Olá pessoal, hoje venho lhes trazer um especial um tanto diferente, trata-se de Doom 64. Para quem não sabe, durante a década de 90, Doom 64 chegou como um título inédito que por muitos é ate hoje chamado de o “verdadeiro Doom 3”. Doom 64 é na verdade Doom 64, um game único da franquia, que é repleto de terror, mistério, ação, puzzles e muita….muita carnificina. Em uma época em que console Nintendo era considerado para crianças, o Nintendo 64 trouxe muitos títulos adultos e realmente violentos, então vamos falar sobre Doom 64.
Doom 64 é um jogo de tiro em primeira pessoa lançado para o Nintendo 64 em 31 de Março de 1997 pela Midway Games, tendo sido supervisionado pela Id Software durante seu desenvolvimento. A Nintendo já havia recebido os títulos de Doom em seus consoles anteriores, mas Doom 64 era único, justamente por ser exclusivo e ter seus eventos acontecendo logo após aos dois jogos anteriores.
O jogo se passa após o término dos eventos ocorridos em Doom 2, com o único Marine sobrevivente retornando para a terra. Os demônios, no entanto, continuam soltos nos corredores e complexos abandonados dos satélites Phobos e Deimos.(Nomes dados aos satélites naturais de Marte).
Em uma tentativa desesperada de acabar com todos os monstros que habitam o local, o exército decidiu bombardear os satélites com radiação extrema na esperança de eliminar todas as monstruosidades. Inicialmente, foi um sucesso, mas alguma coisa sobreviveu a explosão.
A radiação impediu os sensores militares de detectarem tal forma de vida, e permitiu que esta passasse sem que fosse notada. A misteriosa entidade, tendo capacidade de ressuscitar qualquer demônio que visse, recriou uma horda inteira de criaturas e fez com que essas ficassem mais fortes do que nunca.
Um grupo de Marines foi ordenado a conter os exércitos de demônios, mas foi brutalmente abatido. O jogador é o único membro restante deste grupo de soldados.
Alterações foram feitas ao motor gráfico do Doom original fazendo o Doom 64 um jogo que utiliza um motor gráfico dos dois jogos anteriores para utilização no Doom 64, adicionando alguns elementos de jogabilidade.
Algumas curiosidades sobre o desenvolvimento do jogos:
O Doom 64 foi desenvolvido pela Midway Games nos estúdios de San Diego sob supervisão da Id Software, a principal desenvolvedora da franquia Doom.
O desenvolvimento do jogo começou no fim de 1994.Inicialmente, a Midway Games tinha como objetivo o de lançar o jogo com o título The Absolution, mas optou por Doom 64 devido ao reconhecimento da marca – o título The Absolution foi reutilizado para o último mapa do jogo.
A Midway Games desejava incluir todos os inimigos dos jogos originais, bem como alguns extras e mapas adicionais no produto final, mas com curtos prazos para entregar o jogo e o pouco espaço disponível nos cartuchos de Nintendo 64 impediram essa possibilidade.
A Midway afirma que um multiplayer não foi incluso porque a Nintendo não disponibilizou os devidos recursos de programação para isso.
A desenvolvedora ainda justifica que isso poderia ter sido devido à lentidões em jogos de multiplayer presentes nos games daquele período e a competitiva natureza do estilo de jogo split-screen:”Todos sabem que a melhor parte de um multiplayer é não saber onde seu oponente está”, afirmou um representante da Midway Games, “e com um multiplayer em tela dividida, todos podem identificar facilmente onde seus oponentes estão.”
A música e os efeitos sonoros do Doom 64 foram inteiramente feitas por Aubrey Hodges, responsável também por ter feito os efeitos sonoros e trilha sonora da versão do port de Doom para o PlayStation.
A equipe responsável por Doom 64 cogitou na possibilidade de um Doom 64 parte dois não muito tempo após o lançamento deste, mas descartou a ideia em virtude do “motor gráfico do Doom ser obsoleto” e os jogadores estarem dando mais atenção a jogos como Quake e shooters inteiramente em 3D.
Infelizmente hoje em dia não temos mais essa maravilhosa franquia em consoles Nintendo. Local em que eu particularmente acredito que jamais deveriam ter saído.
Quem sabe uma surpresa não nos aguarda no NX, já que um novo jogo da franquia acabou de ser lançado, é possível que ano que vem ele possa estar no line up do novo console Nintendo.
Mas e vocês leitores, o que acham de Doom 64 e de toda a franquia? Se ainda não jogou essa edição, ela esta altamente recomendada.
Fiquem com um vídeo de gameplay do mapa The Absolution: