas se fundem com os planos de fundo e as fases muitas vezes interagem com o próprio jogador. Os mistérios inclusos no jogo deixam uma mística e aquela vontade de repetir até zerar 100% o jogo. Além disso, as discussões com os amigos sobre qual seria a melhor ordem de chefões para enfrentar acresciam o gosto pelo game.
O jogo mantém todas as qualidades necessárias em um jogo de plataforma e ainda inclui o fator Mega Man. O enredo é bem trabalho, deixando poucas lacunas e ainda criando espaço para uma sequência, o que acabou se confirmando, devido ao sucesso estrondoso do jogo. O jogo é perfeito para aqueles que adoram um bom jogo de plataforma e melhor ainda, para aqueles que adoram o robozinho azul da Capcom.