O Xbox já é um nome forte quando se trata de vídeo games. Ao lado de Sony e Nintendo, o Xbox está nos holofotes e nos sonhos de jogadores que anseiam por games.
A cada novo console lançado, a Microsoft trazia algo totalmente “novo” (ou pelo menos funcional) de maneira que anos depois se tornariam tendências e seriam utilizados por outras empresas de games.
Não é de hoje que a Microsoft está no mundo dos games. A gigante de Redmond já atuava nesse meio desde antes do seu primeiro console de mesa, o Xbox.
A empresa já publicou e participou do desenvolvimento de vários clássicos do PC, como Age of Empires e Age of Mythology.
Em 2001, a Microsoft lançava ao mundo seu primeiro console de mesa, o Xbox. Uma junção das palavras DirectX + Box.
DirectX é um conjunto de APIs relacionadas a programação (São essenciais para rodar jogos no Windows) e Box (caixa em inglês).
A ideia era fazer um computador em uma pequena caixa onde os jogadores pudessem experimentar a experiência de um PC no conforto do seu sofá.
O Xbox Original trouxe diversas mudanças que logo se tornariam padrões na indústria.
O console trouxe uma rede online onde os jogadores poderiam jogar e se comunicar assim como o PC. Denominada de Xbox Live, a rede se popularizou entre os donos do console principalmente em jogos como Halo Combat Envolved e Halo 2 (Maiores sucessos do console).
Xbox 360: Jogos por demanda e a febre online
Em 2006, no lançamento do seu novo console, o Xbox 360, a Microsoft mostrou ao mundo um console robusto, cheio de novidades e que mais uma vez, criaria um padrão que seria seguido nos anos posteriores por outras empresas do mercado.
O Xbox 360 foi um dos, se não o pioneiro em disponibilizar a compra de jogos por downloads em consoles de maneira realmente funcional.
Com a Xbox Live mais completa e em constante melhoria, somando o poder do Xbox 360, ( 360 para os íntimos) foi possível disponibilizar uma loja online dentro do próprio console onde os jogadores poderiam comprar jogos, filmes e música. Tornando o até então console de mesa não somente em um vídeo game, mas um aparelho para entretenimento em geral.
E não parava por aí. O Xbox 360 trouxe consigo algo que para muitos hoje em dia é essencial e parte de toda a diversão de se jogar. O sistema de conquistas.
O Sistema de conquistas trata-se de uma “pequena recompensa” por determinada ação que o jogador faz durante seu gameplay nos jogos.
Após o ato ser feito pelo jogador, um som diferente “pipoca” na tela e mostra a recompensadora mensagem “conquista desbloqueada” junto de uma quantidade de pontos que são somados a sua conta pessoal.
Esse sistema foi Adotado por outras empresas como Sony e Valve posteriormente.
Atualmente, o “Sistema de recompensas” está disponível no Steam e Playstation sendo no Playstation denominano como “troféus”.
Xbox One: A Netflix dos Jogos
Lançado no final de 2013, o Xbox One teve um lançamento controverso, recheado de polemicas sobre o modo como a Microsoft estaria tratando o console.
Apesar do console ser lançado sem nenhuma das funções que geraram tais polemicas , o console sofreu no início de sua vida com baixas vendas comparando com seu principal rival, o Playstation 4.
Entretanto, atualmente o Xbox One vai muito bem nas vendas, obrigado. Tendo suas versões Slim, chamada de Xbox One S e uma versão bem mais “parruda” capaz de reproduzir os jogos em 4k nativos, o Xbox one X.
Ta mas.. Cadê a mudança?
Em 2017, a Microsoft anunciou o Xbox Game Pass. Um serviço de “aluguel” de jogos onde você paga uma mensalidade no valor de aproximadamente 30,00R$ mensais e tem acesso ilimitado (enquanto for assinante) a uma infinidade de jogos que o jogador poderá baixar e jogar livremente.
Alguns jogos serão retirados por questões de contrato com a produtora e outros jogos entrarão. Exatamente como funciona a Netflix com os filmes e séries.
E não para por aí! Recentemente, a Microsoft revelou que todos os jogos publicados por ela entrarão no dia do lançamento no Xbox Game Pass, dando a opção aos jogadores jogar pelo Xbox Game Pass, ou compra-los de modo convencional. Tendo seu primeiro grande exclusivo lançado dia 20 de março de 2017.
Sea of Thieves foi lançado simultaneamente na Loja do Xbox e no Serviço Xbox Game Pass dando opção aos jogadores algo que não temos em nenhuma outra plataforma.
Pelo visto a ideia está dando certo pois a acessibilidade aos seus jogos aumentou bastante.
O jogo alcançou a marca de 1 milhão de jogadores já no seu segundo dia.
E você, Acha que isso pode se tornar um padrão no futuro ?
Acha que jogos tendem a se tornar um serviço assim como aconteceu com música e filmes?
Deixe seu comentário.