Qual é o seu tipo de jogo preferido? Ação? RPG? Tiro? Essa pergunta sempre divide opiniões, pois as possibilidades e os gostos são enormes. Um dos gêneros de game que mais causa divergências é o de estratégia. Raciocínio lógico, dificuldade, diversão e entretenimento são quesitos básicos desses jogos. Hoje vamos rever um jogo que soma todos esses quesitos e ainda tem a praticidade de se encontrar em um portátil.
Vamos ativar a nossa máquina do tempo e voltar para o ano de 2001. Em março deste ano a Nintendo lançava o sucessor do aclamado Game Boy Color, o nosso querido Game Boy Advance. Este portátil da Big N tinha gráficos que poderiam ser comparados aos do Super Nintendo, vendeu mais de 85 milhões de cópias e ficou muito famoso pelos excelentes jogos lançados, principalmente por Pokémon Fire Red/Leaf Green. Em setembro, a Nintendo, juntamente com a Intelligent Systems lançou o primeiro jogo da franquia Advance Wars.
No começo, a ideia era que este game só fosse lançado no Japão. Acreditava-se que um jogo de estratégia em turnos não iria fazer sucesso no ocidente, pelo seu estilo e também pela dificuldade. Pensando nisso, os desenvolvedores da Intelligent Systems, mesmos desenvolvedores de Fire Emblem, decidiram criar mecânicas fáceis de entender e fizeram um tutorial dentro do jogo, para que assim o jogador não precise ler o manual antes de jogar. A história acompanha o exército Orange Star em guerra com o país vizinho, Blue Moon. O jogador trabalha como uma espécie de conselheiro tático do exército e deve lutar contra quatro países ao longo do jogo.
O objetivo do jogo é derrotar o adversário, e isso pode ser feito de duas maneiras, destruindo todos os inimigos ou conquistando o quartel general. Alguns mapas podem ter objetivos específicos, dependendo do momento em que o jogador se encontra na campanha. Advance Wars possui quatro modos de jogo e um modo para desenhar mapas. O modo “Field Training” é o tutorial inicial do jogo, o modo “Campaign” segue a história principal do jogo. No modo “War Room”, o jogador escolhe dentre várias opções de mapas para jogar com o objetivo de pontuar e obter o maior ranking possível e com isso, conquistar moedas para comprar personagens e mapas no jogo. O game também conta com o modo multiplayer, onde os jogadores podem fazer um link para jogar contra outros jogadores em consoles diferentes ou também pode ser jogado em um único console, cada jogador utilizando a sua vez para executar os comandos. Existe também um modo de criação de mapas.
Todas as unidades são limitadas aos tipos de unidades que podem atacar. Isso se baseia nas armas, primárias ou secundárias. Por exemplo os lança foguetes, que só podem ser utilizadas em veículos terrestres, mas que são mais efetivos que as metralhadoras que são armas secundárias deste tipo de unidade. Durante o jogo, o tipo de terreno de cada mapa irá afetar o desenvolvimento das tropas. O movimento pode ser afetado se você estiver andando na grama, em uma estrada asfaltada ou na terra e as condições climáticas podem afetar a visão do jogador. Além disso, os edifícios de cada mapa podem ser usados como defesa das unidades. É possível habilitar também a “Névoa de Guerra”, onde os jogadores só enxergam através do limite da visão das unidades e não todo o campo de batalha.
Advance Wars é um excelente jogo de estratégia. Aclamado pelo público e pela crítica. Possui 114 mapas diferentes além da possibilidade de criar os seus próprios. Existem 18 tipos de unidades que você pode construir e controlar enquanto pensa em uma estratégia para vencer seu adversário, seja ele a máquina ou algum amigo. Além de possuir gráficos bem desenhados, esse jogo traz diversão garantida para todos aqueles que gostam de raciocínio e estratégia.