Durante a GDC 2014 (Games Developer Conference), foi mostrado dois vídeos falando e mostrando as seguintes engines: a Cryengine e a Snowdrop.
Antes de falarmos sobre as engines, vamos falar o que é uma engine.
As engines ou game engines são o motor gráfico de um jogo, são elas que fazem a renderização dos gráficos 2D e ou 3D. Ela aplica a física em um jogo e também ajuda na parte de animação, sons e inteligência artificial, além de outras coisas. Como eu não sou um especialista não vou falar muito sobre elas.
A primeira engine que vamos falar é a Cryengine que é a mais conhecida entre as duas. Muitos desenvolvedores preferem a Cryengine por que ela consegue renderizar o mundo mais rapidamente em uma qualidade maior. A Cryengine trouxe esse vídeo (logo abaixo) para mostrar como os jogos ficam bonitos com ela e como tem uma preferência maior do que suas concorrentes. Você encontra a Cryengine nos games, Monster Hunter e Warface, além de outros.
Antes de falar minha opinião deixo claro, que as engines não são gratuitas, para você desenvolver nela tem um custo, e o custo da Cryengine comparada a Snowdrop é muito elevado. Então no meu raciocínio eu vejo que a Ubisoft fez uma escolha bem feita mas também ruim ao mesmo tempo. A Cryengine é “popular” por que para fazer um jogo bonito não precisa trabalhar por muito tempo (claro para os padrões de jogos que demoram alguns anos para ser desenvolvidos) e isso faz com que em vez de você trabalhar durante cinco anos no desenvolvimento de um jogo você trabalhe apenas dois. Eu não sou especialista, isso é só uma aproximação. Já a Snowdrop você demora mais tempo para fazer um jogo com a mesma qualidade do que usando a Cryengine, porém, a Ubisoft não liga em lançar os jogos rapidamente, ela gosta de trabalhar na qualidade deles e por isso foi uma decisão sabia da Ubisoft.