Olá Gamers, vamos conversar…
Feiras, eventos, workshops, palestras, parques temáticos e mais uma série de outras coisas tem feito o universo gamer girar com força para que nós, fanáticos jogadores possamos ter mais novidades, informações e especialmente contato com as produtoras e vislumbrar o que esta acontecendo neste massivo e capitalista meio, e a Gamescom, tão falada nas últimas semanas, esta entre estes eventos interessantes, especialmente este ano, onde o evento ganhou uma visibilidade mais chamativa.
Do que se trata?
Gamescom é um dos maiores eventos gamer do mundo, e há quem diga, que é o maior, e sim, os dados realmente apontam para isso. Este evento é um pouco diferente do padrão, sabemos que boa parte do foco de desenvolvimento e público alvo sempre esta ou no Japão ou nos EUA (claro, de modo popular e superficial), porém, a Gamescom acontece na Alemanha, em Colônia, organizada pela Associação Federal de Software de Entretenimento Interativo (Bundesverband Interaktive Unterhaltungssoftware), no centro de exibições da cidade (Koelnmess), esta é uma área de 120.000 metros quadrados, com mais de 40 países participantes e uma infinidade de produtoras que querem “um lugar ao sol” para anunciar seus projetos e especialmente divulgar trailers e gameplays, também contando com apresentações de Hardwares e Softwares.
2009
Dos dias 18 a 23 de Agosto de 2009, ocorreu a primeira Gamescom, no complexo estrutual Tanzbrunnen, na cidade de Colônia, Alemanha; tendo como proposta principal, levar a responsabilidade de ser a feira substituta e melhorada da antiga feira européia Games Convention, e o resultado foi surpreendente.
Neste ano, um número superior a 240 mil apreciadores de jogos puderam satisfazer seus anseios com mais de 450 empresas, cheias de novidades, proposta e projetos em mãos para divulgar ao vasto público, estes números, superaram a E3 do mesmo ano, o que para muitos, foi algo inacreditável.
Algumas das novidades foram:
- Forza Motorsport 3;
- Call of Duty: Modern Warfare 2;
- Tekken 6;
- Borderland;
- New Super Mario Bros Wii;
- Blur;
- Lost Planet 2;
- God of War III;
- Uncharted 2: Among Thieves;
- Gran Turismo 5;
- Battlefield: Bad Company 2;
- Playstation 3 Slim e PS Home.
2019
Após 10 anos de evento, a Gamescom cresceu junto com o seu publico e a tecnologia empregada para divulgação e maior alcance popular que temos já no final da segunda década dos anos 2000. A facilidade do acesso tornou a feira mais visível, popular e aguardada, e sabendo disso, as agrande produtoras investiram pesado em dar amostras sobre os games mais aguardados para 2019/2020, muitas gameplays, trailers, streamings e entrevistas contendo informações grandes sobre os mais diferentes tipos de jogos, Softwares, Hardwares e produtoras, com destaques para:
- Google Stadia;
- Death Stranding;
- CyberPunk 2077;
- Inside Xbox;
- Dragonball Z: Kakarot, Bandai
- Avengers/ Square Enix;
- Need For Speed;
- Nintendo com Luigi’s Mansion 3, The Legend of Zelda: Link’s Awakening, The Witcher 3, Astral Chain, Mario & Sonic e os Jogos Olímpicos de Tokio 2020 e Dragon Quest 10 S e Indie World.
Com mais essa fantástica feira gamer, podemos contemplar, ainda um prospero futuro para os players do mundo tudo, porém, nos resta saber, até quando…