Olá Gamers, vamos conversar?
O poder imersivo que os games possuem é algo avassalador, esta qualidade tornou-se tão corriqueira que poucos players percebem o quão um game pode roubar a atenção; esta capacidade de “gerar” foco exclusivo pode ser tão profunda quanto a experiência de ler um livro.
Entre tantos quesitos que “enchem de vida” e criam um amor incomum entre jogos e jogadores, é possível destacar as imortais Fases, tão lembradas (especialmente na era dos games retrô), elas possuem um charme especial, e de modo oculto, marcaram gerações e criaram conceitos.
Conceito
Muito mais do que meros conceitos, quando citamos este termo, ao mesmo tempo que tal palavra soa tão normal para uns, para outros, mesmo que sejam gamers, o termo vem acompanhado de leves dúvidas mentais e obscuras.
Podemos dizer que Fases, como conceito base, são os planos de fundo temáticos por onde nosso personagem desenvolverá sua história, onde passará um momento e progredirá seu rumo buscando novidades e novos caminhos. O real valor das Fases estão em o quanto o player pode ser imergido na aventura, ficar deslumbrado com as cores e as aparências, sem que o plano de fundo torne-se algo que possa ser odiado ou que atrapalhe a jogatina por conta de sua mínima falta de qualidade.
Destaques
Em todos estas anos, e com todos os milhares de jogos, algumas Fases fizeram história, ou pelo menos, fizeram a minha história:
Jungle (Sonic the Hedgehog; Master System)
Este Sonic é um ótimo game, e a fase Jungle é fantástica, visto sua paleta de cores muito viva, mesclando entre verde e vermelho, com detalhes ao fundo, ótima sonoridade e qualidade diferenciada para um game 8 Bits.
Bone Yard (Crash Bandicoot 3: Warped; PlayStation)
A insanidade dos jogos da franquia Crash Bandicoot é o que faz o game ter seu valoroso destaque, muitas Fases ficaram marcadas na memória dos jogadores, dentre elas, a diferenciada Bone Yard do terceiro game.
Com tons mais escuros, a fase se destaca pelo efeito “Indiana Jones“, em que um dinossauro persegue nosso personagem, e com Crash, corremos em direção a câmera para vencer mais este obstáculo.
Sunset Shoer (Donkey Kong Country Returns; Wii)
DK, do Nintendo Wii, por si só já é um game que beira a perfeição, porém algo que deu ainda mais brilho ao jogo, foram as fases de silhuetas, belíssimas e estonteantes, com um maravilhoso efeito de cores que ainda deixa muito AAA da oitava geração com muita inveja.
Konjak (Iconoclasts)
Simplesmente o melhor Indie que passou pela minha vida gamer, Iconoclasts tem tudo que um player pode desejar, inclusive Fases incríveis, interativas e com um visual muito acolhedor, e a “fase da neve” tem um destaque maravilhoso, tanto por suas cores, quanto pelo efeito que a neve causa.
Ryu’s Stage (Street Figther II: The World Worrior)
Jogos de luta, em muitas ocasiões, são marcados por seus belos cenários, e em Street Figther II não foi diferente, especialmente no cenário tema do protagonista Ryu, no Japão.
Ponto Final
As belas Fases fizeram e ainda fazem história, ver o quanto um cenário pode marcar nossa memória é algo fabuloso, porém, muitas coisas tem mudado com a evolução dos games, e as fases tem sido substituídas por um cenário de mundo aberto, todavia, graças aos games Indies, creio que muitas coisas marcantes ainda estão por vir.