Não há dúvidas de que o novo God of War agradou a mídia especializada, mas tudo poderia ser diferente. Em entrevista ao GameSpot, o diretor Cory Barlog disse que Atreus, filho de Kratos, quase foi descartado durante o desenvolvimento do jogo.
“Teria sido muito diferente. Me disseram na fase inicial de desenvolvimento: ‘Cara, isso pode ser muito difícil, muito caro, e já estamos olhando para tantos desafios. Talvez seja muita coisa“, explicou o diretor.
Ao se desfazer da ideia de Atreus, Barlog buscou uma referência, e encontrou em “Até o Fim”, filme estrelado por Robert Redford, um caminho a ser trilhado. “Tudo bem. Se não fosse com Atreus, o que seria? A comparação que eu fiz foi: “Ok, vai ser ‘Até o Fim’ com Robert Redford. Um personagem que fala para si mesmo ocasionalmente, mas geralmente será muito silencioso e todo mundo vai falar em nórdico antigo, para que você não entendesse nada.”
A nova perspectiva narrativa abriu os olhos da Sony, que deu liberdade a Barlog para trabalhar em Atreus, independente do custo extra. “Acho que essa ameaça foi o suficiente para eles dizerem: ‘Ok, vamos com Atreus.'”
Rob Davis, líder de level design, também comentou o caso e até compara a dinâmica entre Kratos e seu filho com conhecidos personagens da Pixar. “Ter Atreus como um especialista na língua e mitologia nórdica é incrível, porque você pode fazer todo um conjunto de design baseado no que Atreus é especialista e que Kratos não é. E então, você tem um relacionamento estranho com essa dupla. Sabe, Buzz Lightyear é bom uma coisa, Woody é bom em outra. Essa é a base de uma dupla bem estranha“, concluiu Davis.
God of War chega exclusivamente ao Playstation 4 em 20 de Abril e você poderá participar de eventos especiais do lançamento do game já na quinta-feira, dia 19.