E ai leitores tudo bem com vocês? Recentemente nossa Máquina do Tempo passou por algumas atualizações o que acarretou que agora teremos várias opções de destinos por diversos consoles e jogos diferentes, então como nosso primeiro teste iremos viajar hoje para as ilhas Wumpa para relembrarmos o grande marco que Crash Bandicoot foi para o PS1.
Crash Bandicoot deu as caras pela primeira vez em 1996 no PS1, o marsupial foi criado pela dupla Andy Gavin e Jason Rubin que inclusive são os fundadores da famosa Naughyt Dog, na época em que estava sendo desenvolvido os criadores queriam criar uma experiência de jogo de plataforma que oferecesse uma perspectiva diferente para os jogadores, mas que ao mesmo tempo ainda tivesse uma jogabilidade simples e acessível a todos, na tentativa de bater de frente com um certo bigodudo, foi então que nasceu o carismático Bandicoot.
O jogo
Os maliciosos cientistas Dr. Neo Cortex e Dr. N.Brio desenvolveram uma máquina capaz de modificar os animais afim de obterem um exercito de animais mutantes para dominarem o mundo, porém o experimento acaba dando errado e Crash acaba sendo uma grande dor de cabeça para os vilões, ao fugir do covil dos cientistas nosso herói acaba deixando Tawna (na época sua namorada) que também havia sido raptada para trás, então ele decide voltar ao castelo para resgatá-la.
Jogabilidade
Assumindo o controle de Crash o jogador(a) precisa atravessar 3 ilhas (ilhas Wumpa) passando por diversos níveis e enfrentando alguns inimigos pelo caminho. Crash possui a habilidade de pular e
de atacar com um golpe giratório, quanto as fases elas são lineares mas a maioria possui uma perspectiva em 3D enquanto que outras já possui uma visão em 2D, sua missão é chegar ao final de cada estágio vivo para assim conseguir chegar até o seu objetivo final e salvar Tawna.
Existem alguns itens pelo caminho que podem tanto ajudar quanto atrapalhar o jogador, o principal deles é Aku Aku uma máscara de aparência tribal que se alia a Crash para protegê-lo, se durante todo o percurso o jogador conseguir juntar 3 máscaras sem sofrer danos, Aku Aku irá conceder uma invencibilidade para Crash por um curto período de tempo, a máscara ainda pode ajudar o nosso herói iluminando para ele o caminho em trechos escuros.
Outro item que também é encontrado com abundancia nas ilhas Wumpa são as frutas Wumpa, essas frutas que mais parecem uma mistura de manga com pêssego, nesse primeiro jogo possuem como característica a finalidade de conceder uma vida ao jogador(a) caso 100 delas sejam colhidas, elas podem aparecer tanto espalhadas pelas fases como também podem vir dentro de caixas.
Por falar em caixas, existem algumas que são extremamente perigosas para o nosso herói e que jamais devem ser quebradas, pois se tratam das caixas de TNT e de Nitro, as caixas de TNT quando tocadas de modo leve geram uma contagem regressiva de 3 segundos e após esse tempo elas explodem, já as caixas de Nitro basta apenas um toque por mais leve que seja para que a caixa exploda do nada, então fica a dica, sempre que possível tenha bastante atenção essas caixas.
As gemas são um item meio que secretos dentro do jogo, já que para consegui-las são necessários executar alguns critérios durante as fases, como quebrar todas as caixas por exemplo, no entanto a função delas é liberar o final secreto que existe dentro do jogo.
Ilhas
Nesse primeiro jogo o arquipélago Wumpa é formado por 3 ilhas, na primeira delas temos um clima mais tropical e aparentemente ela parece ser o lar de Crash, no entanto aqui também esta localizada uma tribo de nativos onde Papu Papu é o líder e o único chefe a ser enfrentado aqui.
A segunda ilha temática já nos remete mais as ruínas, vemos várias fases que se passam em templos, e temos a sensação de que essa ilha é como se fosse um local abandonado e inóspito devido a grande quantidade de animais selvagens que são encontrados e também a pontes quebradas que encontramos pelo caminho (você mesma The High Road), logo quando chegamos na ilha temos de enfrentar Ripper Roo, um cachorro meio canguru maluco que também parece ter sido vítima dos experimentos de Cortex mas que sofreu grandes efeitos colaterais e foi abandonado lá.
Ao final da ilha ainda temos de enfrentar também Koala Kong uma mistura de coala com gorila, outro experimento de Cortex mas que aparentemente deu certo desta vez, tendo grandes músculos e grande força, mas aparentemente pouco cérebro.
A terceira ilha é onde se passam os acontecimentos finais do jogo, o lugar é onde se encontra o castelo de Cortex e seus laboratórios, a ilha tem um ambiente altamente tóxico e repleto de máquinas e galerias vigiadas pelo rato Pinstrip Potoroo um gangster contratado por Cortex para guardar o local, mais adiante já no castelo temos de enfrentar o Dr. N Brio que durante a batalha acaba se tornando cobaia de seus próprios experimentos se revelando uma grande ameaça, e por fim já no alto do castelo sob um dirigível enfrentamos o Dr. N Cortex que utiliza um planador e sua pistola de raios para nos atacar, quando derrotado, Crash consegue salvar Tawna e eles voltam para casa no dirigível de Cortex.
Concluindo
Crash Bandicoot na época áurea do PS1 chegou a bater de frente com nosso querido bigodudo, conseguindo até mesmo ser o mascote da sony por um certo tempo, Crash tinha um fututo brilhante assim como Mario, porém com o passar do tempo a Naughty Dog acabou perdendo os direitos sobre o mascote que chegou a mudar de desenvolvedoras algumas vezes (atualmente o game se encontra com a Activision), por conta disso parte do brilho de Crash acabou sendo perdido, mas muitos fãs ainda sentem um carinho enorme pelo marsupial, carinho esse tão grande que em 2017 ganhamos um remake da primeira trilogia de Crash para o Ps4, o que foi um acontecimento ótimo, pois assim os fãs saudosistas puderam matar a saudade do mascote agora com gráficos atuais e a geração mais nova está tendo a oportunidade de conhecê-lo melhor também, e a boa notícia é que com base em alguns rumores a trilogia pode chegar também ao nosso querido Nintendo Switch e há também a possibilidade de que um Crash totalmente inédito possa estar sendo desenvolvido, então só nos resta ficar no hype e torcer para que estas novidades sejam concretizadas não é mesmo? Eu vou ficando por aqui e até o nosso próximo destino galera!