Durante os dias 26, 27 e 28 de Maio de 2017 tivemos um beta
do jogo ARMS, nova IP da Nintendo e exclusivo do Switch. Nós do A Casa do
Cogumelo aproveitamos o máximo possível para trazer até vocês uma breve prévia
daquele que promete ser um dos principais jogos da Nintendo esse ano.
do jogo ARMS, nova IP da Nintendo e exclusivo do Switch. Nós do A Casa do
Cogumelo aproveitamos o máximo possível para trazer até vocês uma breve prévia
daquele que promete ser um dos principais jogos da Nintendo esse ano.
Apenas um modo de jogar
Já havíamos publicado aqui no site as formas que o jogador poderá jogar ARMS, e sabemos que o jogo irá aproveitar todas as possibilidades disponíveis no Switch. Mas no teste apresentado só tivemos apenas uma
forma de jogar que foi utilizando o sensor de movimentos.
forma de jogar que foi utilizando o sensor de movimentos.
Não que isso seja ruim, afinal o jogo fica bem mais
divertido assim, porém, respeitamos o gosto de todos os jogadores e concordamos
que foi uma falha não disponibilizar outras formas. Mas jogar com o sensor de movimento não foi ruim, pelo
contrário, os controles respondem muito bem, cada movimento dele irá trazer alguma ação ao lutador. Utilizando o botão L o personagem se move mais rápido,
com o R ele irá pular, ao apertar RZ e LZ juntos ele irá utilizar um especial
que precisará dos movimentos rápidos e contínuos dos braços do jogador, no caso
desses últimos comandos ele só poderá ser acionado quando uma barra de especial
estiver preenchida.
divertido assim, porém, respeitamos o gosto de todos os jogadores e concordamos
que foi uma falha não disponibilizar outras formas. Mas jogar com o sensor de movimento não foi ruim, pelo
contrário, os controles respondem muito bem, cada movimento dele irá trazer alguma ação ao lutador. Utilizando o botão L o personagem se move mais rápido,
com o R ele irá pular, ao apertar RZ e LZ juntos ele irá utilizar um especial
que precisará dos movimentos rápidos e contínuos dos braços do jogador, no caso
desses últimos comandos ele só poderá ser acionado quando uma barra de especial
estiver preenchida.
No início é impossível não se atrapalhar um pouco com os
controles, mas uma vez que se acostume o jogo ficará bem divertido, porém, o
jogador ficará com uma sensação de desvantagem caso o seu adversário utilize
outra forma de jogar (na versão final).
controles, mas uma vez que se acostume o jogo ficará bem divertido, porém, o
jogador ficará com uma sensação de desvantagem caso o seu adversário utilize
outra forma de jogar (na versão final).
Os modos de jogo são variados
O lobby aparentemente suporta até oito jogadores e há uma
organização automática dos participantes que irão entrar na arena. O modo de
jogo é escolhido automaticamente e durante os testes foram apresentados quatro,
sendo eles: um contra um, dois contra dois, todos contra todos (até quatro
jogadores) e um modo de voleibol.
organização automática dos participantes que irão entrar na arena. O modo de
jogo é escolhido automaticamente e durante os testes foram apresentados quatro,
sendo eles: um contra um, dois contra dois, todos contra todos (até quatro
jogadores) e um modo de voleibol.
Não há muito o que falar do um contra um, pois ele já é bem
tradicional nos jogos de luta. Dois contra dois coloca quatro jogadores na
arena e os pares ficam presos um ao outro, ganha a equipe que derrotar a outra.
Todos contra todos foi o modo mais chato, pois o jogo tem uma mira automática e
isso atrapalha muito nessa modalidade. O jogador enquanto está esbofeteando
outro lutador ele poderá ser atingido por outro participante, porém, a mira
está presa naquele que estava sendo esbofeteado o que impede do jogador se
proteger do ataque dos demais participantes. O modo voleibol parece mais um mini
game. Os participantes têm que ficar batendo em uma bola que tem uma bomba
dentro. Quando a bola toca no chão da equipe adversária ela irá explodir, dando
ponto para a outra equipe. Ganha quem fizer cinco pontos primeiro ou quem tiver
mais pontos até o final do tempo. Esse modo é bem divertido e fica muito melhor
quando se joga em dupla.
tradicional nos jogos de luta. Dois contra dois coloca quatro jogadores na
arena e os pares ficam presos um ao outro, ganha a equipe que derrotar a outra.
Todos contra todos foi o modo mais chato, pois o jogo tem uma mira automática e
isso atrapalha muito nessa modalidade. O jogador enquanto está esbofeteando
outro lutador ele poderá ser atingido por outro participante, porém, a mira
está presa naquele que estava sendo esbofeteado o que impede do jogador se
proteger do ataque dos demais participantes. O modo voleibol parece mais um mini
game. Os participantes têm que ficar batendo em uma bola que tem uma bomba
dentro. Quando a bola toca no chão da equipe adversária ela irá explodir, dando
ponto para a outra equipe. Ganha quem fizer cinco pontos primeiro ou quem tiver
mais pontos até o final do tempo. Esse modo é bem divertido e fica muito melhor
quando se joga em dupla.
Cenários bonitos com muitos detalhes
Foram apresentadas apenas três arenas durante os nossos
testes, elas são bem amplas e bonitas, há movimento nelas, não é um cenário
parado. O jogador poderá ver uma torcida vestida com a roupa do lutador e
torcendo para ele. Na arena o grito da torcida e o movimento dela deixa tudo
muito bonito. Dependendo do cenário, o mesmo poderá ser destruído com golpes
deixando um pouco de realismo durante as batalhas.
testes, elas são bem amplas e bonitas, há movimento nelas, não é um cenário
parado. O jogador poderá ver uma torcida vestida com a roupa do lutador e
torcendo para ele. Na arena o grito da torcida e o movimento dela deixa tudo
muito bonito. Dependendo do cenário, o mesmo poderá ser destruído com golpes
deixando um pouco de realismo durante as batalhas.
Trilha sonora é emocionante, mas só no inicio
A música tema de ARMS é muito boa e todos aqueles que vêm
acompanhando os trailers já deve ter escutado, aquela que parece ser cantada
por uma torcida organizada de futebol, ela não tem letra, apenas um OOH OOH OOH.
Certo, mas qual é o problema? O problema é que só temos isso. Cada cenário a
música será essa, mas sem o OOH OOH OOH, o que vai mudar são apenas os
instrumentos musicais e o tempo entre cada nota musical, mas no final você
estará escutando a mesma música. Algo semelhante aconteceu com Splatoon, o que
mostra que a Nintendo não se preocupou em criar trilhas sonoras diferentes para
cada cenário, diferente do que foi feito com Mario Kart.
acompanhando os trailers já deve ter escutado, aquela que parece ser cantada
por uma torcida organizada de futebol, ela não tem letra, apenas um OOH OOH OOH.
Certo, mas qual é o problema? O problema é que só temos isso. Cada cenário a
música será essa, mas sem o OOH OOH OOH, o que vai mudar são apenas os
instrumentos musicais e o tempo entre cada nota musical, mas no final você
estará escutando a mesma música. Algo semelhante aconteceu com Splatoon, o que
mostra que a Nintendo não se preocupou em criar trilhas sonoras diferentes para
cada cenário, diferente do que foi feito com Mario Kart.
Personagens disponíveis com habilidades distintas, mas
equilibradas
Ficaram disponíveis sete dos dez personagens do jogo, são
eles: Spring Man, Ribbon Girl, Ninjara, Master Mummy, Mechanica, Min Min e
Helix. Cada um deles podem equipar três tipos de braço, além disso cada um tem
uma característica própria de combate, conforme já nos foi apresentado nos vídeos
que a Nintendo disponibilizou no seu canal do Youtube.
eles: Spring Man, Ribbon Girl, Ninjara, Master Mummy, Mechanica, Min Min e
Helix. Cada um deles podem equipar três tipos de braço, além disso cada um tem
uma característica própria de combate, conforme já nos foi apresentado nos vídeos
que a Nintendo disponibilizou no seu canal do Youtube.
Ao jogar com cada um fica fácil de ver qual é o mais
adequado ao jogador, pois as diferença são vistas logo no primeiro momento em
que inicia a partida. O designer de cada personagem é bem criativo e muito
bonito. Ter dez personagens no jogo completo irá deixar o jogo bem mais
interessante no momento de jogar online, pois o que vimos nas partidas eram
jogadores usando todos os personagens, não havia lobby em que todos ou a
maioria dos jogadores escolhessem um mesmo lutador.
adequado ao jogador, pois as diferença são vistas logo no primeiro momento em
que inicia a partida. O designer de cada personagem é bem criativo e muito
bonito. Ter dez personagens no jogo completo irá deixar o jogo bem mais
interessante no momento de jogar online, pois o que vimos nas partidas eram
jogadores usando todos os personagens, não havia lobby em que todos ou a
maioria dos jogadores escolhessem um mesmo lutador.
Problemas com conexão
Houve momentos em que tivemos instabilidades nos servidores,
principalmente quando entrávamos em partidas no modo todos contra todos com
quatro jogadores dentro da arena. Claro que isso pode ser um problema
relacionado a nossa localização e o fato de utilizarmos uma conexão wireless,
que não é muito adequada para jogatinas online. Já providenciamos a compra de
um conversor RJ45 para fazermos os testes de conexão para o próximo teste que
ocorrerá em Junho, esperamos que com isso os problemas de lag acabem.
principalmente quando entrávamos em partidas no modo todos contra todos com
quatro jogadores dentro da arena. Claro que isso pode ser um problema
relacionado a nossa localização e o fato de utilizarmos uma conexão wireless,
que não é muito adequada para jogatinas online. Já providenciamos a compra de
um conversor RJ45 para fazermos os testes de conexão para o próximo teste que
ocorrerá em Junho, esperamos que com isso os problemas de lag acabem.
Conclusão
Testar ARMS foi uma experiência muito boa. O jogo não é
inovador, mas tem sua identidade própria. Com certeza iremos adquirir uma cópia
no seu lançamento, e traremos até vocês uma análise completa, aguardem.
inovador, mas tem sua identidade própria. Com certeza iremos adquirir uma cópia
no seu lançamento, e traremos até vocês uma análise completa, aguardem.