E ai caros leitores, preparados para mais um destino da nossa Máquina do Tempo? Dessa vez regulamos o contador para um game que pode ser considerado um clássico e que creio eu fez muita gente brigar para ver quem seria o Max ou quem iria carregar o gancho pelo caminho a fora, nosso destino é o game Goof Troop, então apertem seus cintos pois iremos partir agora!
Uma grande aventura!
Quem você escolhe? |
Goof Troop foi lançado pela Capcom no ano de 1993 em parceria com a Disney, nessa época a Capcom chegou a lançar vários jogos em parceria com a casa do Mickey, (muitos dos quais poderão ser nossos próximos destinos muito em breve) mas enfim, Goof Troop é estrelado por Pateta e Max que precisam se aventurar pela ilha de Spoorneville para salvarem Bafo-de-Onça e seu filho B.J das garras de piratas que os sequestraram durante uma pescaria.
Logo no inicio do jogo é possível escolher com qual personagem você irá jogar, sendo Pateta ou Max, se optar por jogar sozinho terá de escolher entre um dos dois, se for jogar com um amigo(a) vocês terão de entrar em um “acordo” para saber quem vai jogar com quem, Pateta e Max apresentam diferenças em suas jogabilidades, ambos os personagens precisam derrotar os inimigos arremessando objetos sobre eles que podem ser encontrados pelos cenários como por exemplo: pedras, vasos de plantas, potes, enfim tudo que puder ser carregado, no entanto Pateta consegue derrotar a maioria dos inimigos arremessando apenas um objeto contra eles, mas em contra partida ele é bem mais lento do que seu filho, Max já é bem mais ágil em relação a seu pai, podendo fugir com mais facilidade, mas enfrenta problemas para derrotar inimigos já que na maioria deles ele irá precisar arremessar dois objetos para derrotá-los.
Vale lembrar também que jogando sozinho é possível de se fazer uso de duas ferramentas ao mesmo tempo, jogando em dupla cada jogador ficará apenas com uma. Goof Troop nos apresenta uma perspectiva vista de cima, como nos jogos 2D de Zelda e Bomberman, seu objetivo é ir explorando os cenários em busca de ferramentas e itens, resolver puzzles e derrotar inimigos, A ilha de Spoorneville é dividida em cinco áreas dentre as quais temos:
O ponto de partida! |
PRAIA: Essa é a primeira área do jogo onde se passa a primeira fase, a dificuldade aqui é bem simples servindo mais como um tutorial de como iremos prosseguir em nossa jornada, os tipos de inimigos encontrados serão piratas simples que não utilizam de truques para nos deter. É aqui que temos o contato com puzzles que consistem em chutar blocos em uma área demarcada afim de abrir alguma porta (esses puzzles irão aparecer com mais frequência no decorrer do jogo), o chefe desse lugar consiste em um bando de piratas que irão arremessar vários objetos contra os jogadores.
Puzzles! |
VILA: A segunda fase do jogo se passa em uma vila que está sendo invadida pelos piratas, a partir daqui a dificuldade do jogo passa a aumentar um pouco e iremos nos deparar com diferentes tipos de piratas que arremessam facas, rolam em nossa direção e que podem chutar blocos, a dificuldade dos puzzles também é um pouco aumentada. A vila tem como chefe uma criatura que se assemelha muito com um lobisomem descontrolado.
Esse lugar é cheio de armadilhas. |
CASTELO: A terceira fase se passa em um castelo misterioso e assombrado, esse lugar é cheio de truques e armadilhas como salas escuras, labirintos e enigmas que exigem mais habilidade por parte
dos jogadores, pois a quantidade de desafios e inimigos é mais variada. Os chefes do castelo assombrado consistem em um par de esqueletos fantasmas que arremessam seus ossos contra Pateta e Max.
Patinando no gelo. |
CAVERNA: A quarta fase (e a minha preferida!) se passa dentro de uma montanha e também consiste em um lugar tão misterioso quanto o castelo, tendo sessões congeladas, avalanches, lugares com lava, piratas cuspidores de fogo e muitos mistérios, a dificuldade aqui também esta mais elevada tanto por parte dos inimigos quanto dos puzzles. Essa área tem como chefe um par de centopeias que te atacam sobre troncos atravessados por um abismo.
O desafio final! |
NAVIO PIRATA: É o último desafio a ser enfrentado e se passa dentro do enorme navio do capitão Keelhaul Pete, aqui iremos por em prática tudo aquilo que aprendemos nas outras áreas, mas também irão nos aparecer desafios novos como plataformas que se mexem de modo confuso, um piso que se desfaz e algumas outras surpresinhas, o chefe daqui é o próprio Capitão do navio que utiliza de diversos ataques para nos derrotar.
Para se aventurar por uma jornada cheia de perigos logicamente é necessário que nossos heróis façam uso de ferramentas especiais para auxiliá-los em seu longo caminho, Pateta e Max tem a sua disposição uma variedade de itens que podem ser encontrados pelos cenários tais como:
A melhor ferramenta! |
GANCHO: É a primeira ferramenta com a qual temos contato e a melhor disponível para se aventurar pelo jogo, com toda certeza foi o motivo de muitas brigas quando se jogava em modo multiplayer, devido a sua grande utilidade,o gancho tem como função principal formar uma ponte sobre um grande
abismo para que seja possível de se atravessá-lo, mas também era possível usá-lo para paralisar e derrotar alguns inimigos empurrando-os para abismos ou lagos além de ser possível alcançar itens e objetos que estavam longe, uma vez usando o gancho para se formar uma ponte o jogador o perdia tendo que encontrar outro.
Se bem usado o sino é muito útil |
SINO: O sino também pode ser encontrado na primeira fase do jogo, ele serve para chamar a atenção dos piratas para onde você está, ou seja é possível criar armadilhas para os piratas e com a ajuda do sino atraí-los para uma emboscada!
prefiro nem comentar… |
TÁBUA: Um dos itens que também era um motivo de briga quando se jogava no multiplayer (pelo menos comigo) era a tábua, ninguém queria carregar esse troço pois ela não possui nenhuma utilidade contra os inimigos servindo apenas de ponte por pequenos buracos no caminho, o pior era que não dava pra evitar de carregá-la e alguém tinha de levar pois mais à frente (muitas vezes beeeem lá na frente) ela era necessária pra fazer alguma ponte e obrigava o jogador(a) a ficar carregando-a por muito tempo as vezes. Ela também pode ser encontrada a partir do primeiro nível.
Assim como em Zelda aqui também temos a key boss! |
CHAVE: A chave também não possui nenhuma utilidade contra os inimigos, servindo apenas para abrir portas de chefe e portões trancados, no entanto a briga pra carregá-la era menor porque
geralmente as portas trancadas ficavam próximas dos locais das chaves, também é encontrada na primeira fase.
PÁ: A pá é um item aparentemente inútil mas que possui uma grande utilidade em lugares onde a terra é mais fofa podendo ser cavada, com a pá é possível encontrar diamantes e frutas que servem para recuperar corações e vidas no jogo, ela também se encontra na fase um, mas é na fase do castelo em que podemos fazer um uso bem maior dela.
O puro breu! |
VELA: A vela aparece a partir da fase do castelo, e possui uma grande utilidade servindo para aumentar a área de luminosidade em torno do jogador(a) quando o mesmo se encontra em um lugar
totalmente escuro, com ela é possível identificar inimigos e obstáculos com mais facilidade, logicamente ela perde sua função em áreas iluminadas.
Considerações finais
Goof Troop é uma aventura bastante divertida, principalmente quando se joga em multiplayer, já que nesse modo os dois jogadores compartilham de uma mesma tela ao mesmo tempo, e isso era algo bem raro de se encontrar nos jogos naquela época do Snes, e pra quem já jogou esse jogo com toda certeza se lembra das vezes em que acertou o amigo(a) sem querer com um vaso, ou que voltou por uma porta para ter a chance de reviver o outro que foi derrotado, se lembra também das vezes em que estavam fazendo um puzzle e sem querer chutou um bloco no amigo(a) que estava no caminho, e das estratégias que eram possíveis de se fazer para enfrentar os chefes, para mim esse jogo me marcou bastante e lembro dele com muito carinho e o considero como sendo o melhor jogo cooperativo que já joguei, e mais uma vez bato na tecla de que jogos assim mereciam um remake ou uma continuação, lembro que um tempo atrás a Capcom havia afirmado que gostaria de realizar remakes de antigos jogos da Disney, mas até hoje nada foi anunciado, enfim só nos resta ficar na expectativa, Goof Troop com toda certeza merece ganhar um remake com as tecnologias atuais e ser jogado pelas novas gerações e jogado novamente por marmanjos saudosistas como eu.
A seguir novos destinos…