O segundo dia (terça 25/09) de comemorações dos 33 anos de Super Mario, na Rede Cuca Jangurussu, em Fortaleza, foi marcado pela curiosidade levantada ao jogar o controverso Super Mario Bros. 2, para Nintendo 8 bits. Na intervenção, jovens que nunca tiveram a oportunidade de jogar antes se aventuraram no game.
Apresentando uma jogabilidade totalmente diferente do primeiro jogo, em Super Mario Bros. 2 não precisamos mais resgatar a princesa Peach das garras do terrível Bowser (um dos raros jogos do bigodudo que não temos esse objetivo), pelo contrario a princesa é jogável e é inclusive uma das melhores personagens devido a sua habilidade de voar por um curto tempo o que é muito útil, além de vossa majestade como novidade, temos a estreia do Toad (se a princesa não esta mais em outro castelo, não tem porque ele ficar la parado só pra avisar né, então é bom ir se exercitar um pouco) e mais uma vez os irmãos Mario e Luigi.
Além de poder escolher entre quatro personagens, a nossa arma principal não são mais somente pulos e os power-ups, agora podemos arremessar diversos itens encontrados na fase, geralmente vegetais ou os próprios inimigos ao subir neles e segura-los. E não é somente a jogabilidade que foi mudada, temos um universo totalmente diferente do primeiro e tudo é justificado como um sonho do Mario. Até ai tudo bem, é bom inovar, mas o que faz de Super Mario Bros. 2 um jogo controverso?
A versão americana de Super Mario Bros. 2 foi lançada 1988 para o Nintendo 8 bits, e na realidade esse jogo se trata de uma versão modificada de um jogo japonês chamado Doki Doki Panic, basicamente só foram alterados os sprites dos personagens e os itens para os da serie Super Mario, os inimigos e cenários permaneceram os mesmos do jogo original, ou seja o jogo que nos foi apresentado, se trata de um mod de outro jogo. Mas qual o motivo disso?
A versão original de Super Mario Bros. 2 foi lançada no Japão e trazia um jogo semelhante ao primeiro, porém muito, muito, mas muito mais difícil que o antecessor. Só para ter uma ideia, agora temos os warp zones (atalhos secretos para pular fases no primeiro jogo) reversos, ou seja, você poderia retroceder nas fases, além dos inimigos com mais habilidades, mundos secretos e os detestáveis cogumelos venenosos que como o nome sugere ao invés de ajudar, causava dano.
Cogumelo do #@$!%
O jogo foi claramente feito para jogadores mais hardcores (mesmo entre os hardcores) e isso não agradou a Nintendo americana que considerou uma experiencia mais frustrante que divertida, não é a toa que até hoje é considerado o jogo mais difícil da franquia. Só tivemos contato com o Super Mario Bros. 2 original na coletânea All Stars do Super Nintendo lançada em 1993 com o nome de Super Mario the Lost Levels.
original do NES e remake do SNES
Apesar de só conhecermos a versão original anos depois (tem gente que até hoje não sabe disso), ̶o̶ ̶m̶o̶d̶ ̶d̶e̶ ̶D̶o̶k̶i̶ ̶D̶o̶k̶i̶ ̶P̶a̶n̶i̶c̶ Super Mario Bros. 2 vendeu 10 milhões de copias, foi o terceiro jogo mais vendido na época e considerado o oitavo melhor jogo do Nintendo 8 bits, e sim é um jogo muito divertido e nostálgico, vale a pena conferir!