A preservação da história dos games pode ser um assunto bastante complicado. Por se tratar de propriedades privadas, muitas vezes o trabalho de se encontrar e guardar algumas gemas pode passar por processos próximos à pirataria.
Todos esses desafios são encarados de frente por @forestillusion, que nos trouxe informações sobre o protótipo amarelo do GBA e sobre o protótipo de Ocarina of Time, encontrado em um cartucho de F-Zero X. Seu último feito foi conseguir uma versão de desenvolvimento do Nintendo Switch de abril de 2016, quase um ano antes do lançamento oficial do console, quando ainda era conhecido apenas como “NX”.
A unidade possui algumas diferenças em relação ao produto final, como parafusos diferentes e o botão de volume. O colecionador também descobriu que a unidade é referida como “DPRD”, mas ainda não sabe o que isso pode significar. Os arquivos do sistema já estão seguros em backups e a unidade foi “enviada para alguém por segurança”.
Como o console ainda é bastante recente, não é possível disponibilizar o conteúdo desta unidade de desenvolvimento sem problemas legais, portanto, por enquanto, ainda ficaremos sem ter mais detalhes sobre os segredos que podem estar escondidos no sistema.